22 de setembro de 2017

A propósito da sondagem do JL/IPOM

As sondagens são ferramentas necessárias à acção política e essenciais para a condução das campanhas eleitorais; sem elas, navega-se sem instrumentos. Mas não são inócuas: não influenciam todos da mesma forma e no mesmo sentido - mesmo as verdadeiras.
A sondagem do JL/IPOM parece uma sondagem bem-feita, feita por quem sabe fazê-las. Coloca o PSD próximo do Olimpo (maioria absoluta) o que permite a criação de uma dinâmica de vitória, que não existe, nem nascerá; coloca o desafiador – NMPH - a uma distância que, a poucos dias das eleições, o afasta da discussão pela vitória (como Diogo Mateus já refere na campanha), e por isso, desanima; “mata” o CDS, partido que, pela direita, mais votos pode retirar ao PSD.
Alguém acredita que o CDS, que apresenta listas a todas os órgãos autárquicos, só terá 1,5% (cerca de 380 votos) como lhe é atribuído na sondagem? Ou seja: alguém acredita que só metade dos candidatos do CDS, ou um quarto dos candidatos e respectivo cônjuge, vota na própria lista?
Há ainda outro dado que reforça a desconfiança na sondagem: 43% de indecisos ou que não responderam – um truque ilibador.

PS: No Porto, o Jornal de Notícias/UC dá Rui Moreira e o PS empatados, com 34% e 33% respectivamente. O Jornal de Negócios/Aximate dá Rui Moreira próximo da maioria absoluta com 39,9% e o PS com 20,8% - 19,1 pts percentuais de diferença. Esta diferença abissal, entre duas sondagens, sobre o mesmo universo e na mesma altura, não é justificável tecnicamente.

4 comentários:

  1. É muito difícil antecipar o efeito da divulgação de sondagens no voto dos eleitores. E acho que uma diferença inferior a 5%, quando mais de 30% dos entrevistados se declaram indecisos, não afasta ninguém da discussão pela vitória.
    Acredito que seria possível argumentar precisamente o contrário do que é feito neste post, de que os resultados desta sondagem são melhores para o NMPH do que muitos dos seus potenciais votantes esperariam e que por isso seria criado a ideia de que ainda é possível derrotar o Presidente atual.
    Há um resultado que eu gostava de ver nas sondagens e que provavelmente só irei conhecer na noite de 1 de Outubro: quantos votos a mais vai ter o PSD na Junta de Freguesia de Pombal comparado com a votação na freguesia para a Câmara Municipal?

    ResponderEliminar
  2. L. Parreira,
    Concordo que, em termos genéricos, é difícil avaliar o efeito das sondagens no voto. Não tanto o efeito de determinadas sondagens, nomeadamente o de uma que dá uma força próxima da vitória ou maioria absoluta, logicamente beneficia essa força.
    Discordo quando afirmas que 5 pts % não afasta ninguém da vitória, nestas circunstâncias - a uma semana (ou mesmo duas) das eleições. Qualquer Marketer político ou politólogo considera que 5 pts % são irrecuperáveis a uma ou duas semanas das eleições, a não ser que aconteçam factos anormais/imprevistos.
    Colocas bem a questão (curiosa) sobre quantos votos a MAIS vai ter o PSD na JFP comparado com a votação na freguesia para a CM. Que vai ter mais, vai (provavelmente); o quanto mais é que vai dizer muito…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Adelino Malho
      De facto há uma impossibilidade técnica e humana de recuperar 5 pontos percentuais a uma semana das eleições. Para corrigir os aludidos 5 pontos percentuais a uma semana das eleições seria necessário redireccionar a campanha, para o efeito, seria necessário e estudar o que foi feito e o que faltava fazer e isso é impossível neste lapso de tempo. Quanto aos 380 votos do CDS uma questão é a eleição do Sr. presidente da Câmara e outra é a eleição dos Senhores presidentes de Junta, felizmente o concelho de Pombal já têm um eleitorado esclarecido capaz de saber escolher um autarca pela sua competência e não só pela sigla partidária, ou seja; vai votar a junta CDS e para a Câmara Diogo Mateus, o dito voto útil. É esta a leitura que se pode fazer também !

      Eliminar
  3. Estas Sondagens foram tipo Fato-á medida. Não acredito nestes valores e no próximo domingo o meu palpite de 4+3+2 ou mesmo 3+3+3 será muito mais perto da realidade que este 4+4+1. O PS tem um eleitorado fixo de 25% a 26% e não acredito que num valor mais baixo. Seria o caos total no PS local.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.