23 de janeiro de 2015

Rica paróquia, sim senhor

A paróquia de Pombal está transformada em agência turística, de um turismo religioso de pouca religiosidade.
A próxima viagem é à Rússia; inicia-se com uma visita ao túmulo de Lenine – esse símbolo maior do catolicismo! - e prossegue com uma rota pela história dos Czares. Grandioso! Custa perto de 2.000 € - coisa pouca para os paroquianos locais! No entanto, se algum mais necessitado tiver dificuldade em pagar; há sempre a possibilidade de arranjar um subsídio.
A escolha do destino e da rota surpreende, até, o mais distraído. Mas há alguns por maiores que embasbacam qualquer um:
- Porque é que um anti-comunista primário leva os seus paroquianos ao outro lado do mundo para visitarem o túmulo de Lenine? Não será uma heresia? E não baralhará os crentes? Se é pecado comentar no blog maldito, o que dizer desta visita?


9 comentários:

  1. Esta criatura malha em tudo e em todos como é impressionante agora tem dedicado o tempo para atacar a paróquia será que tem ido à missa para ver se se salva mas já não consegue pois está integralmente excomungado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga e companheira Maria Iluminada, boa tarde.
      A criatura, que nasceu de modo espontâneo, é mais iconoclasta do que qualquer outra coisa.
      Estou certo, dado o seu perfil, que logo mais vai estar no Restaurante Litoral, na Ranha, no jantar de encerramento do 40º Aniversário do PSD.
      Apostamos?

      Eliminar
  2. Bom dia
    Têm e deve fazer jus ao nome!

    De facto há contradições, no entanto, nada impede que sejamos cultos e o túmulo de Lenine não é exclusivo dos comunistas, é da humanidade.

    ResponderEliminar
  3. se é para comentar iniciativas puramente comerciais, privadas, permitam-me:
    Deixo o link para as promoções do pingo doce desta semana, sempre é mais interssante que um anuncio de uma viagem á Russia:

    http://www.pingodoce.pt/pt/campanhas/novidades/esta-semana/

    e do continente

    http://www.pingodoce.pt/pt/campanhas/novidades/esta-semana/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. enganei-me eis o do continente:
      http://www.continente.pt/pt-pt/public/Pages/Folhetos-Continente.aspx

      Eliminar
  4. Fiquei mesmo baralhado! E não sou um católico devoto. Lenine derrubou os czares, virou-se contra a religião (qualquer uma). Então, se o vão ver, é para assinalar o quê? E a pior das heresias, é irem visitar templos ortodoxos, quando a própria Igreja Ortodoxa Russa Czarista não queria sequer ouvir falar em Papas Católicos, por os considerarem...heréticos! Por este andar, ainda vamos ouvir pregar Karl-Marx e Engels, numa homilia dominical...querem apostar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas
      E porque não aproveitar os bons textos destes senhores nas homilias?
      A igreja Ortodoxa Czarista? que interessa se o é não?

      Actualmente há uma grande cruzada do Islão contra os ditos infiéis: Se um dia chegar o momento da reconciliação do Islão com todas as outras religiões será que lhes vamos virar as contas e alimentar a guerra fratricida? Se tal acontecer entaõ passarei a ser ATEU.

      A igreja católica fez, e muito bem, uma aproximação à igreja ortodoxa Os princípios ou fundamentos das duas igrejas estão muito próximos sendo uma mais ortodoxa que outra, aliás como o próprio nome indica.

      Se formos analisar alguns escritos da igreja católico, na sua fase de implantação, ou até o papel das cruzadas ou da santa inquisição concluímos que a igreja católica nesta fase foi muito cruel e espalhou terror por todo o mundo, tudo em nome de Deus. A igreja Ortodoxa que eu saiba, na sua fase de implantação não foi cruel.
      Concluindo, não vejo mal algum na nossa aproximação à igreja Ortodoxa, aliás é dar continuidade aos primeiros passos dados pelo Papa João Paulo II e quem sabe pedir perdão aos Ortodoxos pelas atrocidades cometidas.
      Quem sabe se um dia o Islão não dará o primeiro passo para o início de um são convívio entre todas as confições religiosas

      Eliminar
  5. Caro Flores, todas as confissões monoteístas e politeístas tiveram os seus momentos altos e baixos. Civilizados e menos civilizados. Porque todos usaram o pretexto "em nome de..." para conseguirem chegar aos seus interesses políticos, sociais, económicos, ou um misto deles todos. Quantas e quantas vezes os Altos Sacerdotes estiveram no poder, militar e social, para poderem usufruir de poder fácil?
    A Igreja Ortodoxa Russa, no tempos dos Czares, tinha muito poder, era praticamente um regime feudal! E odiavam os Católicos! Não estou contra o diálogo ecuménico do Vaticano, acho bem que se propague a verdadeira intenção da qual nasce qualquer religião de bem: a paz entre os díspares povos. Só que a paz foi tantas vezes manipulada pelas religiões, que depois alguns podem ter deixado de acreditar nessa "paz". Aliás, quando na homilia Católica se diz "...deixo-vos a Paz, dou-vos a MINHA Paz...", significa que um tal de Jesus da Galileia já sabia que a Paz que os Humanos querem, é a Paz dos interesses! Sempre assim foi. Que o diga o Vaticano, cujos tectos são forrados de ouro! Que o diga o Vaticano, cujo Banco detém ouro suficiente para terminar com a pobreza entre os Católicos! Hipócritas, isso sim. Dialogar com hipócritas? Para quê?!
    Já agora, o sr Francisco, o Papa, que explique que devemos ter menos filhos, uma vez que ele pede que não sejamos como...coelhos. Aliás, isso entra em contradição de uma passagem Bíblica: "Crescei e multiplicai-vos!" - querem ver que agora pedem que sejamos assexuados na Igreja?! Enfim, hipocrisias de interesses. Todos as têm, até os clérigos. Em nome de.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde
    Caro estou de acordo com o seu texto, de um modo geral.

    A igreja Ortodoxa não podia com os Católicos porque tinham sempre presente a crueldade praticada e espalhada por eles em tudo o Mundo, em nome de DEUS, muito especialmente na fase de implantação da igreja Católica .

    Sabemos que em tudo há contradições, no caso, a igreja católica foi acérrima opositora aos contraceptivos, indo ao encontro da frase "crescei e multiplicai vos " no entanto o banco do Vaticano tinha participações sociais, ou financiavam, empresas que fabricavam e promoviam o uso de contraceptivos na relação sexual.

    Quanto a frase do Papa Francisco, "REI da monarquia do Vaticano", não podemos ver essa frase fora do contexto em que foi proferida.

    É preferível ter só um filho e dar-lhe uma boa educação do que ter dois ou três e não educar nenhum. Quando era novo dizia que queria fazer uma equipa de futebol só com os meus filhos, hoje, tenho três filhos, cuja educação me fica caríssima. se tivesse mais não conseguia educar nenhum.

    Há dois Papas que me marcaram pela positiva: João Paulo II e o Papa Francisco: tanto um como outro desfizeram tabus seculares, fizeram a aproximação às diversas confissões religiosas, admitiram os vários erros e pecados da Igreja e acima de tudo deram um grande contributo para a pacificação do mundo, veja-se a queda do muro de Berlim. .

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.