10 de setembro de 2017

Provar do próprio veneno


Narciso Mota dispensa palavras na hora de descrever como foi a sua governação. Betão, alcatrão e pouco mais é o que se pode dizer dos tempos deste ex autarca que está convencido que vai voltar às lides.

Sempre que se aproximavam as eleições eis que surgiam quase miraculosamente tapetes de alcatrão, já que essa é uma das mais belas formas de garantir votos. Alcatrão e manilhas e afins, é a fórmula pouco secreta de boa parte dos autarcas. E os cidadãos, diga-se, são pouco exigentes, já que ao invés de pugnarem pelo ordenamento do território, por um urbanismo pensado para a qualidade de vida, e outras “coisas” mais, importantes, "vendem-se" facilmente por umas canetas e um tapete de alcatrão à porta de casa.
Narciso Mota usufruiu desta fórmula mágica, fazendo um bom uso dela durante muitos anos, mas, e agora, que está numa posição desfavorável, queixa-se do Município de Pombal, que, imagine-se, fez precisamente o que ele fez enquanto esteve ao leme daquele município, tal como consta nos anais da história pombalense. Objectivamente fez queixa de quem foi o seu delfim, o qual seguiu à risca o que viu durante esse tempo vivido num segundo plano. É quase que como uma ironia suprema pombalense, o feitiço virar-se contra o próprio feiticeiro.
Como diz aquele velho ditado popular, Narciso Mota está a provar do próprio veneno, e parece que não está a gostar nada, dada as queixas da sua candidatura à CNE. Quem diria, quem mais promoveu a politica do alcatrão em Pombal faz agora queixinhas da... política do alcatrão.
Tem a sua graça... Numa notícia do Jornal Terras de Sicó, fala em imediatismo, nas decisões de curto prazo, pensando que a malta se esquece do que ele fez. Pensa que basta passar uma esponja no que não lhe interessa nesta fase e acredita que basta meter um slogan humanizado, diga-se muito contraditório e inconsequente, para a malta voltar a votar nele. É por estas e por outras que as palavras de muitos autarcas valem o que valem."

Farpas Convidadas: João Paulo Forte (Blogger: http://www.azinheiragate.blogspot.com/)

8 comentários:

  1. Amigo e camarada João Paulo Forte, estive a fisgar o seu blog http://azinheiragate.blogspot.com/ .
    Nada vi de especial e muito menos sítio onde colocar um comentário.
    Só vi um cardo e papoilas. Serão de ópio? Pensava eu que era a erva de Santa-Maria.
    Ignorância minha, reconheço.
    Se o master do Farpas estiver de bom humor faz publicar este comentário, por omissão à hipótese de ser no seu.
    Só os desígnios do Senhor ditarão.
    Mas mergulhemos na coisa.
    Há camaradas muito distraídos e, como o camarada, falam que o Engº Narciso Mota só tratou de alcatrão e manilhas nos 20 anos em que esteve à frente da Câmara Municipal de Pombal.
    E que agora critica o seu sucessor pelo mesmo pecadilho.
    Vamos ver.
    Não percebi muito bem essa da cicuta, mas dou de barato.
    Camarada, o pecado do Engº Narciso Mota foi, mesmo, o de não fazer mais alcatrão.
    Onde? Pergunta e pergunta muito bem.
    Na circular externa à cidade de Pombal, na circular à povoação de Albergaria dos Doze (com terrenos expropriados pela REFER, mas a pagar pela autarquia), na ligação do IC8 ao IC1, nas Meirinhas, nos Caminhos de Fátima.
    Mas fez a Estrada do Atlântico e requalificou a EN 237, a 1-8…
    Mas fez Centros Escolares, Creches, Pavilhões Gimnodesportivos, Lares, Centros de Dia, Quartéis dos Bombeiros (Pombal e Guia), Campos de Futebol relvados, parques industriais (Abiul (privado), Guia e Louriçal) e mais o quê?… Ajude-me, por favor.
    É preciso andar mesmo muito distraído.
    Saúde e Fraternidade

