2 de junho de 2010

O Engenheiro

Rodrigues Marques foi recentemente eleito para a concelhia do PSD. Os meus sinceros parabéns! Depois da AICP, dos Bombeiros, a Comissão política concelhia do PSD serve a sua aparente estratégia de encontrar uma ocupação por cada letra do alfabeto: Direcção da RCP, Empresário, para já não falar em Farpeador, etc. Tal como deus vosso senhor, o Engenheiro parece ter o dom da ubiquidade.

Mas não foi este facto que me fez interromper um longo jejum no Farpas. O que me impeliu a escrever foi o facto do Engenheiro ter dado o mote para a discussão da sucessão do também não menos omnipresente Engenheiro Narciso Mota. Conforme já aqui foi comentado, Rodrigues Marques considera Diogo Mateus o candidato natural à sucessão do actual Presidente da Câmara. De tão óbvia, esta declaração acaba por ser triste, mais triste do que os 40 votos que o PSD escrutinou nas suas eleições locais.


Pelos vistos, ainda não é desta que a política local nos vai surpreender. Apesar das inúmeras qualidades que reconheço ao jovem Diogo, tinha esperança que PSD escolhesse alguém que não tivesse sido gerado no seio do "aparelho", formatado pela lógica das mais mesquinhas leis partidárias e habituado à subserviência como estratégia de ascensão política. Esperava, sobretudo, que os sociais democratas escolhessem alguém com rasgo, imaginação e (para não me acusarem de ser irrealista) com alguma cultura.


8 comentários:

  1. Para essa selecção, teriam mais possibilidades se procurassem fora das máquinas partidárias, Adérito!

    ResponderEliminar
  2. Excelência

    Após a intervenção/anúncio do presidente do partido que nos deixou surpresos, mandei de imediato, como me pediu, regressar o nosso melhor homem de Villa Nueva del Fresno no sentido de ele com os outros colocar alguma acalmia neste assunto.

    Eu e V.ª Ex.ª não contava-mos com estas palavras do escolhido.

    O homem da Moncalva acaba de me transmitir uma conversa que ontem teve conhecimento entre o «Malinha a tira colo» e o anunciado substituto.

    Este encontro dos dois interpreto como uma manifestação de relutância que V.ª Ex.ª, como nós todos, devemos saber intervir nesta modalidade política tão fora das nossas predilecções.

    Tenho o dever de colocar gente á beira dos que parecem não compreender o que se pretende do regime, devo-lhe dizer que deve dar o recado merecido no discurso nas festas do Bodo.

    Nem por um momento posso admitir que V.ª Ex.ª não fale.

    V.ª Ex.ª é o centro das nossas dedicações, a fonte das nossas energias, a sua palavra e a sua presença são o tónico e o nosso incentivo: o nosso entusiasmo será o seu conforto.

    Sem a palestra de V.ª Ex.ª o regime terá de se confrontar com o próprio ideal, o que seria um desgosto para V.ª Ex.ª e um desânimo para quem tanto lhe tem dado.

    Espero pois que V.ª Ex.ª reaja – que fale.

    Talvez, assim, evite que tenhamos de tomar iniciativas com a finalidade de colocar na ordem um homem que é um dos nossos melhores oradores e que tem feito tanto pelo regime, quer ver que foi uma asneira dar-lhe esta importância de reorganizar o partido, até ver é um desastre.

    Sei que exprimo o sentir de todos os nossos amigos e do próprio regime.

    Desculpe esta opinião franca: mas se eu lhe não falar com franqueza, quem o fará?

    Sobre o Ernesto Americano temos o Pirilo em Almagreira, vamos esperar que regresse.

    Quem lhe falou no Ferreira não disse tudo, em Vermoil esse já não canta e se o fizer desta vez vai-se a voz.

    Gosto muito de estar aqui em Águas Férreas, mas não tarda regresso, fique descansado.

    Amigo inútil, admirador e discípulo atento.

    ResponderEliminar
  3. Caro Nobre Povo,

    Como haveria ele de cantar? Se é mudo e – ao contrário da Moncalva - "Vermoil é terra de surdos"!

