21 de janeiro de 2016

O Renato

A informação foi passada: Renato Guardado, mestre em Arquitectura, vereador na CMP, é candidato à presidência da distrital da JSD.
O Renato é um rapaz apaixonado pela política, com um longo percurso de jota, que circunstâncias especiais fizeram vereador. Mas que ainda não é Vereador. 
Nietzsche afirmou que “pouquíssimas pessoas são capazes de inferir o efeito das circunstâncias em sua personalidade”, e - afirmo eu - no seu destino. Gostava que o Renato tivesse essa capacidade.
O Renato será, com certeza, o futuro presidente da distrital da JSD, mas tenho dúvidas que termine o mandato como Vereador.
O Renato é um rapaz a quem a sociedade concedeu um duplo privilégio: remuneração principesca (para a ausência de curriculum) e oportunidade de valorização profissional. Por isso, o Renato deveria ter a consciência da sua condição de privilegiado e das consequentes obrigações que a situação impõe.  

Tenho estima e consideração pelo Renato, por isso e pelas circunstâncias, tenho-lhe poupado, por aqui, alguns deslizes, contando que o rapaz precisa de tempo para crescer e ser aquilo que legitimamente ambiciona: Político. Mas convinha que tivesse a noção que o trajecto para objectivos ambiciosos não é rectilíneo.

8 comentários:

  1. Acredito, apesar de tudo (e do tanto que me descaiu na consideração nos últimos dias do seu mandato à frente da local jsd, alinhando num carreiro onde não esperava vê-lo) que é melhor deste naipe de jotas. Desejo-lhe sorte, porque vai precisar.

    ResponderEliminar
  2. Concordo Contigo, é seguramente o único JSD que me merece respeito. Os restantes... A maioria está la por vaidade, alguns por tentativa de "carreirismo" e ainda outros para irem ás Festas e engatar umas Jotinhas e algumas são bem giras.

    ResponderEliminar
  3. Não será possível à Sra Câmara ceder uma ex-escola - que esteja de “quarentena” ou mesmo abandonada – onde se possa instalar uma turma do Curso Intensivo de Boas Práticas?
    É que, o corpo docente e a respectiva Direcção, serão de alto gabarito já que, com o Lápis Azul,são mestres “aqui no pedaço”.
    Pimpão dos Santos

    ResponderEliminar
  4. Oh ZédaMaria,
    Deve saber do que fala.
    Mas aqui não há lápis-azul. Aqui há responsabilidade e regras claras.
    Por isso estamos cá há quase 8 anos, e cada vez com mais seguidores. O passado e o presente fala por nós.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro,
    Algum dia viu um “lápis Azul” ou não sabe – na prática - como é que funcionava? Por isso mesmo dormi (?!) uma noite na ex-PIDE. Apenas bastaram quatro linhas de texto.
    Tem toda a razão que já que, como julgo que saiba, que “cada qual é… como evidentemente” e, é responsável pelos seus próprios comportamentos e actos e que, a justiça funcione nos termos e locai próprio, doa a quem doer.
    Bem… nem para todos pois podem publicar tudo o que lhes vem à real gana, como ( Que os vereadores da CMP não servem para (quase) nada, já o sabíamos. Mas que nem para figurantes sirvam, é demais. A culpa não será deles.)

    Concordo que (Uma coisa é a existência do mal, outra a razão dessa existência. A existência do mal não pode ser negada, mas a maldade da existência do mal não pode ser aceite) e deve ser punida legalmente.
    Lembre-se que o Farpas é lido por muitos e seus familiares e amigos.
    Receba um abraço
    Pimpão dos Santos

    ResponderEliminar
  6. Caro Pimpão dos Santos,
    Gosto sempre de ser citado, mesmo por discordância.
    Aprecio sempre uma polémica, franca.
    As afirmações que citou são sobre a actuação política, e são lícitas porque assentes em factos.
    Não são agradáveis? Pois não. O Farpas não existe para passar mensagens cor-de-rosa. Para isso já existe por cá muita gente… Dos outros é que há muito poucos!

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Malho
    Obg.º por confirmar o que já pensava ser o seu perfil “Gosto sempre de ser citado, mesmo por discordância.
    Aprecio sempre uma polémica, franca” e “O Farpas não existe para passar mensagens cor-de-rosa. Para isso já existe por cá muita gente… Dos outros é que há muito poucos!”
    Quem sou eu para… o criticar?
    Fico ciente,que “O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
    Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselha-mo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
    Bons comentários” mas continuo a lutar pela minha liberdade do pensamento e de opinião.
    Abraço
    Pimpão dos Santos

    ResponderEliminar
  8. Mas aqui não precisa (de lutar) porque sempre a teve.
    Deixe-se dessas suspeitas, infundadas.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.