30 de janeiro de 2015

A falsidade da consciência

O que há de mau na sociedade domina e, normalmente, acaba por expulsar o que ainda tem de bom. Isto porque, a má moeda tem uma vantagem intrínseca: a sua força motriz é a transgressão (o pecado).
Na guerrilha pelo controlo do CGT, a má moeda tem outras duas grandes vantagens: o apoio do poder político e a salvaguarda da fé católica.
É hoje claro, para a maioria das pessoas informadas e sérias, que a guerrilha no CGT não é (só) entre dois grupos de pais e não se cinge à eleição dos representantes dos pais. É uma guerrilha mais vasta e por interesses maiores, liderada a partir dos passos do concelho. É também frequente que, em casos como este, onde se procura ganhar a qualquer preço, se prescinda de respeitar a legalidade, os bons valores e os bons princípios. A contradição na “falsa” consciência dos católicos – bem sintetizada por Frei Tomás - adquire mais acuidade quando a "falsa" consciência se converte na falsidade da consciência, que lhes permite pecar sem remorsos, porque sabem que o mata-borrão da confissão e da penitência tudo apaga.

É, por isso, uma luta desigual; mas é uma luta que tem que ser travada. 

8 comentários:

  1. Ai com canudo que você está inteletual que assim até quase que começo a ler o que escreve mas diga-nos lá a todos nós como foi a eleição e quais foram os pais que vão comer do osso que anda há tanto tempo a ser disputado e quais as ilegalidades cometidas ou desta vez não há atas nem pareceres para nós lermos

    ResponderEliminar
  2. A Maria "Iluminada" quererá imitar a Guidinha? Não acho Não sabe quem é. Nem leu Luis Stau Monteiro . Acho, eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e camarada Adelino Leitão, boa noite.
      A Guidinha era outra música, mais profunda.
      Era a mosca na sopa que Luis de Stau Monteiro escrevia no Diário de Lisboa, sem pontuação, em estilo do gajo de Lazarote.
      Abraço, mas nem tanto

      Eliminar
  3. Oh que tanta letra, tanta letra e de letrados por aqui vão passando.
    Ú q'é bom é local.
    Venha de lá uma Gazetilha, nem que seja das do Zé da Serra...
    Do assessório todos escrevem, do que necessário é que é...
    Mouta carrasco!!!

    ResponderEliminar
  4. Oh almas saiam da discussão porque só estão a desviar o assunto para que o amigo dos outros o Malho não venha dizer como correu a assembleia de pais e quais as novas ilegalidades a não ser que esteja a aguardar por pareceres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Maria, tútá no teu melhor.
      Com que então a escrever sem pontuação?
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ó Maria, útátú?
    Esta coisa enerva-me, por estar estática.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Estaticou porque o Malho e as suas duas mães ficaram sem o osso para roer como pretendiam de certeza porque o homem nem sequer vem cá dizer qual foi o resultado da assembleia geral dos paizinhos e mãezinhas estão a ficar sem palco para se exibirem

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.