16 de junho de 2014

O elogio do ridículo


As marchas populares que animaram Pombal no domingo à noite trouxeram este ano uma nova atracção: a marcha municipal.
A letra era memorável, ao estilo "o trabalho liberta". O refrão uma pérola: "Santo António abençoa a nossa terra e o nosso presidente". É este o momento em que choramos todos, para acompanhar o engº Rodrigues Marques (longe dos tempos em que ele próprio desfilava na avenida, quando as marchas emanavam das colectividades e dos bairros de Pombal. Populares, portanto).

40 comentários:

  1. Boas
    Cá para mim o refrão está correto, depende de quem canta, satisfaz toda a gente: se forem os jogadores do Sporting, o seu presidente fica abençoado: se for o pessoal da Associação Comercial será o presidente desta associação e se for o pessoal da embaixada da Coreia do Norte será o " inteligente " Kim Sun o abençoado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. papagaio

      Nos comentários ao post anterior, trocando uma ideias consigo, escrevi
      “NESSE DIA ELE IMAGINA-SE A SER SAUDADO POR QUASE TODOS OS POMBALENSES, NÃO SEI MESMO SE NÃO SONHA EM SER COROADO.”
      Digo-lhe, não assisti às marchas populares, desconhecia o refrão, mas diga lá…o sonho dele está ou não perto de se tornar realidade.

      ISTO NÃO É INOCENTE. Lembra-se da conversa dos fantoches?

      PORRA. NÃO QUEREMOS LEVAR COM ISTO.

      Eliminar
  2. Não há necessidade, bolas! Mas quem abençoa estas coisas não as mede?

    ResponderEliminar
  3. Eis o Feudo... "tratam-se" apenas de meros tiques recalcados... que urgem ser "tratados" e totalmente afastados, antes que provoquem mais males... já têm-se vindo a manifestar e muito infelizmente em demasiadas outras vertentes...

    ResponderEliminar
  4. Se existe o mínimo de dignidade, se a coluna não é de caracol, FAÇO UM APELO…por favor, alguém que se demita. SINTO VERGONHA.

    Como dizia Sá Carneiro “Na política o que parece é” . ISTO É … VERGONHOSO.

    Não permitam isto, CHEGA.

    ResponderEliminar
  5. Falando em cultos de personalidade: Vejam esta pérola que li agora no NOTICIAS DO CENTRO ONLINE: “Não quero participar em projectos, por mais qualidade que lhes reconheça, em cuja liderança não estejam também presentes princípios de respeito, de confiança, de educação no trato e de autonomia”, .... “embora alguns chamem sacrifícios aos atropelos grosseiros a estes valores e estejam dispostos a curvar-se e a fazer curvar”.
    Segundo este Jornal ONLINE estas foram algumas das frases proferidas pelo Ex-Vereador... Ui como isto ja vai e ainda não passou um ano.

    ResponderEliminar
  6. O farpas também é isto!
    A Srª “jornalista” Luz está habituada, pelo exercício ocasional da profissão, a criticar e a não aceitar criticas, a emburrar com os que não aceitam mimá-la, a usar conversa de tasca nos posts e comentários e a que outros escrevam aquilo que a Srª não tem coragem de escrever, para lhe agradar.
    Na sociedade e na política, esperava um lugar de assessor que não veio do PSD, fez-se a vedeta principal na lista do PS e falhou outro lugar, deixaram-na brincar às bonecas a vestir uma estátua e retribuiu com elogio à nova cultura à espera de novo lugar.
    O farpas também tem muito disto!

    ResponderEliminar
  7. "O Farpas" não é nem será, pelo menos enquanto eu for seu membro, nada disto.
    "O Farpas" é frontalidade, coragem e carácter.
    "O Farpas nunca será o ataque de carácter sem mostrar o carácter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adelino, boa noite.
      Tens que reconhecer que a missão do Farpas é destruir, muitas vezes de uma forma gratuita e, até, mórbida.
      Depois dá asneira.
      Não é teu hábito comentares comentários.
      O que é que te aconteceu?
      Sempre defendeste os anónimos.
      Agora dizes que não têm caráter.
      O que é que te aconteceu?
      Abraço, mas com muita pena de ti

