12 de janeiro de 2015

O tal Parecer (II)

Um parecer é um instrumento de apoio à decisão. Vamos, então, ao mais importante:
à decisão.
A decisão apoia-se no parecer e surge na sequência da queixa da associação de pais e da câmara contra a tomada de posse das duas encarregadas de educação da lista independente e da sua recusa em tomar posse no CGT.
A DSRC não aponta nenhuma irregularidade ao processo de eleição dos encarregados de educação, subscreve a metodologia adotada, solicita à câmara que se ultrapasse o impasse – tomada de posse dos eleitos.
No dia desta comunicação saiu outra para o presidente da mesa do CGT a solicitar a marcação da tomada de posse e instalação do órgão, o que comprova, também, que a DSRC subscreve a conformidade do processo. Tomada de posse, essa, boicotada pela associação de pais e pelo presidente da câmara, a que se seguiram os tristes episódios aqui e aqui relatados.
Mais palavras para quê. Só não vê a verdade quem não quer ver. 

12 comentários:

  1. Agora começou a tirar os pareceres todos que tinha na gaveta este já não é da DGEST nem da DREC mas sim da DSRC ahahah e onde está escrito para que seja feita a tomada de posse o que está escrito é que não se intromete em assuntos da associação de pais e nem sequer diz taxativamente que a metodologia seguida foi a mais correcta porque ninguém terá explicado bem como foi feita a eleição das mães ou seja sem regulamento eleitoral e com as regras definidas depois do acto eleitoral para o qual não foram convocados TODOS os pais e encarregados de educação

    ResponderEliminar
  2. Ó do malho, então mas em que ponto ou parte está dito que a eleição das mães da sua lista foi legítima?
    Repare que a senhora, diversas vezes, diz não ter legitimidade para intervir.

    Leia com atenção o ponto 3, que me parece o mais concreto, dando de barato quem foi explicar o assunto das eleições à DSRC? O manel, as outras senhoras, o do malho?

    Neste ponto a delegada diz o que a Associação de Pais sempre disse, e o do malho escreveu aqui no blog, que as propostas de representantes dos pais cabem às Associações de Pais, ora então, a Associação de Pais tem razão. A sua lista foi proposta pela Associação de Pais? O problema tem estado sempre aqui, não foi. Houve outras metodologias propostas, aprovadas, aceites pela Associação de Pais ou pela assembleia de pais? Não. Então não há legitimidade em estarem as “suas” mães na comichão.

    É o problema do estado de direito. As leis são para cumprir, não vale quem berra mais.

    ResponderEliminar
  3. Mas porque razão não se repete o acto eleitoral dos representantes dos Encarregados de Educação, e termina-se com esta novela de uma vez por todas???

    E porque razão este parecer é uma montagem? Se repararem o ponto 5 e a assinatura do Delegado Regional não fazem parte deste documento, trata-se de uma montagem!!!

    Mas que novela!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia
    O parecer é claro: " não sabe a metodologia seguida para a eleição dos representantes dos pais".

    Repita-se a eleição dos representantes dos pais e encarregados de Educação, de forma legal, e acaba a utilização da escola como arama de arremesso político.

    Não li em parte alguma a recomendação para que tomem posse os representantes dos pais, em causa

    ResponderEliminar
  5. Ponderando sobre as suas adendas ao post anterior e à preciosidade divulgada neste e no post anterior, não percebo algumas coisas:

    “o regulamento não tem uma redação muito clara. Quando se aplicava à ESP, servia”, atenção que o regulamento diz “os representantes dos pais são nomeados pela Associação de Pais”, não percebo a falta de clareza do regulamento, tanto é que no parecer da DGEstE é claro que não pode, está ilegal!!! Seja agrupamento ou escola, a regra é a mesma. Ó homem, seja isento, até nas adendas. Foi o manel que o esclareceu? A tentar safar o coiro das ilegalidades que comete, até na escola? E o do malho comeu?

    “a eleição dos representantes foi realizada contra a vontade da associação de pais…com duas listas….uma independente.” Então está também contra a lei, se é o próprio do malho que fala de uma lista independente contra a vontade da associação de pais…veja o parecer II, no ponto 3, “sob proposta”, leia lá com independência (não é só na lista). Este foi mais um esclarecimento do manel ou foi do capuchinho? E o do malho voltou a comer?

    Como sabe a vontade da associação de pais nisto e naquilo? Falou com o presidente da associação? Hummm, deixe-me adivinhar…contaram-lhe, certo? Nahhh, foi o santinho do manel, n o v a m e n t e! Ou a santinha da luz!

    Por outro lado, nos comentário do post anterior, o sr Costa tem razão, mostre também as perguntas, como sabe , podem condicionar as respostas. E se a associação de pais fez várias queixas, como a sr.a da luz disse, por uma questão de isenção, mostre-as, quero saber o que tem a associação de pais a dizer. Ou o senhor do malho está agora mandatado pela associação de pais para dizer que esta concorda ou discorda ou quer ou não quer isto ou aquilo? Contaram-lhe foi? E o do malho…voltou a comer.

    Enfim, são então estes os pareceres que dizem para as mães tomarem posse e que está tudo bem na eleição… deve ser no ponto 6. Ó do malho, digitalize então a segunda página, deve ter-se esquecido!

    ResponderEliminar
  6. Ó malho

    Eu juro que quero acreditar em ti …apesar de tudo

    Mas repara, mesmo sabendo que vem de mim … para ti um fantasma.

