18 de junho de 2010

José Saramago (1922-2010)


Foto de Céu Guarda 

A 6 de Dezembro de 1998, José Saramago escreveu: “Nós estamos a assistir ao que chamaria de morte do cidadão e, no seu lugar, o que temos, e cada vez mais, é o cliente. Agora já ninguém te pergunta o que pensas, agora perguntam-te que marca de carro, de roupa, de gravata tens, quanto ganhas…”. Como o Farpas pretende ser um espaço de exercício da cidadania, lembro essa grande figura da cultura universal. Hoje, no dia da sua morte. 

9 comentários:

  1. Goste-se ou não, hoje faleceu um GRANDE ESCRITOR E PRÉMIO NOBEL DE LITERATURA.Não sou grande admirador da sua forma de exprimir a sua escrita, mas o JOSÉ SARAMAGO, deixa uma marca indelével na LITERATURA PORTUGUESA.

    ResponderEliminar
  2. Não embarco nos elogios facéis (embora nem por sombras me passe que os dois que me antecedem o sejam) que vão pulular na nossa comunicação social. É de Saramago um dos meus livros favoritos (Memorial do Convento) e deu-me muitas outras horas de leitura dedicada: Todos os Nomes, Evangelho segundo Jesus Cristo e Jangada de Pedra, em especial, mas como nunca escondi a antipatia que sentia pela figura pública Saramago, lamento obviamente a sua morte, mas o sentimento de perda está restrito à faceta de escritor. Descanse em paz.

    ResponderEliminar
  3. Eu tive o privilégio de estar com José Saramgo por duas vezes, uma em Lisboa e uma em Barcelona. Apesar de muito controverso, era uma pessoal igual a si mesma, dizia o que pensava, quer através da sua literatura ou até mesmo em frente às câmaras de teevisão, sem querer com isso dar nas vistas. Uma pessoa "simples" e sem tiques de vedetismo.

    ResponderEliminar
  4. Em comunhão com o João Alvim eu acrescento, além destes que referiu, o gozo interior da leitura da "Viagem do Elefante" ou a birra do "Caim", querendo atrapalhar a obra de Deus. Muitas horas de prazer da leitura é a minha identificação com Saramago.
    Vai ficar vivo muito tempo, enquanto houver Língua Portuguesa!
    Saudações

    ResponderEliminar
  5. Um dos melhores, que permanecerá vivo mesmo depois de morto...

    ResponderEliminar
  6. Saramago, um nome que marca a literatura portuguesa.
    Deixo um excerto de "Ensaio sobre a lucidez", uma obra cuja temática é o poder político e que vem no seguimento do muito conhecido "Ensaio sobre a cegueira": "Até amanhã. É interessante como levamos todos os dias da vida a despedir-nos, dizendo e ouvindo dizer até amanhã, e , fatalmente, em um desses dias, o que foi último para alguém, ou já não está aquele a quem o dissemos, ou já não estamos nós que o tínhamos dito."

    ResponderEliminar
  7. EPÍSTOLAS PAULIANAS
    CONVERSANDO COM O NOBILÍSSIMO ESCRITOR JOSÉ SARAMAGO

    Diadema, minha amada cidade, 19 de junho de 2010.
    Nobilíssimo José Saramago!

    Não consigo externar, através da linguagem escrita, com precisão o sentimento de desalento , de desamparo, que tomou conta da minha insulsa existência, desde ontem cedo, quando soube por intermédio da minha querida amiga, a jornalista Nívia Andres, que Vossa Senhoria deixou de existir...
    Não é possível ficar indiferente ao se debruçar sobre seus imperdíveis e inquietantes livros, como por exemplo: “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, “Ensaio sobre a cegueira” e “Ensaio sobre a lucidez”, porque estas preciosas obras literárias desvelam, sem vaselina, seu argutíssimo e erudito viés de mundo, tornando-nos propensos a rever nossos conceitos e modos de vida, bem como nos possibilitam a pensar, pensar, pensar, pensar,pensar...
    Quando cheguei à luz, neste maltratado e fascinante mundo, que ainda habito, Vossa Senhoria estava para completar 31 anos... Fico a divagar o deleite inefável que seria manter colóquios intermináveis com um pensador supimpa, como o caríssimo amigo, que nos legou além das suas preciosas obras literárias, um preceito irrefutável, que é estar sempre atento a ler nas entrelinhas, além de sempre especular, especular, especular, o que é estabelecido como dogma ou norma!!!
    Sua existência foi um refrigério, um porto seguro, um oásis, num deserto de velamento e alienação!!! É evidente que seu viés de mundo causava comoção, porque não interessa aos poderes instituídos o questionamento ao que está estabelecido e é claro cidadãos inquiridores, que tem como escopo o desvelamento.
    O seu desaparecimento ocorreu no período que está nas “luzes da ribalta” a disputa pelo almejadíssimo título de Campeão Mundial de Futebol. Se fosse um jogador de futebol renomado a deixar de existir, a comoção tomaria conta deste Reino digo República, que ainda vivo, que tem uma candidata ao cargo de Timoneiro Mor com perfil totalitário...
    Como é aniquilante a dura realidade de saber que nunca, jamais, em tempo algum, teremos a prerrogativa de esperar sair do prelo mais uma imperdível obra de sua autoria...
    Como será a não existência? O que é o nada? Como uma mente brilhante com a sua simplesmente desaparece para sempre? Que tristeza profunda saber que logo mais seus despojos mortais serão incinerados... Pensando racionalmente é melhor do que ficar imaginando a decomposição do seu corpo numa fria lápide, onde o silêncio sepulcral impera...
    ATÉ NUNCA MAIS, CARÍSSIMO AMIGO JOSÉ SARAMAGO!!!!
    NUNCA O VI, SEMPRE O AMEI!!!!
    Até breve...
    Compungidamente...
    João Paulo de Oliveira

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.