    Como sempre disse o senhor:
    - Bem-aventurados os surdos porque “o silêncio é de ouro”!
    - Bem-aventurados os mudos porque “saber ouvir é uma virtude”!

    Folgo em saber da sua estadia nas Águas Férreas. Como as de Albergaria, em tempos, têm fama de tratarem bem da pele, do reumático e, especialmente, dos gases e das azias. São “GUROSAN,s” que brotam da terra sem o intragável aroma a laranja Aproveite o fresco do pinhal, dos choupos e dos salgueiros. Veja o milho e as vinhas a reverdescer. Ouça os rouxinóis, os melros e o arribar dos pintassilgos. Chegou-me a informação de que tem estado, também, umas boas tardes de canícula para apreciar as manobras dos aviões no aeroporto vizinho. Estranho até, que não se fale nisso no OCP do CB.

    Perdoe o abuso, mas se não lhe causar desarranjo, por obséquio, agradecia que levasse um abraço da minha parte ao “Moleiro do Marco”, aí a dois passos.

    Cumprimentos à sua Senhora e sempre amantíssima esposa e um abraço para si também.

    ResponderEliminar
  4. Amigo e camarada Adérito Araújo, boa tarde.
    Ou deixas de me tratar por engenheiro, ou eu volto a tratar-te por Senhor Professor Doutor.
    Engenheiro de formação, mas empresário de função.
    Das questões que colocas, vamos por partes.
    Tive que agarrar na AICP e, depois das contas equilibradas, vou entregá-la a quem a souber gerir.
    Relativamente aos Bombeiros, de que sou um de entre pares há muitos anos, só o sou porque o Senhor José Manuel Carrilho entendeu que não devia fazer mais dois mandatos, em cima dos sete que já tinha feito (foram 14 anos como Presidente da Direcção - antes já lá tinha estado noutros cargos - e teve o engenho e a arte de retirar a Associação do fundo do poço onde estava).
    E isto porque em 2012 vamos celebrar o Centenário e, sendo os mandatos de dois anos, teria que fazer mais dois mandatos.
    Deixa-me, todavia, dizer-te que já estamos a preparar o Centenário, com várias acções em curso, independentemente de quem for eleito em Março de 2011.
    Faço-te um apelo e a todos os que nos lêem:
    Estamos a reparar o Livro do Centenário e a recolher todos os contributos para ele. Fotografias, escritos, documentos vários.
    Agradecemos a quem tiver material relacionado com os nossos bombeiros que o empreste para que o possamos utilizar. Prometemos devolvê-lo.
    Aquando da inauguração do novo Quartel-sede, em 2003, editamos um livro que tem documentos reunidos até 1923.
    Agora, queremos contar, para memória futura, os nossos 100 anos de vida ao serviço do semelhante.
    Relativamente à Rádio Clube de Pombal foi o que foi.
    Relativamente à Comissão Política da Secção de Pombal do PSD vão ser dois anos, e não mais, para preparar o Partido para as próximas eleições autárquicas.
    Debates, colóquios e, também, jantares.
    Deixa-me, agora, dizer-te um segredo.
    Com a idade acumulamos um conjunto de conhecimentos que temos obrigação de transmitir aos mais novos.
    Por outro lado, ainda, temos obrigação de fazer com que esses mais novos trabalhem, devidamente enquadrados e não formatados.
    A chave do sucesso está aí, se o conseguirmos.
    Que Deus te acompanhe.

    ResponderEliminar
  5. Caro Amigo Eng. Só lhe desejo muita saúde e força na verga para levar a bom porto todos os projectos em que esta inserido.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Ainda há muitas associações no concelho. Qual será a próxima? Associação do Alzheimer?

    ResponderEliminar
  8. Camarada Sra Cardal, bom dia.
    Só hoje tive tempo para ler o teu comentário e fiquei muito triste porque o gozo só é gozo quando ambas as partes gozam.
    A não ser assim é uma espécie de masturbação.
    Sem abraço.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.