20 de setembro de 2017

O que mostraram os candidatos à junta de Pombal

Os debates – melhor dito, os monólogos - entre os candidatos à junta de freguesia de Pombal (só) serviram para mostrar o desajuste entre o perfil dos candidatos e as atribuições do cargo. Uma parte do desajuste advém da discutível utilidade das juntas de freguesia, nomeadamente da junta sede do concelho; outra provém do perfil e das motivações dos candidatos. Há candidatos impreparados para o cargo, e há outros que preferem ignorar as atribuições do cargo porque se consideram bons demais para ele. Perante o desajuste congénito, os candidatos adoptaram um registo muito tuga: falam do que não são responsáveis - do que é da competência da câmara e (até) do governo - e não falam do que é da responsabilidade do cargo a que se candidatam. Era conveniente que descessem ao concreto, ao campo de acção da junta; ajudavam-se e poderiam ajudar.
O Pedro Pimpão (PSD) disse-se apaixonado pela terra e afirmou que (em) Pombal (tudo) é extraordinário. Como ainda não se descobriu como melhorar o notável e o extraordinário, manda a prudência que não o deixem estragar isto, que o mantenham como deputado da Nação.
O Anibal Cardona está como candidato à junta mas tem a cabeça na câmara. Por isso, quando lhe pediram que falasse sobre as atribuições e competências da junta, discorreu dez minutos seguidos sobre estratégia, proposta de valor, processos, liderança; e nada sobre a questão. É bom demais para a junta.
O Eduardo Carrasqueira mostrou que não sabe bem o que é junta. Limitou-se a debitar banalidades e histórias de vida; quando a memória o traiu leu as intenções do cardápio.
A Sílvia João ainda não percebeu o papel que representa. Respondeu sempre com superficialidades que não adiantam nem atrasam.
O António “Calvário” mostrou que sabe e conhece a realidade local das obras e saneamento. É o típico especialista que só conhece o martelo e, por isso, acha que todos os problemas se resolvem pregando pregos. Na câmara daria um bom encarregado ou ministro das obras e saneamento.

1 comentário:

  1. Debates com mais de 3 Candidatos não têm eficácia nenhuma. Devia haver um debate com os únicos que se Candidatam ao lugar de Presidente da Junta de Pombal: O Anibal Cardona e o Pedro Pimpão. Os restantes estão a concorrer para serem eleitos para a AF.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.