22 de janeiro de 2015

A importância da ETAP

Custa-me muito saber das dificuldades financeiras da ETAP. Sou um acérrimo defensor da escola, que considero uma instituição de capital importância para o futuro do nosso concelho. Por isso, não esperem de mim uma opinião isenta.

São vários os exemplos que conheço de alunos que encontraram na ETAP uma oferta formativa adequada às suas aspirações. O ensino ministrado na maioria das nossas escolas secundárias é demasiado canónico e focado no acesso ao ensino superior. Escolas profissionais, com uma forte ligação ao tecido empresarial local, permitem oferecer modelos de ensino alternativos, cada vez mais importantes nos dias que correm.

Um concelho como o nosso, com uma forte matriz empreendedora, deve apostar não só na fixação de empresas mas também num ensino profissional exigente e de grande qualidade. Mas para que isso aconteça, a gestão da escola não pode ser instrumentalizada pelo poder autárquico. Muito menos o PSD se pode dar ao luxo de querer fazer da escola porto seguro para os seus "boys" e protagonizar novelas como a que temos assistido a propósito da eleição do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Pombal.

Salvemos a escola, sim! Pombal tem que criar condições para poder ter um ensino profissional de referência a nível nacional. Mas não se aposte em soluções a curto prazo, sem visão estratégica. Esse caminho só irá adiar a agonia, com a agravante de estoirar o dinheiro que é de todos. A solução passa por convocar competências, definir prioridades e entregar a gestão da escola a quem realmente percebe do assunto.

8 comentários:

  1. Caro Amigo Adérito, agora é que disseste tudo... não se pode entregar uma Escola a quem não percebe nada do assunto, e foi isso que aconteceu nos últimos 20 anos. Escola dirigida pela cor do cartão e de outros atributos... Ainda não explicaram bem porque foi embora o Dr. Infante da Costa. Com ele a Escola era uma referencia a nível nacional. depois foi o que se viu...

    ResponderEliminar
  2. Olhe que não, olhe que não!
    Estão lá também "boys" do PS e do PCP e você conhece-os.

    ResponderEliminar
  3. Caro Acutilante Portugal,

    Obrigado pelo seu acutilante comentário.

    Provavelmente o uso que faz do termo "boy" é diferente do meu. Ou então sou eu que desconheço o ascendente que o PCP tem nas elites pombalenses. De facto, uma pessoa está sempre a aprender.

    Um abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  4. Dá para juntar aí a falta de ascendente do PS nas elites pombalenses, Adérito?

    ResponderEliminar
  5. Concordo com quase tudo, Aderito! Acrescento o que seguramente já tinhas em mente, mas que direi de outra forma: o dinheiro que custe uma BOA Etap é um investimento, e não uma despesa. Um investimento que a CMP devia assumir sem rodeios, sem se esconder em figuras jurídicas manhosas. Tomando opções, escolhendo com critérios de qualidade, dando a cara por essas opções, em vez de pressionar num foro de que se demitiu formalmente. Isto precisava de homens com eles no sítio, e não de controleiros acabrunhados!

    ResponderEliminar
  6. Amigos, companheiros e camaradas, boa noite.
    Gosto disto.
    Cara lavada.
    Só me preocupa o lado esquerdista do diálogo.
    Parece mais um monólogo.
    Abraços, grandes

    ResponderEliminar
  7. Bom dia
    Subscrevo as suas palavras Adérito
    - Estamos de acordo que a escola têm importância estratégica para o concelho, e que esta têm muitas dificuldades financeiras.
    - Até ao momento ninguém procurou saber quem foram os responsáveis.e sentá-los no banco dos Réus.

    A Câmara pode vender a sua participação social ETAP a privados
    Se há tanto professor sem emprego talvez fosse chegado o momento de fazer uma cooperativa de ensino capaz de adquirir a ETAP pela sua dívida,

    Não sendo viável a solução anterior
    As empresas devem ser sensibilizadas para a necessidade de investir na formação dos seus quadros, de forma a melhorarem índices de produtividade, encarando a ETAP como um parceiro estratégico. Sendo a escola um parceiro estratégico as empresas naturalmente e voluntariamente participam no capital social da escola

    ResponderEliminar
  8. Caro Rodrigues Marques,

    É bem verdade. Mas o monólogo já vem desde (pelo menos) 2008: http://farpaspombalinas.blogspot.pt/2008/09/pombalprof-em-falncia-tcnica.html

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.