7 de janeiro de 2017

Mário Soares

Mário Soares partiu. Viveu uma vida cheia e encheu a vidas de várias gerações. O País deve-lhe muito; por isso, rende-lhe, neste momento, uma justa homenagem. Não é uma homenagem consensual, nem o poderia ser: Mário Soares nunca foi consensual e nunca procurou sê-lo. Há uma direita radical, revanchista, sectária, saudosista que tem raiva a Mário Soares, que nunca lhe perdoou o papel decisivo que teve no pós-revolução, nomeadamente na descolonização. A esquerda radical também lhe teve ódio, mas soube vencê-lo.
Não sei sintetizar melhor o percurso político de Mário Soares do que a forma como o fez (há mais de uma década) Vasco Pulido Valente (insuspeito esquerdista): “Mário Soares fez mais do que ninguém. Liquidou como pôde a ilusão do Império. Foi o fundador da democracia portuguesa contra o Partido Comunista e a tutela do exército. Levou o país para uma "Europa" a que ele sempre desejara pertencer. Presidiu a um "progresso material" (e "social") sem paralelo em toda a nossa história”. E fez tudo isto no período ideologicamente mais conturbado do sec. XX - o pós-Guerra-Fria – porque esteve sempre do lado certo em três valores fundamentais: Liberdade, Democracia e Europa. Pouquíssimos políticos, em Portugal e na Europa, se podem gabar disso.
Obrigado Mário Soares.

2 comentários:

  1. Hoje foi dia de os fascistas sairem da toca...Graças a Soares e outros que lutaram contra o estado novo, que estes fachos tem a liberdade para até gritarem impropérios. Faleceu o ultimo dos grandes politicos portugueses do sec. XX. Sá Carneiro, Alvaro Cunhal, Mário Soares...RIP

    ResponderEliminar
  2. Eu não devo nada, mas rigorosamente nada a este Senhor, sempre paguei o meu IRS a tempo e horas, nunca lhe quis mal, e também sei que recebeu muito dinheiro pelo Dossier MACAU, dinheiro esse entregue por um Coronel Holandês e também da CIA, portanto pagou-se pelos seus serviços que prestou a Portugal. Portugal apenas lhe deve fazer um funeral DIGNO, não lhe deve nada:

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.