1 de janeiro de 2015

Confusão na sinalização do trânsito



Já aqui falámos dos caixotes do lixo colocados na rua Gonçalves Figueira a obstruir a visibilidade recíproca entre os peões, que pretendem atravessar a passadeira, e os condutores das viaturas, que transitam na rua.
Vamos mostrar-vos mais duas anomalias.
Uma delas consiste na colocação de três sinais (verticais) de stop no final da rua do Continente, junto ao entroncamento com a rua de Ansião, voltados para o trânsito proveniente do Continente, a impor três paragens sucessivas onde não há espaço para poderem ser cumpridas.
A outra consiste na existência de um sinal de sentido obrigatório (de mudança de direção) para a direita, no Largo do Cardal, e na marcação no pavimento uma linha mista, descontínua do lado do trânsito que encontra o referido sinal de sentido obrigatório. Ou seja, uma confusão para o condutor e um privilégio (anómalo) apenas para quem, proveniente da fonte luminosa, pretende voltar à esquerda, para o parque da Câmara Municipal.

Sabendo-se que está em curso mais um estudo para alterar o regulamento de trânsito e respetiva sinalização, queiram corrigir estas anomalias e privilégios pagos por todos os contribuintes.

10 comentários:

  1. Sinalização à maluca, no primeiro caso.
    Sinalização à medida, no segundo.

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  2. Amigo e companheiro José Gomes Fernandes, boa tarde.
    No primeiro postal o sinal de stop não é para aquela via.
    É para a que desemboca nela.
    Perdeste os óculos e deu o que deu.
    Valha-me Deus.

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  3. "Artigo 7.º
    Hierarquia entre prescrições
    1
    As prescrições resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras gerais de
    trânsito.
    2
    A hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização é a seg
    uinte:
    1.º
    Prescrições resultantes de sinalização temporária que modifique o
    regime normal de utilização da via;
    2.º
    Prescrições resultantes dos sinais luminosos;
    3.º
    Prescrições resultantes dos sinais verticais;
    4.º
    Prescrições resultantes das marcas rodo
    viárias.
    3
    As ordens dos agentes reguladores do trânsito prevalecem sobre as
    prescrições resultantes dos sinais e sobre as regras de trânsito"

    CODIGO DA ESTRADA
    Convem sabe-lo, para que não se fique confuso.

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  4. Quem fez sabia bem o código da estrada. É para presidente e vereadores poderem fazer eixo de via, e mais ninguém.

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    Respostas
    1. Amigo e camarada Nuno Gabriel, boa tarde.
      Não sejas ingrato.
      Tanto quanto sei, há mais de 30 pessoas, com cargos políticos e empregados da Câmara, que têm o comando da cancela do parque de estacionamento.
      Penitência.

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    2. Ah bom! Se é um privilégio para umas 30 pessoas da CMP, já é socialmente aceitável! Deviam até ter prioridade sobre os que vêm do largo dos correios!

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  5. Caro Alegria 2, antes anónimo e agora já identificado
    Explica lá a justificação para estabelecer um regime de exceção à linha contínua, apenas para permitir mudança de direção para um parque de estacionamento, e explica lá 3 os sinais de stop sucessivos.

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  6. Sr. Dr. José Gomes Fernandes, Como ilustre advogado que é não se deixe arrastar para o radicalismo e para a criação de realidades virtuais tão caraterísticos de um dos seus colegas de blog. Aproveite para ir ate à avenida do Continente e verificar que o primeiro stop está colocado numa rua que entronca nessa avenida e os outros dois estão colocados a par, de forma a sinalizar convenientemente as duas faixas de rodagem descendentes. Se olhar para a sua fotografia verifica que identica situação se passa com a sinalização da passadeira. E só lá está uma passadeira. Se assim não fosse quem circulasse na faixa da esquerda poderia não vizualizar os sinais de stop e de passadeira. Pedia-lhe que não confundisse os automobilistas. É que, mesmo involuntariamente, as confusões podem causar acidentes. Cumprimentos

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  7. JGF,

    Para além de especialista em trânsito, tornas-te, também, perito a caçar fantasmas. Gosto.
    E rapara bem no risível da coisa: é o fantasma que te acusa de te ocupares de realidades virtuais – tu, que és um tipo intrinsecamente hard!
    Haja paciência!

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  8. Caro anónimo António Santos (ou Alegria2)
    Os três sinais de stop parecem impor a obrigação de paragem em três pontos diversos do mesmo local: o primeiro sinal parece impor a paragem ao trânsito junto à passadeira (coisa estranha) localizada antes da “meia-lua”, o segundo parece impor a paragem depois ou sobre a passadeira e antes "meia-lua" e o terceiro parece impor a paragem dentro da “meia-lua” e antes da rua de Ansião. O problema é que nenhum condutor consegue fazer as três paragens em espaços suficientes, nem sem complicar a circulação rodoviária ou sem mostrar falta de perícia.
    Quanto à deslocação ao local para verificar os sinais, foi o que fiz quando tirei as fotografias e quando lá passo quase todos os dias. Assim, posso-te dizer que o primeiro sinal de stop não está situado numa rua que entronca na avenida do Continente; está implantado na dita Avenida do Continente, como poderás ver pela fotografia supra.
    Sugiro então que verifiques melhor e que aconselhes quem pode e deve corrigir. Radicalismo é não querer ver ou não querer evoluir.

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