      Eliminar
    2. amigo engenheiro Rodrigues Marques: todos sabemos que são anónimos mas pouco. Alguns - que até se diziam meus e seus amigos - já me explicaram pessoalmente que é chato darem a cara. Bem sei, por experiência própria, que em Pombal (e noutros meios pequenos) é mais fácil viver com a pancadinha nas costas do que com os olhares adversos e a rasteira vingativa.
      Aqui só vem quem quer. Pelos vistos, são cada vez mais (não é que seja relevante, pois o princípio continua a ser o mesmo, e o Farpas continua a ser apenas um blogue). De cada "anónimo" que aqui vem comentar a sociedade pode esperar zero. O resto são cantigas.
      Agora chore, ou fique triste, pois que está no seu direito...

      Eliminar
    3. Amiga e companheira Paula Sofia, boa tarde.
      Fico contente por não teres contestado o meu comentário ao comentário do camarada Adelino Malho.
      Estou de consciência tranquila já que assino por baixo e mando a fotografia por cima.
      Beijo
      Rodrigues Marques

      Eliminar
    4. Esse é um mérito que ninguém lhe tira.

      Eliminar
  8. Acutilante Portugal. Parabéns és um "boy"" acessor brilhante. Ainda vais a Vereador em 2017. Isso se o Marquês de Pombal fechsr o olho de vez

    ResponderEliminar
  9. Sr. Roque, para sua informação nunca me interessou a política.
    Se há comportamento que me aborrece é o de mino, mania e de burrice.
    Sr. Malho o é que vocês têm feito senão ataques de carácter.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia
    O Farpas já é o forum Pombalense onde todo o cidadão pode escrever a sua opinião e até invocar a defesa da honra desde que respeita o princípio básica " o respeito pelo próximo" e assuma aquilo que escreve!

    Se o Farpas der um contributo para destruir o que está mal, como já aconteceu, é muito bom! Não há trigo sem joio, certo!

    Não sei onde foram, buscar os ataques pessoais, entendo é que confundem crítica com escárnio e mal dizer.

    De quando em quando aparece alguém a deturpar a função do farpas, isso é natural, há quem não saiba onde começa a liberdade de um e começa a do outro

    ResponderEliminar
  11. As quadras estão bonitas, mas podiam começaremos um "lá vamos, cantando e rindo..." :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e camarada Nuno Gabriel, boa tarde.
      Fico contente por, também, teres andado na Mocidade Portuguesa.
      Continuando... "Levados, levados, sim
      Pela voz do som tremendo
      Das tubas, clamor sem fim".
      De cabeça
      Abraço

      Eliminar
  12. "ao estilo "o trabalho liberta""

    È incrivel como é que TODOS deixam passar um comentário deste tipo, sem NINGUEM dizer nada.

    "O Farpas" é frontalidade, coragem e carácter.

    Deve ser , deve.

    Se fosse uma virgula mal apostrafada, era o fim do mundo, mas um comentário destes TODOS deixam passar. INCRIVEL
    Há palavras que NÂO PODEM ser utilizadas em vão.


    a tradução para alemão é: arbeit macht frei

    ResponderEliminar
  13. A parte do post indicada pelo comentador alegria demonstra o que há ou não há de educação e formação da autora “jornalista”.
    É isto a frontalidade, coragem e carácter do Farpas?
    Não é isto ataque de carácter?
    Que diria a autora de igual tratamento, se insinuassem que é nazi?

    ResponderEliminar
  14. Muito se fala sobre a frase mas sabem qual o seu contexto? Essa frase foi criada num contexto completamente diferente da que foi aplicada na altura, onde foi inscrita em campos de concentração para fazer com que os prisioneiros trabalhassem, criando assim um "estimulo laboral" para não pararem.
    Se foi errado? Sim foi, mas decerto que a autora não escreveu essa frase neste blog com o sentido negativo do nazismo mas sim no contexto real.

    O contexto real aquando a criação da frase era que se uma pessoa fosse livre, então podia fazer o que quisesse, mas não tendo dinheiro não podia viver a vida que desejava, pois era necessário dinheiro para comida, para viajar, conhecer novos lugares, ter as suas mordomias e seria basicamente um pária da sociedade.
    Caso a pessoa trabalhasse, podia fazer o que quisesse, ser independete e ter a liberdade para viver a vida a seu bel-prazer.

