19 de agosto de 2015

Não há festa como esta...



Foi um festão valente, o do Louriçal, que animou o Largo da Feira durante quatro dias, no 15 de Agosto mais concorrido da região. Ficam para memória futura vários momentos e diversos registos, como aquele em que o presidente da Junta local subiu ao palco, logo a seguir ao José Cid, num remake dos tempos de Narciso Mota em pleno Bodo. O homem agradeceu e agradeceu e voltou a agradecer, sobretudo "ao dr. Calvete", que supostamente preside à "comissão" organizadora. É bom ver o magnata do Louriçal de regresso à organização das festas, devolvendo à comunidade parte do que ela já lhe deu. Todas as terras deveriam ter um assim, que transforma uma festa num festival de verão. 
Gostei de quase tudo; de ver as colectividades a facturarem em grande (mesmo que tenham pago 1500 euros por uma tasquinha; 1000 por uma barraca de cerveja no recinto, com a obrigatoriedade de terem de comprar o produto à organização), depois de se terem comprometido a vender as célebres pulseiras, por dez euros cada, que davam acesso aos espectáculos dos quatro dias.
Não gostei de ver a vila despida de festa. Nem me pareceu justo o preço de 250 euros exigido às colectividades que quisessem estar apenas com um stand, do lado de fora do recinto. 
A festa deste ano - com entradas pagas, o que é justo - teve um orçamento na ordem dos 17 mil euros*
 Parece que afinal a organização esteve a cargo de uma nova colectividade, o que diz bem da pujança cultural que o Louriçal vive, por estes dias. Chama-se "Critérios e Tradições - Associação Recreativa" , foi criada no mês passado e tem sede no...edifício da Junta de Freguesia. Assim poupa-se espaço.
Estamos em crer que, para o ano, nem isso será preciso. Com a inauguração da nova zona industrial do Louriçal, vão vir charters de empresas cujos lucros servirão para custear o certame. E assim sempre fazem companhia àquela que já lá comprou um lote.

*o único valor publicamente conhecido. A não ser que os espectáculos estejam a preço de liquidação total.

9 comentários:

  1. Amiga e companheira Paula Sofia, boa tarde.
    Concordo, perfeitamente, sem quaisquer complexos, com o título e com o corpo do teu post.
    Sou testemunha viva do êxito da Vossa/Nossa Festa.
    Hoje, mesmo, na inauguração da ETAR de Almagreira o nosso companheiro António Roque reiterou aquilo que eu já pensava.
    Até para o ano, camarada, amiga

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde
    Pombal, sede do Concelho, deve entregar a organização das festas à " Critérios e Tradições" , pois já apareceu alguém com visão para o futuro. O critério que eles seguiram para a organização das festas é o que eu defendo há mais de 20 anos, apenas lhes falta acertar uns pormenores. Eu fiz parte de várias comissões de festas do Bodo, da última que fiz parte demiti-me por discordar do critério da organização, A festa fez se na mesma e a sua decadência foi mais do que evidente a partir daí !

    ResponderEliminar
  3. Sim Amigo Eng. Vou tornar público o que falei consigo em privado, pois os Sr. assim o solicitou. Vamos por partes: 1º As Festas do Louriçal este ano foram as melhores Festas de sempre, em qualidade de espectáculos e em presença de público. 2º A Organização e o modelo das Festas foram muito bem delineadas e produzidas, sempre concordei com um modelo a pagar, desde que os preços não sejam altos. E 10 € por 4 dias de bons espectáculos é um preço muito razoável , e não é preciso criar taxas suplementares á Cerveja, que foi o grande erro do BODO. 3º Os Discursos políticos feitos num palco de Festival de Verão, com espectáculos a pagar não são de todo adequados. Se o Sr. Presidente queria agradecer convocava uma conferencia de imprensa e falava para os jornalistas. O Louriçal é um sitio do 1º Mundo e não pertence á Ilha da Madeira e ao "Chão da Lagoa" , nem as Festas do Louriçal são na Quinta da Atalaia. Sr. Presidente da Junta, no próximo ano não vá ao palco... peço-lhe como amigo...é muito deprimente para quem assiste.

    ResponderEliminar
  4. O comentário de Flores Silva deve levar-nos a uma profunda reflexão. Está, enfim, descoberta a pólvora do sucesso das festas, o que nos leva a crer que tinham razão os que reclamavam para o Louriçal o estatuto de concelho: é lá que está o segredo. Até a JS local dá cartas. E faz biscoitos gigantes. Além disso, olhando para os estatutos da Associação Recreativa "Critérios e Tradições" podemos sonhar com um regresso do Agro-Bodo: "a associação tem como fim o exercício das actividades de organização e exploração das festas do Louriçal, dinamização cultural e social, exploração e organização de eventos, nomeadamente agro-industriais e desportivos". Tem três sócios, que são simultaneamente dirigentes da mesma: António Calvete e o primo Rui Calvete (filho) e a deputada municipal Patrícia Carvalho. Não sei de que é que estão à espera para entregar o Bodo a quem sabe da poda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Paula Sofia Luz a formula não foi descoberta agora, está descoberta há muitos anos! Como eu disse fui elemento activo de várias comissões das festas do bodo e, no meu tempo, assim que terminavam as festas, começava-mos em pensar nas festas do ano seguinte e nos primeiros dias de JUNHO a publicidade das festas estava na rua . Recordo-me de um dia os ingressos terem esgotado e começamos a vender os cupões dos livros de ingresso como bilhete. Actualmente há crítica a mais, iniciativa a menos e o voluntariado inexistente!

      Eliminar
    2. Tô, tô Mário, boa noite.
      O primo do embuçado está bruto.
      Tu defende-te.
      Aquilo doeu-lhe.
      Já o cidadão não pode dar uma opinião que é, logo, tratado abaixo de cão.
      Valha-nos a Nossa Senhora da Boa Morte.
      Aguenta-te


      Eliminar
  5. O Quim dos Móveis faz de conta que não entende aquela "marmelada", onde os "medicis" das festas investem na "usura". Ao Quim acresce mais um rebanho de carneiros que, por um pouco de erva, correm para os verdes campos a berrar de felizes atrás do dono...

    ResponderEliminar
  6. Bom dia
    Caríssimos Marques e JGF não percebo nada disto, devo estar a ficar velho. Afinal quem é o primo do embuçado? será que é o mesmo que o Quim dos Móveis ? estão a escrever em código a conversa é só vossa? mijem direito cargo !

    ResponderEliminar
  7. Amiga e companheira Florzinha, boa noite.
    Carago!
    O Quim das Máquinnas e o Quim dos Móveis são ambos os dois a mesma pessoa que nada têm a ver contigo, Florzinha, outrossim e quiçá, mesmo, até têm a ver, é muito, com o embuçado ou com o seu primo, ou com a sua prima.
    É um desígnio de Deus.
    Deus te proteja, que a coisa está complicada.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.