6 de agosto de 2010

Outras festas

As festas do concelho aqui ao lado estão orçadas em 100.000 €. Com as (poucas) verbas disponíveis, nota-se muita criatividade e bom gosto. Uma interessante preocupação cultural, por exemplo (no Bodo, passou ao lado). Não são as festas ideiais, mas mostram algumas boas ideias. Leiam o programa, e digam-me se tenho ou não razão.
Já agora, e para que se veja o que são festas A SÉRIO (estas devem ter tido um programador que claramente percebe da poda), fica o link para o BONS SONS, em Tomar.

9 comentários:

  1. Amigo Gabriel, estas Festas de ansião são inferiores ás do Louriçal deste ano e o orçamento não são 100.000

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que o orçamento não são os 100.000 €! :)

    ResponderEliminar
  3. As Festas populares - melhor ou pior - devem, no essencial, ser feitas pelas pessoas (povo) das localidades. As entidades administrativas têm o dever e a missão de as mobilizar e apoiar. Do ponto de vista organizativo e de montagem das festas, devem ser, sobretudo, as associações e comunidades locais a ter o papel preponderante e a ser-lhes proposto isso em contratos-programa e como condição de acesso a alguns dos subsídios que regularmente são concedidos para coisas pouco justificadas e pouco úteis. Às Câmaras e Juntas cabe, se necessário, coordenar ou criar estruturas ( ex. comissões ) para o efeito.

    Festas populares, entregues a organizações profissionais (ou supostamente... ) deixam de o ser. Mesmo que tudo corra pelo melhor na organização e nas finanças, serão sempre um seu arremedo e simulacro.

    As festas populares que não forem realizadas e vividas pelas pessoas e comunidades, se tiverem de acabar, pois que acabem, é a lei a vida na sua inevitabilidade e constante mudança.

    Abraço e amanhã à noite em Vermoil

    ResponderEliminar
  4. Já aqui citei Ansião como exemplo. Continuo a achar que aquela gente tem rasgo.
    Jorgem, amanhã? Há alguma festa que me tenha escapado?

    ResponderEliminar
  5. Como disse o poeta:"Festa é sempre que um Homem quiser!" Por isso, se quiseres aparecer, confirma com alguma antecedência, e a festa faz-se...

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Só mencionei a necessidade de confirmação com a antecedência porque a minha mulher não se dá bem com o improviso , comigo, se não estiver com alguma febre ou com alguma azia, das dos mais diversos tipos, que às vezes me dão e que ela bem conhece (sendo Escorpião, julgo saberás ao que me refiro), mesmo de absoluto improviso, faço ou deixo que a festa me leve.

    Este fim-de-semana, se não estiver a chegar atrasado, talvez haja festa lá no lado da “Borda”- essa “faixa de Gaza” que teima em subsistir - em honra de São Francisco, seu oráculo protector. Se ouvires foguetes pela manhã, no Moinho da Mata, confirma-se.

    ResponderEliminar
  9. Havia de ser lindo se cá fizessem umas festas com aquele programa, havia havia.
    328 posts não chegavam para a cascação

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.