13 de janeiro de 2016

Notícias da Etap (que há muito tempo não tínhamos)

                                                             Foto: Pombal Jornal
O título apareceu-me na minha timeline como um murro no estômago -  a metáfora que usamos em jornalismo para explicar como é que se prende um leitor logo à partida. E então fui ler a notícia, que na edição online do Pombal Jornal é acompanhada daquela foto soberba, ao estilo retrato de família, em que o número de alunos em causa está quase igual aos que fazem número como figurantes na fotografia. O presidente, o director e os discípulos dele são cinco, os alunos seis.
Ficamos então a saber que há seis alunos da ETAP que vão estagiar a França (em empresas locais, imaginamos nós) o que (estranhamente) acontece pela primeira vez em 25 anos. Quero acreditar que estes desenvolvimentos se devem à entrada [no capital da escola] daquele vasto naipe de empresas, que foi notícia no verão passado, pois que muitas estão a deslocalizar a sua mão-de-obra para fora, ainda que não propriamente para Bordéus. Mas essa é a parte boa da notícia. O lado mau é este provincianismo confrangedor que exibe a "mercadoria" agora "exportada", levando-nos a concluir que já não falta muito para que a notícia passe a ser qualquer coisa como o cão que mordeu o homem, em vez do homem que mordeu o cão. Nessa linha, fazia todo o sentido que também tivesse sido noticiado o jantar da Natal da escola, que aconteceu pela primeira vez em 25 anos. A não ser que, pelo número reduzido de presenças, não se justificasse a fotografia.

4 comentários:

  1. Dona Paula Sofia Luz aconselho-a a informar-se melhor sobre ser a primeira vez em 25 anos que existem estágios em França.
    Para sua informação já existiram estágios fora de Portugal e acredite que foi uma mais valia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor Sérgio: não sou eu que o digo. É a dita notícia. Faça lá chegar essa informação ao mensageiro.
      Fico contente que existam pessoas com memória, ainda ;)

      Eliminar
  2. Isso foi no tempo em que a política não era propaganda.

    ResponderEliminar
  3. O que era útil para o Concelho é que essas Empresas Francesas ou de qualquer ponto da Europa dita evoluída e civilizada, criassem empregos aqui no nosso Concelho. Porque serem os nossos trabalhadores a saírem do Concelho... só provoca mais desertificação. O Concelho de Pombal está moribundo... Estão mais Pombalenses a tomar café em Paris, do que em Pombal... Triste... muito triste... Até me admira o Eng. Marques não estar já a chorar.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.