21 de janeiro de 2015

Isto anda pouco católico

O incómodo tomou conta dos fiéis na missa do passado domingo, em Pombal. O insólito conta-se em poucas palavras: o padre, pouco piedoso e descrente na qualidade da catequese, resolveu fazer três perguntas aos candidatos ao crisma. Resultado: ninguém soube responder, nem mesmo a vereadora mais cool, e tardiamente convertida à praxis religiosa; que integrava o grupo. Uma mácula, desnecessária!
No meu tempo, com três meses de catequese - meia hora depois da missa – aprendia-se a ladainha e cumpria-se a tríade dos sacramentos da adolescência (primeira, segunda comunhão e crisma). E só na posse destes se poderia ser padrinho/madrinha, e não só.
Agora, está tudo pervertido: primeiro exerce-se e depois obtêm-se os sacramentos. O problema nem é tanto a mácula religiosa da vereadora…
A tradição já não é o que era! E não havia necessidade!

4 comentários:

  1. O Santo Padre diz para não procriar-mos como Coelhos...Já não nos bastava a austeridade agora temos também a castidade.

    ResponderEliminar
  2. tanta coisa ....para no fim... ser tudo ateu....

    ResponderEliminar
  3. Marx uma vez escreveu que a religião era o ópio do povo. E tinha razão. Respeito a fé religiosa de cada um, mas não me tentem convencer com ladainhas e cantiflas. Se Deus existisse realmente, não faria dessas pessoas umas fanáticas cegas por ódio ao próximo. E não me venham dizer que o Ser Humano é que interpreta mal as palavras Dele: basta ler o Antigo Testamento, para atestarmos a capacidade vingativa e maldosa desse "tal" Deus... Mas isto são os meus argumentos. Insultuosos ou não, je suis Charlie !

    ResponderEliminar
  4. Bom dia
    Caro Louro a teoria Marxista é também o ópio dos crentes, dizem até que Deus era Marxista.

    ....... com três meses de catequese e três varadas na tola, aprendia-se tudo .......

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.