14 de fevereiro de 2019

Política para a bandeira

O PSD administra a Câmara Municipal de Pombal (CMP) há sete mandatos consecutivos (quase três décadas). Sete mandatos é muito tempo e muito dinheiro. O PSD tem obra feita: muita infraestrutura, muito equipamento, muita benfeitoria, muito subsídio, muito emprego, muito prémio, muita bandeira, etc. Que fez muito não há dúvida; falta saber se fez bem – há primeira vista sim, porque nem a oposição se manifesta. Mas importa olhar para além das aparências.
Fazer muito não é difícil - basta ter recursos, e eles abundaram por via do Orçamento de Estado, Fundos Comunitários e Receitas Próprias. Difícil é fazer bem, fazer melhor - fazer melhor é aquilo que é mais difícil de fazer. O PSD, tanto com Narciso Mota como com Diogo Mateus, limitou-se a fazer o mais fácil – infraestruturas, equipamentos e benfeitorias – e a comprar consciências – subsídios, empregos, prémios, bandeiras. Em política mais é menos, o mais fácil é o pior, o mais imediato é o mais efémero. Resultado: o concelho, em vez de crescer, definhou; em vez enriquecer, empobreceu; em vez de florescer, envelheceu. Mas está bem colocado nos rankings da “feira de vaidades” - ganhou prémios, conquistou bandeiras.
No reinado de Narciso Mota, Diogo Mateus ganhou o rótulo do rigor – sobressaiu facilmente no meio do improviso -; no seu é a imagem da política da aparência e da propaganda - para o prémio, para bandeira, para a imagem.
A obsessão pelos prémios é tanta, e é tão fácil obtê-los, que a CMP obtém posições de destaque – e ganha prémios e bandeiras – onde tem mau desempenho. O lugar de destaque na Eficiência e Sustentabilidade Financeira no Anuário Financeira dos Municípios exemplifica bem o quadro. Questão que, pelo que revela e pela sua relevância, merece post próprio.

1 comentário:

  1. Este Concelho anda a pão e circo desde 1993...Tem funcionado e o povo gosta. Está cada vez mais atrasado, mais pobre e mais desertificado. O povo está somente interessado nos festivais das sopas, nos porcos no espeto, nas tasquinhas, no Graciano Ricardo... e VOTA ALEGREMENTE NA SETA. Então está tudo bem assim. Quem não gostar que mude de residência...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.