    Para muitos e tal como acontece actualmente, o trabalho é uma forma de escravidão por ter de se passar a maior parte do tempo no seu posto de trabalho, nem todos tem a sorte de fazerem o que gostam e esta frase foi criada no sentido de deixar as pessoas que trabalhavam conformadas com a sua situação.

    Agora diga-me Caríssimo (a) Alegria e Acutilante Portugal, tudo o que foi criado pelo nazismo tem de ser conotado negativamente ou pode retirar-se o pouco de útil que foi criado por eles?
    E será que os Pombalenses, à luz da real interpretação da frase "o trabalho liberta", não estão (in)conformados com o que se passa no concelho?

    Pedras todos atiram, mas nem todos se dobram para as apanhar!

    Cumprimentos,
    Dino Freitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Dino Freitas,
      Já por diversas vezes aqui disse que só falo com pessoas, razão pela qual nunca vou responder a um pseudo-anónimo. Tão-pouco explicar que o exercício da escrita também se faz de metáforas, figuras de estilo ou analogias.
      De resto, a leitura ainda é de livre interpretação por aqui. E fiquei vacinada desde o outono passado, quando (feliz pelo anúncio da gravidez de uma amiga) partilhei no meu mural do FB uma música cujo refrão diz: "quando eu nascer vou ser alguém". Ora acontece que a música é de um grupo que se chama Maria Clementina. Acontece também que, meses antes, o Daniel Abrunheiro apelidara em crónica os jovens da JSD de "Clementinas". Sabe o que aconteceu, minutos depois? O então presidente da JSD (agora vereador da Juventude), seguido por um exército disciplinado, propalou na rede a minha actualização de estado, sugerindo que os estaria a atingir de alguma forma. Por isso, já estou habituada a que se discuta a minha pessoa em vez do post. O meu lado samaritano não se importa. Que "deitem cá para fora", como no anúncio da tv. Porque a mim só me ofende quem eu quero :)

      Obrigada pela sua participação no Farpas. Estamos muito precisados em Pombal de gente com coragem de dizer o que pensa, dando a cara.

      Eliminar
    2. A Srª também responde a anónimos fingindo falar com os amigos. Isto, não é falta de coragem?
      Que pobreza de imaginação.
      É cobardia atirar as culpas para o Sr. Abrunheiro, quando a Srª, tantas vezas escreveu “clementinas”.
      Agredir e fazer-se de vítima, quando recebe resposta, é cobardia e mimo.

      Eliminar
    3. Cara Sra. Paula Sofia Luz,

      Dou a cara porque efectivamente não tenho nada a perder e, verdade seja dita, gosto de ser reconhecido pelo que sou.

      Se há pessoas que falam com nicks para não denunciarem quem são é porque tem algo a perder com a revelação de quem são. A internet permite isso e quanto a mim muito bem, pois na nossa sociedade dizer o que se pensa (sempre com respeito) é, por vezes, mal interpretado e daí podem advir consequências.

      As opiniões dos Srs. Acutilante Portugal e Alegria2 não tem menos validade por serem anónimos, bem pelo contrário, é necessário saber reconhecer a mensagem que tentam passar. Agora se não concordamos com elas é diferente.

      Cumprimentos,
      Dino Freitas

      Eliminar
  15. Sr. Dino Freitas, tanto palavreado para dizer nada. É como dizer que é um elogio chamar filho da puta e outras coisas iguais a alguém.
    A má defesa não demonstra honestidade intelectual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nada é deveras redutor e alguma coisa devo ter dito, agora se não conseguiu interpretar é algo que não me diz respeito pois as limitações são de cada um.

      Cumprimentos,
      Dino Freitas

      Eliminar
    2. Com um Q.I. tão auto-elevado, porque é que dá confiança a esta gente?

      Eliminar
    3. Tem razão.

      Cumprimentos,
      Dino Freitas

      Eliminar
    4. Esse q.i. presunçoso não entendeu a razão logo no início da discussão?

