9 de dezembro de 2015

Chã de Baixo a Freguesia

Numa nota de imprensa do gabinete de comunicação/propaganda da CMP, intitulada “Obras de construção do Centro Escolar de Vermoil já arrancaram” – belo titulo - pode ler-se: “O Centro Escolar de Vermoil está implantado no centro de gravidade da concentração da população a servir, distando de forma semelhante entre os principais núcleos urbanos da freguesia de Vermoil, encontrando-se numa zona de forte expansão urbana e com forte procura de habitação permanente”.
Ao ler isto, até o pombalense mais alheado destas coisas exclamará: estão a falar de quê? De Lisboa, de Paris, de Londres…?
Falar de núcleos urbanos em Vermoil é como falar em floresta no deserto, e classificar a Chã de Baixo como “uma zona de forte expansão urbana e com forte procura de habitação permanente” é como falar de vida no cemitério.
Quem redigiu esta “peça”, nunca visitou Vermoil – de certeza. Se o tivesse feito, não colaborava neste dislate, que desinforma em vez de informar, diz o que não pode ser dito e ignora o que deve ser dito. Saberia que Vermoil é uma terra que vive um sono profundo: nada ali muda, nada ali é novidade. Quem a viu nos anos 70, do século passado, e por lá se perde agora, encontra a mesma paisagem, o mesmo modo de vida, os mesmos costumes, a mesma religiosidade. Os comboios continuam a passar por lá, mas deixaram de apitar; porventura, para não perturbarem o sono profundo. Os sinos da Igreja continuam a tocar, mais para funerais do que para baptizados.
A situação de Vermoil não é muito diferente de outras freguesias do concelho. Mas o definhamento é mais evidente. É o resultado de muitas más escolhas, que obedeceram sempre ao mesmo critério: agradar a gregos e troianos. No final, desagradou a ambos.
A localização do Centro Escolar na Chã de Baixo é só mais um erro no percurso, com as mesmas consequências: perder garotos (população) para as freguesias limítrofes (e já tem tão poucos). 
“Onde não há visão as populações desaparecem”, já rezava a Bíblia. Mas, pelos vistos, até os beatos a levam pouco a sério.
Tão estranha decisão merece algumas questões:
Vermoil tem necessidade de um Centro Escolar? Ttem e vai ter crianças para ele?
Porque é que a junta mandou o Centro Escolar para Chã de Baixo? Pensa passar para lá a sede de freguesia? Ou parir mais uma freguesia?
Valha-nos Deus.

1 comentário:

  1. A Propaganda continua, só que agora de uma forma muito mais profissional, tanto é que a chefe de propaganda, no domingo na Guia, até foi elevada é categoria de "Entidade Oficial" com presença na mesa de honra e tudo... Este Concelho é um verdadeiro espectáculo...Mais o mais grave disto tudo é que o povo gosta e até tem "orgasmos" psicossomáticos ma presença de gente tão ilustre... Valha-nos a pilinha do menino Jesus que estamos numa época de perdição e que vale tudo para engraxar o ego.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.