4 de setembro de 2017

A propósito das falsas indignações

O Homem doente (doente de espírito, doente de valores e doente de vida), do final da Idade Moderna, que Nietzsche caracterizou e os artistas do movimento Modernista retrataram, foi o que protagonizou, umas décadas depois, os maiores horrores e desgraças da história recente. O Homem contemporâneo (dos nossos dias) não é melhor, padece das mesmas doenças: fraca energia vital (potência), mais apreciador da boa reputação do que do sentimento de poder, dormente, fraco, fútil, covarde, sonhador débil desfocado da realidade ou negador de parte dela, portador do sentimento de culpa e de pecado, crente na redenção ou em amanhãs que cantam, profeta e justiceiro ao serviço da moral pitoresca ou de causas perdidas, mero reflexo da espécie humana, que não age, reage por estados de alma, coleccionador de desgostos e depressões, que se indigna com o marginal e despreza o essencial da vida: o prazer, os sentidos, a potência, a criação.
Vivemos um tempo em que o Homem doente – maioritário - quer impor o seu padrão de vida, um padrão que nivela por baixo, onde o comportamento medíocre é promovido e promove, onde se recrimina o prazer, a exaltação, a volúpia, o sexo, se abafam diferenças, tons, estilos, se procura igualar o inigualável: essências, pessoas, géneros, etc.

2 comentários:

  1. O retrocesso a que assistimos em tantas áreas nota-se também aqui, Adelino Malho. Eu cá (que não sou adepta do estilo do cartoon, como sabes) partilho da opinião do Gonçalo Pessa, no que ao modo/gosto de vestir diz respeito. E por isso mesmo fixei atenções na mensagem. Outros preferem ignorá-la, e concentrar energias nas formas, em vez dos conteúdos. Retive a última frase do segundo post: "isto é muito beato e marialva, não tem futuro nenhum". Os comentários provam isso mesmo. Continuamos para bingo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mais, é de uma pessoa se atirar para o chão a rir ver tanto equívoco entre machismo/feminismo e outros conceitos. Mas como opinião cada um tem a sua...

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.