Vejo as imagens da manifestação de ontem, organizada pelo Movimento "em defesa da escola, ponto" que desfilam nos murais de muitos amigos.Tudo o que penso sobre o assunto já o disse neste post. A mim também me marcou muito o Instituto D. João V, mas isso não me tolda o pensamento. Revolta-me até às entranhas que muitos não consigam perceber a gravidade e a consequência dos seus actos. E isso vale sobretudo para os dirigentes locais (e regionais) do PS. Quando nas próximas autárquicas, o PSD colocar as unhas de fora, fazendo uso de todo o discurso anti-Governo, anti-PS, anti-esquerda, anti-cortes-nos-colégios-privados, vamos assistir àquele momento hilariante que acontece sempre que vestimos demasiado uma camisola: um dia ela vai à lavagem e encolhe, e depois fica bastante ridícula. Por enquanto são todos felizes, lado a lado, nas fotos. Partilham-se uns aos outros.
Foi com surpresa que assisti à defesa férrea feita por um antigo autarca e dirigente socialista de Pombal, do patrão e dos colégios privados (está tudo aqui, a partir do minuto '25). É com surpresa que assisto às tomadas de posição públicas de dirigentes actuais do que resta do PS em Pombal, numa clara oposição à corajosa medida deste frágil Governo.
É verdade que, lá diz o povo, "ideologia cada um tem a sua". E esta é uma questão ideológica, sim, que defende um serviço público em vez de coutadas privadas. Se dúvidas houvesse, veja-se a partidarização feita de imediato, enrolando nesse abraço todos os que se deixaram levar. E ainda faltava Assunção Cristas, líder do CDS, num momento infeliz, sugerir ao Estado sacrificar as escolas públicas.
Com amigos destes, o PS não precisa de inimigos.
PERGUNTA DO DIA (SITE DO SAPO)
ResponderEliminarNa sua opinião, o que deve fazer o Governo na polémica do financiamento aos colégios privados?
Mais informações
Participou nesta votação.
Recuar nesta decisão.:1964 votos
16%
Manter a estratégia de privilegiar a escola pública.:9816 votos
78%
Não sei/Não respondo.:837 votos
Na minha opinião, acho que no caso dos colégios do concelho de Pombal a resolução foi bem tomada pois nos locais onde existem esses colégios não ha oferta pública. Eu votei a favor na ultima AM de Pombal sobre este assunto e mantenho a minha posição. Em alguns locais, nomeadamente nas grande Cidades em que nalguns colégios os alunos eram seleccionados e o Zé povinho pagava para o menino chique-e-bem poder frequentar gratuitamente. Acho que cada colégio é um caso e por essa razão não fui fazer numero para a manifestação, alem de achar que todos os Colégios do nosso Concelho tem direito a manter os seus direitos e deveres intactos.
Caro Roque,
ResponderEliminarQuando me perguntam qual a cor que mais gosto, a minha resposta é imediata: amarelo. Como sou comuna e do Sporting, acabo por ter simpatia por quase todo o arco-íris. Nas cores é assim. Podemos gostar de todas, conforme a ocasião.
Na política - na política séria - já não é bem assim. Quem não tiver ideias claras sobre o modelo de organização social em que acredita, quem não tiver convicções firmes e coragem para as defender (por muito que isso possa ir contra os seus interesses pessoais ou dos seus mais próximos), engana quem nele confiou o seu voto. O problema é que muitos dos que exercem a actividade política regem a sua acção por critérios de popularidade, na lógica das redes sociais, deixando a pluralidade de ideias ser dominada pela ditadura do "like".
Abraço,
Adérito
Ou do interesse particular, Adérito. Talvez o melhor fosse começar por aí: perguntar às pessoas o que é o socialismo, por exemplo.
EliminarQuem tenha chegado ao socialismo recentemente tem desculpa para não saber, certo? :)
EliminarQuem tenha chegado recentemente deveria saber melhor ainda, Nuno...se acaso for socialista :)
EliminarCerto e errado. Certo se for um adolescente (ou ex-adolescente); errado se for um(a) adulto(a) vingado(a).
EliminarE depende ainda de onde vêm. Se vierem de onde o Willy Brandt dizia que vinham os bons socialistas/ sociais-democratas, tudo bem. Se vêm do outro lado ou de lugar desconhecido, é de desconfiar.
Mas a esmagadora dos socialistas actuais desconhecem quem foi Willy Brandt, e o seu papel na génese do PS.
Hoje houve Conselho Municipal da educação, era óbvio que este assunto ia ser tratado.
ResponderEliminarEngraçado. Os directores dos colégios defenderam a sua causa. Os directores das escolas públicas não, calaram-se: um saiu, o outro e a senhora recusaram discutir.
Se calhar estes directores também estiveram na manif da camisola amarela.
Vasco
Vasco, não estiveram mas esta é a terra em que o respeitinho é muito lindo. Essa reunião decorria na Câmara, cujo presidente continua sem pôr os pés no conselho geral (transitório) do maior agrupamento do concelho. É melhor prevenir...
EliminarNão vale a pena perguntar a quem não tem nada para dizer, Paula.
ResponderEliminarA maioria dos políticos que temos por aí, nomeadamente os que se dizem de esquerda, têm a mesma dificuldade em justificar porque são de determinado partido ou de determinado clube.