    Na ata do dia 24 de março de 2014 do CGT, de que tu fizeste um grande alarido aqui no FARPAS

    http://farpaspombalinas.blogspot.pt/2014/12/radiografia-de-alguns-politicos-e.html

    o teu manel regista em ata (documento oficial de uma escola!!!) o seguinte:
    - a DGESTE e vários juristas referiram unanimemente que as mães da lista B foram bem eleitas (veja o 2.º parágrafo da página 3).

    A jornalista Paula Luz, no pombal jornal do dia 18 de dezembro de 2014, escreve que “o processo eleitoral …foi analisado por juristas vários, incluindo da DGEST e da DREC que há meses ordenam – sem sucesso – que o conselho geral tome posse”.

    Vou destacar as pérolas das afirmações destas personagens:
    …JURISTAS QUE DIZEM QUE AS MÃES FORAM BEM ELEITAS;
    …JURISTAS QUE ORDENAM QUE O CONSELHO GERAL TOME POSSE.

    E depois os pareceres que tu publicas são estes PARECER (I), datado de 11 de dezembro de 2013 – QUE DIZ QUE O MANEL APROVOU UM REGULAMENTO QUE VIOLA A LEI (quem diria, o manel da Guia a violar a lei) – e o PARECER (II) datado de 4 de dezembro de 2014, REPARA, dirigido ao presidente da câmara, a dizer que a resolução do problema cabe às associações de pais.

    E a tua verdade é esta?????? São estes os documentos que tu, o manel e a luz têm que justificam esta confusão toda??????

    Repara, a senhora que assina o teu PARECER (II) até escreve que NÃO FOI PRODUZIDA NENHUMA ORIENTAÇÃO PELOS SERVIÇOS. Consegues ler isto na segunda linha do ponto 2?

    Agora entendo o ROGAR das duas mães à senhora e não entendo as atas e a defesa pública dos ditos pareceres.

    Ó malho…ainda te admiras de o presidente Diogo Mateus não querer tomar posse????

    A cumplicidade malho, manel e luz é óbvia e a mentira também.

    Eu estou como a senhora sandra…já vi gente a ser internada por muito menos.

    ResponderEliminar
  7. Sr. Malho, acreditando que os "pareceres" que tanto apregoava são os documentos que aqui postou (ainda que sem as perguntas que os suscitaram), permita-me as seguintes conclusões:
    1 - É manifestamente abusivo designar o e-mail e o ofício aqui publicados de pareceres. Não o configuram em momento algum. Se assim fosse teria a minha caixa de e-mails e a minha caixa postal repleta de pareceres.
    2 - É abissalmente divergente (e preocupante) o conteúdo dos documentos e aquilo que refere que eles contêm. Coisas de jihadistas, diriam alguns.
    3 - É perfeitamente claro que o processo que desencadeou esta polémica toda está ferido de várias irregularidades, aliás, admitidas, à sua maneira, por todas as partes envolvidas.
    4 - É curioso que neste caso tenha adoptado sempre uma postura de cronista isento quando, se descobre agora que é uma das partes do conflito, o que explica melhor ao ponto a que se chegou.
    Posto isto tudo e pesando o que mais importante está em jogo, não seria melhor corrigir o que houver a corrigir, nomeadamente os regulamentos e o processo eleitoral, e fazer funcionar a democracia, convocando todos os pais para escolherem os seus representantes?

    ResponderEliminar
  8. Muito bem essa é a propôsta defendida por mim e outros ou seja revogar o acto eleitoral que foi irregular e fazer um novo mas como diz a dona Paula Luz há uma birra protagonizada por ela que se transformou em guerra política e como a senhora invés de se remeter à sua insignificância gosta é destas birras para espaço de fama nao abdica de nada e o senhor malho que é também uma criatura sedenta de protagonismo alimenta isto tudo são estes os pais e encarregados de educação que há mais de um ano impedem a gestão plena de um agrupamento de escolas ate porque já repararam que de entre mais de uma centena de comentários sobre o assunto nao vem ninguém defender a tese ridícula e absurda dos dois o que prova que é uma burra que ninguém se quer meter nem sequer o partido que represenram mas esse deve andar preocupado em se defender das eleições fraudulentas que cometeu do que manifestar preocupação com o nao funcionamento do mais importante agrupamento de escolas do concelho onde também foram cometidas irregularidades pela sua gente

    ResponderEliminar
  9. Bom dia
    Chego à conclusão que estava a leste de tudo isto, afinal, resta-me fazer duas perguntas:
    - desde quando é que, como encarregado de educação, tenho de pagar quotas para votar na eleição dos dos representantes dos pais?
    - afinal temos uma eleição democrática, cada pai / encarregado de educação um voto, ou remos o sistema corporativo ( não pagas-te quota não votas) ?
    Triste sorte a nossa ver a escola dos nossos filhos no meio de birras políticas estúpidas.

    ResponderEliminar
  10. Sr. Flores, é a primeira vez que ouço tal coisa! Na altura das eleições recebi uma carta para ir votar e fui, não me pediram nada. O sr. não recebeu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Não recebi qualquer informação, apenas soube da coisa aqui no farpas

      Eliminar
    2. Eu também recebi uma carta e depois vi um aviso na entrada da escola. Votei e não paguei nada, e realmente nas eleições estava uma confusão mas não vi ninguém a pagar ou a receber.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.