28 de janeiro de 2017

O regresso de Narciso

Foto: facebook da candidatura. Narciso ladeado por Ofélia Moleiro (que deverá ser cabeça de lista à Assembleia Municipal) e Rodrigues Marques, que há-de ser o que Deus quiser nesta campanha.

Depois de apresentada a candidatura independente, ontem ao final do dia, no velho auditório da Caixa Agrícola, Narciso Mota está lançado. 
Foi um evento e tanto, aquele: sala cheia, propícia à melhor crónica de costumes. Narciso esteve igual a ele próprio, provando aquilo que já se sabia - vale tanto sozinho como encostado ao PSD, do qual, de resto, já se desfiliou. Falta-lhe máquina, como ficou provado no discurso escrito mas pobre, por exemplo, mas sobra-lhe autenticidade, tal como mostrou no momento de perguntas e respostas aos jornalistas (sim, aquilo era uma conferência de imprensa). E não lhe falta povo. Na sala havia de tudo - empresários, autarcas, ex-autarcas, apoiantes, curiosos, medrosos e outras espécies - mas era sobretudo a populaça que ali estava, para o aplaudir genuinamente, mesmo tendo em conta que uma grande maioria do eleitorado ainda não sabe desta candidatura. Os que o rodeiam talvez não saibam que há uma parte deste concelho que não vive na net. É por isso que a apresentação de ontem foi mesmo o tiro de partida. A partir de agora a luta vai endurecer. Do lado do PSD (que é como que diz de Diogo Mateus e de Pedro Pimpão, que vivem disto) virá muito chumbo grosso, sob as mais variadas formas. Mas os estilhaços desta bomba chamada Narciso hão-de chegar também ao PS. Mais: o tempo e os votos dirão a quem roubará mais esta candidatura independente. Por isso, a presença massiva dos dirigentes e eleitos socialistas na apresentação de ontem é só desperdício. 
Como o CDS continua em banho-maria, não sabemos ainda os danos colaterais que (também aí) provocará este "Pombal Humano". Já que a carne está quase toda no assador, agora e ver se Narciso tem brasas suficientes para a manter nos próximos meses. Mas uma coisa certa: na história de Pombal há um antes e um depois destas autárquicas, pois que não restará pedra sobre pedra da muralha laranja que aqui se ergue vai para um quarto de século. Por ironia do destino, o mesmo 'cavalo de Tróia' que elevou o partido, pode bem ser aquele que o vai afundar. Ou como dizia, numa noite de eleições, há muitos anos, um actor político que já cá não está, "um dia vão-se digladiar uns aos outros".

5 comentários:

  1. Paula, bom tiro de partida - temos candidato e poderemos ter presidente. O melhor do evento foi a fase do homem no arame (no período das perguntas e respostas): sereno, esclarecedor, e com indirectas certas e venenosas.
    E a organização e o cenário não ajudou nada.
    O poder que se cuide; e os outros adversários deem corda- aos- sapatos, senão verão o Convento de Santo António pelo canudo.

    ResponderEliminar
  2. Sinto mesmo muita pena que o dinheiro que Pombal teve nos últimos 3 mandatos de Narciso não tenham tirado Pombal duma segunda grande vaga de migração, com um deserto no investimento industrial, fraca participação social e empobrecimento dos factores competitivos. É uma dor pessoal ver que a terra que eu deixei não percebeu isto e ainda quer mais deste "terceira fila" da política nacional.

    ResponderEliminar
  3. Paula Sofia, sempre admirei o teu poder de síntese e o teu olhar assertivo sobre a politica Pombalense. Mais uma vez conseguiste num simples texto dizer tanto. Narciso é do povo e o povo é de Narciso. O povo entende aquela linguagem emotiva e podes ter a certeza que Pombal voltará a ser Humano, e o seu Presidente voltará a ser um dos do povo e não um sangue azul do Cardal. Por muito que o João Pimpão se esforce a corrigir os tiques de Sobranceria do Príncipe, o povo já encontrou novamente o seu eleito. Narciso é o povo, Narciso vem do mundo do trabalho, Narciso não tem alergia ao suor e a mal-vestidos. Pombal-Humano senão cometer erros primários será imparavel

    ResponderEliminar
  4. Como diz a postuladora e bem: O tiro de partida está dado!
    Não estive no local nas, pelo que ouvi na rádio, o discurso do Sr. Engº Narciso Mota , sempre muito terra a terra, deixou transparecer que continua com um capital político muito grande e que a sua candidatura é movida apenas com um intuito de vingança e nunca se afirmou no seu discurso que acima de tudo estaria POMBAL. Esta leitura faço-a por diversas fazes do seu discurso e acima de tudo quando diz só quero fazer um mandato, ainda, um dos apoiantes do Sr. Engº Narciso afirmou em directo que o quiosque masi conhecido por cagadeira foi mal destruído. Com esta clivagem no PSD há apenas uma candidatura que vai sair beneficiada: a candidatura do ENGº Jorge Claro, que à partida têm 3 vereadores garantidos os outros 6 no mínimo vão ser divididos pelo PSD e por Narciso Mota. Resta-nos aguardar e ver se o PSD faz algum comunicado a demarcar-se da candidatura do Engº Narciso Mota e se o fizer que conteúdo trás para a rua. Pombal só têm a ganhar com candidaturas transparentes e sem terrorismo politico.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.