28 de junho de 2010

Quem fez a República

Decorre em Pombal, de 25 de Junho a 16 de Julho, um ciclo de conferências sobre a República. Ou eu andava distraído, ou a coisa foi divulgada de forma "envergonhada", porque (admito!), só hoje soube deste evento. A primeira conferência foi no Auditório Municipal, e tinha como título "A República no feminino". Esta iniciativa é promovida pela fundação Mário Soares, e tem o apoio da Cultrede. Temos (todos os que faltaram à primeira) mais três momentos a aproveitar, neste ciclo. Lá nos encontraremos, estou certo! Estamos sempre a tempo de "testar" os ideais Republicanos, em Pombal!

8 comentários:

  1. Tens razão Gabriel, a divulgação foi muito reduzida.

    Espero que não tenha a ver com o facto de ser uma iniciativa da Fundação Mário Soares.

    Na próxima, vamos todos os do canil, assim espero.

    ResponderEliminar
  2. A ideia é tentadora, não é? ;)
    Mas sinceramente, parece-me que não. É mesmo porque este não é o tipo de acontecimento a que a instâncias façam questão de estar ligadas. É pouco rentável, eleitoralmente. De qualquer forma, não é desculpa: já é tempo de este tipo de iniciativas sair do "manto protector" da Câmara, que não tem que ser responsável por tudo o que acontece em Pombal!

    ResponderEliminar
  3. Pois, Pois.

    Aproveitem para discutir o facto de em Pombal existirem seres humanos restringidos na sua liberdade apenas porque são mulheres.

    São impedidas de frequentar a escola ou são retiradas quando fazem doze anos, são levadas a casar com idades de quatorze, quinze e desasseis anos, entre outras misérias que existem e ninguém diz nada, nem eu.

    ResponderEliminar
  4. Com cem anos a República está velha e gorda! Já ninguém se lembra do borrachinho que ela foi.
    Uma jovem raínha é que vinha a calhar. Assim ao geito das monarquias do norte da Europa!
    Saudações

    ResponderEliminar
  5. Apoiado professor. Mas nós temos D. Duarte e esse não fica bem nas fotografias, tem um ar demasiado tótó. Talvez o seu filho Dinis Maria possa ser um novo Afonso Henriques. Gostaria que sim. Pelo menos poupava-se uns euros de quatro em quatro na eleição de imbecis que só prestam para discursos pomposos e que nunca fizeram nada por este pobre, triste e mal governado País.

    ResponderEliminar
  6. Acredito que a divulgação não tenha sido suficiente, principalmente nas freguesias, que é o que acontece com todas as iniciativas, excepto quando se trata de eleições.
    No meu caso, sabia da realização da conferência, e só não fui porque já tinha compromissos. Talvez consiga ir apenas a uma. Este facto não me entristece particularmente, uma vez que já tive a oportunidade de assistir, em Coimbra, a algumas conferências e tertúlias relacionadas com o tema. E a maioria delas não tiveram o "manto protector" da câmara, o que é muito interessante. Espero que não seja uma situação pontual, causada por todo este exacerbar dos 100 anos da répública.

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Caro Gumercindo têm toda a razão.
    Quando, há bem poucos meses, afirmei que as mulheres da comunidade cigana ao atingem a idade menstrual faltam à escola ninguém queria acreditar e quase passei por mentiroso.

    Nós, da outra raça, somos acusados por eles de xenofobia, apregoamos os problemas africanos e atrocidades cometidas para com crianças esquecendo o que se passa em nossa casa.

    Esta comunidade é a que vive do rendimento mínimo e são os principais clientes das pastelarias de Pombal, não prescindem do seu Mercedes à porta. Suas favelas são melhores que as do Rio de Janeiro daí que cada vez mais se faça chantagem com as autoridades deste País.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.