6 de janeiro de 2014

Eusébio

Sempre.

9 comentários:

  1. Amiga e companheira Paula Sofia, bom dia.
    Acho muito estranho que só 24 horas depois do falecimento do Eusébio é que o Farpas coloca um post em sua Homenagem.
    Tanto mais que o companheiro José Gomes Fernandes anda sempre com uma capa da Federação Portuguesa de Futebol, ou da Associação de Futebol de Leiria, não sei bem.

    Reitero a minha Homenagem ao Eusébio com o poema de Mia Couto, Morte silenciosa:

    A noite cedeu-nos o instinto
    para o fundo de nós
    imigrou a ave, a inquietação

    Serve-nos a vida
    mas não nos chega:
    somos resina
    de um tronco golpeado
    para a luz nos abrimos
    nos lábios
    dessa incurável ferida

    Na suprema felicidade
    existe uma morte silenciada

    ResponderEliminar
  2. Oh engenheiro, na verdade passava da meia noite (e por uma questão de honestidade não me pareceu correcto alterar a data nas definições). Além disso, o Farpas não é (ainda...) um site noticioso, mesmo que seja aqui que uma grande maioria dos interessados vem procurar informação; mesmo que seja aqui que se percebe o que está para lá da cortina. "serve-nos a vida, mas não nos chega". Obrigada pelo bis de Mia Couto ;)

    ResponderEliminar
  3. Caro Rodrigues Marques
    Pareces ter um trauma por alguma disputa que tiveste comigo no passado. Daí a tua obsessão aparente de invocares o nome de José Gomes Fernandes por tudo e por nada. Porém, continuarei a não ser meigo com as tuas palermices.
    Sugiro que não comeces a ficar parecido como Mário Soares, pessoa de quem não vejo nada de positivo, como revela o comentário que ele fez sobre a pessoa de Eusébio da Silva Ferreira e que a comunicação social se apressou a esconder mas não consegue retirar da internet...

    ResponderEliminar
  4. Quero lá eu saber quantos golos marcou, acho que não foi uma figura tão importante quanto isso para três dias de luto... O capitão Salgueiro Maia não teve três dias de luto nacional.. mas esse era capitão de Abril não era capitão da equipa de futebol do Benfica............

    ResponderEliminar
  5. Caro Senhor da Chainça
    Não tenho nada contra o Salgueiro Maia, nem contra os capitães de abril. Não é justo falar no Salgueiro Maia e esquecer os milhares de soldados que morreram na guerra colonial ao serviço de Portugal.
    Acho que a homenagem prestada ao Eusébio não foi demais. Além de ser um grande desportista, ele era um homem de grande coração. Mesmo só sabendo jogar à bola, ele levou longe o nome de Portugal. Se muitos dos políticos que nos governam ou governaram tivessem a sua humildade, Portugal estaria bem melhor.

    ResponderEliminar
  6. Caro senhor Fernandes
    O senhor não tem nada contra o Salgueiro Maia e nem deve ter. Porquê? Não digo.
    Senhor de Carnide, as homenagens ao Eusébio tiveram a sua dignidade até ao portão do cemitério, depois perderam o fio á meada e eu até me pareceu que deixavam cair o caixão na cova.
    Não lhe falo na humildade dos políticos apenas e só porque estou quase a rever-me no que desejo para o meu país, vamos na direcção certa, mesmo com estes rapazes mas eles chegam lá.

    ResponderEliminar
  7. Caro senhor da Chainça
    O último culpado nos excessos cometidos no seu funeral foi o próprio Eusébio. Possivelmente ainda o vai acusar de estar a chover.
    O que é que o senhor tem contra o Eusébio? Era por ele não gostar da política e só gostar de futebol? Era por ele não ser das suas cores clubísticas ou era por ele ser humilde ao contrário do que o senhor aparenta ser? Assim como o Cristiano Ronaldo e outros, o Eusébio foi um ídolo para muitas gerações e merecia mais respeito da sua parte.
    Estou-lhe muito agradecido por não usar o pseudónimo com o nome da minha terra, seria muito desprestigiante para nós. A Chainça é que ficou a perder.
    Passe bem.

    ResponderEliminar
  8. Caro senhor Fernandes
    O senhor não podia ser mais certeiro, Eusébio no panteão não pode ser, é o senhor que o diz, porque não é a vontade dos portugueses, mas sim dos adeptos benfiquistas, como sabe, no panteão estão personalidades de absorvo nacional e não de gosto sectário.
    E Saramago? Este escritor português, NOBEL, levou o nome de Portugal precisamente onde o Eusébio fez campanha, e se Hollywood fizer um filme sobre a vida de Sousa Mendes? A película será vista em todo o mundo se calhar em Auschwitz.
    Não se exalte, se fizer-mos justiça ao papel que este nosso "ídolo" chegado da província de Moçambique teve a par da Dona Amália na imagem que se entendia dar ao exterior, então que vá para o panteão, Salazar agradece, deduzo.
    Qual é a sua terra?

    ResponderEliminar
  9. Sou um grande admirador de Eusébio futebolista. No entanto, não tenho opinião formada se deve ou não deve ir para o panteão nacional. E acho que esta não é a altura para o decidir. Por alguma razão a lei – bem – estabelece que só um ano após a morte a questão deve ser avaliada pela Assembleia da Republica.
    É ridículo que no dia seguinte ao enterro de Eusébio a presidente da AM e os Lideres de TODOS os partidos reúnam e se comprometam (ente si, porque não tem qualquer valor legal, e contra a letra e o espirito da lei) com a transladação para o panteão. Patético.
    Compreende-se que o cidadão aja de forma puramente emotiva, mas aos mais altos responsáveis da nação exigia-se alguma racionalidade, sentido de estado e respeito pela lei.
    O populismo não deveria justificar tudo!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.