    ResponderEliminar
  2. Amigo Rodrigues Marques, não compreendo porque é que me trata por camarada, primeiro porque não me conhece e depois porque não sou comunista. Não tenho qualquer filiação partidária. Já agora, porque é que trata o Sr Narciso Mota por Engenheiro e me trata apenas por João Forte? Por acaso é assim que eu gosto de ser tratado pelos meus amigos e conhecidos, mas fica a ideia que o seu tratamento é diferenciado, algo que me preocupa de alguma forma.
    Agradeço que tenha fisgado o meu blogue. Se não viu de especial é consigo, gostos não se discutem. O blogue é sobre património da região de Sicó e não sobre politica, porventura será algo que não estava à espera. Quanto ao sítio onde colocar o comentário, anda muito desatento, pois em cada comentário existe o sítio próprio onde o pode fazer. Fica a ideia que não se deu ao trabalho de analisar os conteúdos do blogue e o espaço de comentários. Não se deu igualmente ao trabalho de ver a imagem onde além do cardo e das papoilas (?), aparecem carvalhos cerquinhos, nuvens, e o céu azul. Anda muito desatento amigo Rodrigo Marques.
    Tenho pena que não se tenha dado ao trabalho de ler e interpretar o que eu escrevi. Sim, dá trabalho ler e interpretar. Se o fizesse, livre de ideologias e preconceitos, saberia do que eu quis falar. Sobre as estradas que refere e as infraestruturas que destacou, sabe que foram feitas de alcatrão e betão, certo? Faltam aí umas outras infraestruturas que não foram propriamente um sucesso. Porque não referiu o betão, que eu referi no comentário? Curioso... Sobre o quartel dos bombeiros de Pombal, sabe o que lhe aconteceu aquando das cheias, certo? Chama-se a isso mau planeamento. Sabe o que potenciou as cheias de há uns anos? Isso mesmo, betão e alcatrão, que impermeabilizam o solo. Se precisar de ajuda terei todo o gosto em ajudá-lo a interpretar tudo o que referi, longe de ideologias, politiquices e preconceitos. E olhe que questões como esta são a minha especialidade. Caso não saiba quem sou e o que faço, tem também o meu currículo disponível no blogue. Assim já será mais difícil o amigo andar distraído.
    Os meus respeitosos cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Senhor Professor Dr. (ou Doutor, se já tiver Cátedra) João Paulo Forte, boa tarde.
      Não entendo por que é que relacionou o tratamento de camarada com o Partido Comunista.
      Os nazis tratam-se por camaradas, pronto.
      Saiba que eu:
      “Não sou esperto, nem burro
      Nem mal, nem bem nem educado,
      Sou apenas o produto
      Do meio onde fui criado.”
      E assim, estou habituado a usar os títulos académicos, dado que nada tenho contra os doutores e os engenheiros, pronto.
      Mas gostaria de saber o que é que o move contra o meu amigo Narciso Mota ao ponto de lhe desejar a morte com cicuta ou com estricnina, com que Mário de Sá Carneiro se suicidou e fez o seu próprio réquiem?

      “Quando eu morrer batam em latas,
      Rompam aos saltos e aos pinotes,
      Façam estalar no ar chicotes,
      Chamem palhaços e acrobatas!

      Que o meu caixão vá sobre um burro
      Ajaezado à andaluza...
      A um morto nada se recusa,
      Eu quero por força ir de burro.”

      Fala em betão. Qual betão? O do edifício da Biblioteca Municipal?
      Quanto ao planeamento deve estar a brincar.
      Se alguém reviu o PDM de Pombal, executou os PU nas sedes das freguesias, colaborou com a realização do cadastro rural e urbano nas freguesias, por exemplo na de Albergaria foi o Engº Narciso Mota.
      E, agora, fala-se tanto nos cadastros… Pronto.
      Por que é que o meu amigo não se candidata a qualquer coisita?
      Saúde e Fraternidade

      Eliminar
  3. No próximo dia 01-10, nada ficará igual em Pombal. Dada a grande probabilidade de não existir maioria absoluta por parte de nenhuma força politica, terão que se fazer coligações. Dada a postura do PSD estes últimos anos não creio que algum Partido ou mesmo o movimento NMPH se alie ao projecto de D. Diogo e as suas clementinas. Só se perderem a verticalidade. Considero que da parte da lista de Narciso Mota, como da lista de Jorge Claro as pessoas possuem coluna vertebral e não irão fazer acordos com o PSD. O único projecto viável será mesmo uma coligação entre o NMPH e o PS para conduzir Pombal a 4 anos de um mandato tranquilo e com desenvolvimento para todo o Concelho. São estes factores que os eleitores devem ponderar bem na hora de colocar a cruz no boletim de Voto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula Sofia...Eu ainda confio no facto das pessoas terem coluna dorsal e não pensarem somente em defender o seu umbigo. Porque depois de tudo o que temos visto, se algum dos Vereadores eleitos pelo PS ou NMPH viabilizar o projecto de D. Diogo e as suas "clementinas" era sinal que tínhamos batido no fundo em termos de dignidade politica.

      Eliminar
  4. O Sr. Roque ao pensar pequeno pensa Geringonça, têm andado a ver filmes da Pantera cor de Rosa ? Então o Sr. não sabe que ao votar nas autárquicas está a escolher um Sr. presidente de câmara ou um Sr. presidente de Junta? Sr Roque o único local possível para Geringonça será na Assembleia Municipal, onde o seu presidente será escolhido num colégio eleitoral, por votação directa dos eleitos locais!

    ResponderEliminar
  5. Sr. José do Trasso, eu nem sequer estou a colocar isso em causa...Quem ganhar as eleições é Presidente de Camara. O que eu vou estou a dizer é que sem maiorias tem de haver acordos e eles são impossíveis de fazer com o actual PSD ( prepotente e arrogante) portanto o povo tem de votar com isso na consciência.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.