10 de janeiro de 2014

Finalmente!

A laranja, afinal, move-se! Depois de longos anos a defender a abertura dos museus em horários mais compatíveis com a vida urbana (veja-se aqui ou o folheto da CDU de 2005), a nossa autarquia tomou essa sensata decisão. A partir de amanhã, todos os museus municipais passarão a abrir aos fins-de-semana, das 10h às 17h30, encerrando às segundas-feiras. Cabe agora aos responsáveis por essas infra-estruturas ter imaginação para procurar parcerias que permitam dinamizar actividades de qualidade, que envolvam a população, transformando os nossos museus em espaços vivos e cativantes.

4 comentários:

  1. Uma boa medida! De acordo com ela!
    Já agora, e aproveitando uma boa opinião de um usuário que cá escreveu em tempos, porque não reunir no mesmo Pólo toda a cultura da cidade? Em vez de termos «capelinhas» espalhadas, podiam-se reunir toda a cultura num só edifício e assim maximizar a cultura local, com preços mais em conta para todos.

    ResponderEliminar
  2. Eduardo, nao concordo muito... Há sinergias possíveis, mas eu gosto muito de iniciativas contra-corrente, filosofias e linguagens próprias... Se a imagem fizer sentido, chamemos-lhe os "minifúndios culturais". Mas é uma opinião, apenas... Reconheço que alguma aglomeração, em termos de espaço, traz vantagens e podia ser uma alternativa interessante.
    Quanto aos museus, estou de acordo com o Aderito, inteiramente. É uma boa medida, e espero que este executivo pense mais em pessoas e programas do que em muros e eiras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minifúndios culturais como assim? Feiras artesanato ou antiguidades, por exemplo? Teatro de rua móvel, por exemplo? Publicidade por Gigantones como no Bodo? Mas tudo isso são manifestações secundárias, alusivas ao espectáculo principal em algum lado presente.
      Só os circos é que não cabem num Pólo Cultural, claro.
      Podes explicar-te melhor, por favor?

      Eliminar
  3. Vou tentar. Entendo que a criação artística deve ser absolutamente livre, e até subversiva. Com manifestações independentes, algumas que duram 100 anos, outras que duram 100 dias. Grandes concentrações tendem a gerar uma certa "disciplina", mesmo que tácita!
    De qualquer forma, isto é uma apreciação pouco mais que estética... Reconheço vantagens e sinergias possíveis numa grande casa da cultura... E um modelo nao invalida o outro. Ou seja, nao rejeito a tua proposta. So lhe tirava a palavra "toda"...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.