3 de maio de 2019

O Adelino, o processo e o socialismo na gaveta

As notícias de ontem colocaram Adelino Mendes nas bocas do mundo. Provavelmente, muitos antes, ele próprio se colocou na boca do lobo. 
Caberá aos tribunais julgar o caso e apurar a veracidade de factos, a existência de provas. Mas não deixa de ser curiosa a proliferação de abutres, prontos a condená-lo, à partida. Muitos vindos de dentro do PS. Aliás...há aqui um dado igualmente curioso: num processo com 73 arguidos, entre pessoas e empresas (pelo menos uma de Pombal), ninguém acha estranho que apenas um único nome (o dele) seja revelado?...
Este é um caso que fará correr muita tinta. Ainda que, politicamente, esteja arrumado: Adelino Mendes acabou ontem para a vida política. Sabia disso. E por isso demitiu-se na véspera.

2 comentários:

  1. A Empresa é que anda a ser investigada. O Adelino foi simplesmente vitima de ser Vice-Presidente de uma empresa que já andava a ser investigada por factos antes da sua entrada. Isto tudo não passa duma Cabala politica logo numa altura que ele iria certamente substituir a DRª Margarida Marques na A.R. Isto é uma vergonha, tentar denegrir uma pessoa que sempre se pautou por princípios de integridade e honestidade.Isto é o grau mais baixo da politica.

    ResponderEliminar
  2. Lamento:

    Lamento que um conterrâneo seja suspeito de irregularidades.

    Lamento o habitual regozijo de muitos com a desgraça alheia.

    Lamento a condenação em praça pública de algo que ainda nem se sabe do que se trata nem da respectiva comprovação no local próprio.

    Lamento ainda mais se se vier a comprovar efetiva responsabilidade em atos ilícitos.

    Não lamento as penalidades legais e as consequências políticas e de carreira caso se venham a provar culpas efetivas.

    Mas diz-se “vox populi”: Quando um homem está na mó de baixo até os cães lhe mijam em cima! Verdade mas injusto.

    É tempo de deixarmos de ladrar e principalmente de rosnar ao primeiro osso que nos aparece.

    Conheço superficialmente o visado, defendemos opções políticas distintas mas sempre convivemos respeitosamente na mesma sociedade.

    Nestes momentos manda a tolerância, a piedade, a humanidade e até a humildade, aqueles valores que muitos repetem nos templos mas que poucos adotam na vida, que se privilegie o benefício da dúvida ao visado, que se lhe dê espaço para uma justa defesa e que não se lhe recuse a dignidade social a que todos temos direito.

    Geralmente rejeitamos estes casos escaldantes com receio de nos queimarmos, mas eu tenho esta mania, esta capa de Teflon na personalidade, também chamada verticalidade de princípios e coragem para os manter em qualquer circunstância sem receio de aderências comprometedoras, que me obrigam a não ostracizar ninguém para ainda não tornar mais difícil a existência aos visados.

    Se se provar que está inocente pergunto eu: A sua carreira política estará ainda assim acabada? Ou só suspensa?

    Caro Adelino aqui lhe deixo umas “farpas de bico rombo” em jeito de consolo com a garantia que de mim, e espero eu que de mais alguns, jamais receberá um tratamento farisaico.

    Dentro do horizonte negro que se anuncia desejo-lhe o maior sucesso e também a maior coragem e dignidade para assumir as consequências no caso de se comprovarem responsabilidades.

    Um muito humano abraço.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.