      Eliminar
    5. Sr. Acutilante,

      Vou ser sincero, não foi presunçoso, foi realmente falta de compreensão.
      Desculpe!

      Cumprimentos,
      Dino Freitas

      Eliminar
  16. Boa tarde
    Caro Dino Freitas estou a gostar da sua participação, não se deixa intimidar, estar ou não de acordo consigo é outra questão !

    Frases idiomáticas, metáforas, de entre outras, sempre foram usadas na escrita para melhorar a compreensão!
    Trabalhar dá saúde: o melhor é mandar trabalhar os doentes do hospital

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sr. Papagaio,

      Penso que não tenho porque me intimidar, eu sempre segui o Farpas só nunca participei activamente com comentários e algo mais.

      Obviamente que todos temos opiniões diferentes e ainda bem e é isso que dá sentido à frase "duas cabeças pensam melhor que duas".

      Relativamente a frases idiomáticas, metáforas esforço-me para as usar porque acredito que enriquecem a nossa língua.

      Sigo atentamente as suas participações e acredite que em muitos casos até concordo consigo.

      Cumprimentos,
      Dino Freitas

      Eliminar
  17. Sr. Dino
    O seu elevado q.i. necessitou de copiar o conteúdo do comentário de outro q.i. chamado Giramundo B, em:https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090102101628AA3RSNX

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Efectivamente inspirei-me noutros textos, mas está errado, não foi nesse comentário. Acredito que o que eu e o senhor(a) que escreveu esse comentário tenhamos é ter lido o seguinte livro:

      "Nazi Culture: Intellectual, Cultural, and Social Life in the Third Reich" de George Mosse.

      Obviamente não sei tudo e gosto de ler e conhecer novas culturas e novos dogmas, tudo o que sei foi ou lido, ou vivido e acredito que acontece com todos.

      Se reparar o texto segue um mesmo sentido não sendo totalmente integro, ou seja, cada um fez a sua tradução à sua maneira.

      Mas ainda bem que pesquisou e encontrou esse comentário, significa que ambos somos pessoas inconformadas e que almejamos sempre mais.

      Não o estou a atacar e somente dei outro ponto de vista à frase "o trabalho liberta", é uma característica minha ver as duas faces da moeda.

      Cumprimentos,
      Dino Freitas

      Eliminar
    2. É plágio, porque apresentou como seu um texto que não era, sem citar a obra e o autor, e ainda deturpou o significado.

      Eliminar
    3. Caríssimo Sr. Acutilante Portugal,

      Não me vou alongar mais no assunto até porque não vejo a gravidade da situação. Podia ter referenciado, podia mas foi uma leitura minha e uma interpretação minha sobre dados históricos. Eu não era nascido na altura do nazismo e como tal tenho de ler livros sobre isso, simplesmente informei-vos do seu significado real da frase.

      O que realmente o está a afetar é não conseguir contrariar o significa real da frase e o seu uso pela autora e como tal tem de tentar deturpar toda a conversação de forma a sair por cima. Não vou compactuar mais com respostas para o crescendo deste assunto. O livro já o mencionei e não tenho qualquer problema em o dizer, não o referenciei por mero acaso e a interpretação é minha se é deturpada não o consigo ver por ser a minha visão então. Lamento.

      Se quiser falar sobre o tópico do post da autora vamos a isso... pois se reparar as palavras-chave têm "bajulação" como tema principal... e isso é prática comum nos paços do concelho!

      Cumprimentos,
      Dino Freitas

      Eliminar
    4. Dino, à Acutilante não interessa discutir o post, só a autora. Mas esforçou-se, foi pesquisar, qual aluna dedicada. Quem lhe dera a si ter muitos destes :)

      Eliminar
    5. Sr. Dino
      Aprecio o esforço para esconder o erro.
      Agora virou humilde, falsa modéstia é vaidade.

      Eliminar
    6. A Srª não seja vaidosa, a Srª não me interessa.
      Se fosse uma pérola ou uma beldade, não me escapava.
      O que me interessa é o debate.

      Eliminar
  18. Só por curiosidade: os fatos e os figurantes eram bons?
    Eu não assisti ás marchas, é só por isso.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.