7 de agosto de 2010

Para Narciso ler

No seu artigo semanal no OCP, Manuel Domingues aborda, esta semana, com natural sapiência, a actualíssima questão do controlo do património das organizações e mais concretamente o controlo dos dinheiros nas entidades públicas. Escreve ele:
“A extraordinária evolução tecnológica … veio permitir que através da internet, se possam fazer pagamentos por transferência bancária directamente para a conta bancária do beneficiário, sem interferência do Banco. O sistema é seguro, porque obriga à utilização de códigos secretos (passwords)”

Por razões relacionadas com a segurança e salvaguarda do património das organizações, só as pessoas situadas nos níveis superiores da direcção ou gestão têm acesso a essas palavras-chave … dado que a responsabilidade máxima de preservação do património é desses responsáveis.
Mas, por razões operacionais e práticas, é usual delegar em responsáveis intermédios a realização dos movimentos bancários. É evidente, que quem souber as passwords pode fazer todo o tipo de operações sem limites de valores, a não ser os saldos disponíveis. Por isso a supervisão dos responsáveis máximos é fundamental e intransmissível. A listagem dos movimentos a efectuar deve ser previamente aprovada pelos responsáveis máximos da gestão financeira e o controlo dos saldos e dos movimentos deve ser efectuada com frequência. Quer as regras de boa gestão, quer as de controlo interno, bem como as de auditoria, obrigam a que os registos contabilísticos sejam comparados com os extractos bancários frequentemente, mas no mínimo mensalmente.”

O controlo tem que ter em conta a natureza das contas e o modo como podem ser movimentadas. Por exemplo, uma conta bancária em que só se podem fazer transferências bancárias e não existem cheques, o controlo é mais fácil, dado que não existem cheques em circulação, … o que significa que o saldo da conta no Banco tem que ser igual aos da contabilidade.
Assim sendo, uma boa organização contabilística e um controlo interno adequado permitirão evitar situações em que o património das empresas depositado nos Bancos possa ser objecto de uso indevido. Trata-se de implementar procedimentos que impeçam utilizações abusivas que os modernos meios de movimentar saldos permitem.
Não pode haver assim da parte dos responsáveis um alheamento de situações como as descritas. A sua responsabilidade tem que ser assumida, mediante um controlo permanente dos valores depositados e dos respectivos saldos, tanto mais importante quanto mais elevados forem os valores em causa.

Por vezes, verifica-se que a falta de princípios morais e éticos, convida a que alguns não resistam a tentação de aproveitar as possibilidades que as falhas organizacionais lhe permitem para ir pelo caminho mais fácil. Se as organizações não tiverem na sua direcção ou gestão responsáveis competentes e empenhados, os riscos serão maiores e o seu património pode ser desprotegido”.
Pois foi tudo isto que o enorme e insólito desfalque na CMP provou não existir. Manuel Domingues não o afirmou taxativamente, mas acrescento-o eu.

15 comentários:

  1. Logo a tão apregoada boa e rigorosa gestão do Eng. não passava de um mito. Mas o povo de Pombal quer la saber disso. O Eng. voltava a passear o TIR e a ter maioria absoluta. Cada povo só tem os dirigentes que mereçe e pelos vistos este povo não merece mais.
    Depois das trapalhadas do Bodo 2008, com as respectivas derrapagens, agora o bodo 2010 com o famoso desfalque. Santa Terrinha....

    ResponderEliminar
  2. Amigo e camarada Adelino Malho, boa noite.
    Com a devida vénia e por me parecer um bom registo, decalco o comentário que fiz ao Post da nossa amiga e companheira Paula Sofia:
    “Amiga e companheira Paula Sofia, boa tarde.
    Afazeres, por conta da Pátria amada, têm-me cerceado do vosso convívio.
    Todavia agarraste num tema assaz interessante.
    E eu socorrendo-me dos mais conceituados psicólogos vou dar a minha opinião.
    Façamos o seguinte exercício.
    Objectivo: Conhecimento recíproco do grupo.
    Grau de dificuldade: Fácil.
    Fase do grupo: Inicial (há muitos novatos).
    Idades: Todas.
    Dimensão do grupo: Qualquer uma.
    Duração: 15 minutos ou mais, conforme a dimensão do grupo.
    Desenvolvimento: Todos os participantes devem estar sentados em círculo. O animador apresenta-se em primeiro lugar e convida os participantes a fazerem o mesmo. Devem dizer o nome, a idade, o emprego ou o trabalho (não é a mesma coisa), estado civil, signo do zodíaco, actividades preferidas, etc.
    Concluída a apresentação, exploram-se as expectativas de cada um dos participantes em relação ao trabalho que se está a iniciar e, eventualmente, as fantasias, pensamentos ou preocupações.
    A verbalização dos pensamentos e das expectativas que precederam o início do encontro, alivia a tensão e a ansiedade e predispõe os participantes para o trabalho do grupo.
    Pode-se utilizar uma narração ou uma recordação como ponto de partida para realizar um psicodrama.
    Sugestões para o animador: Não devem ser os nove do Executivo camarário (é muito redutor) mas sim os nossos magníficos administradores e articulistas e adicionar os comentadores, mas… q.b..
    Lançar a discussão sobre o que resta da comunicação social em Pombal com a informação de quem tem no cofre cheques, que nunca recebeu, de um semanário que, felizmente, ainda é vivo e, também, de quem está a tirar uma rádio do fundo do poço para onde a lançaram e, já agora, os que fugiram.
    A partir daqui está tudo em aberto.
    Na firme expectativa de que a minha modesta contribuição contribuirá para alavancar esta dinâmica de grupo, sou com um
    Beijo.”
    Adelino Malho abraço, mas pequenino.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Sr. De Marques ainda bem que você está tirando a Rádio do Buraco, está assumindo suas responsabilidades por ter inviabilizado uma lista apresentada, na altura certa, pelo Sr. De Gonçalves.
    Apelidaram o homem de comunista, aquilo que ele nunca foi, na prática, com a colaboração Srs. De Falcão, De Nemésio entre outros atropelaram os estatutos.

    ResponderEliminar
  4. Senhores comentadores,
    Isto não é a casa da sogra, pode parecer mas não é. Isto tem algumas regras, estão escritas (não é como na CMP)e sempre visíveis aquando da edição dos copmentários.
    O post versa a gestão camarária (ou a ausência dela)e não tretas, imprensa, radios, comunistas ou fascistas.
    Respeitem as regras ...
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Sr. De Malho, desta vez sem Malho, você têm razão.
    Eu conheço um pouco a história da rádio e não resisti!

    ResponderEliminar
  6. Vai ter muito que apagar(mas quanto a isso está bastante habituado) sempre que os comentadores , comentam um assunto diverso do post.
    Ou então sempre que as opiniões não forem de acordo com a opinião do homem do leme tb deve dar direito a critica ou em yultimo caso apagão.

    as unicas regras que encontro por aqui
    "Farpearemos os interesses e os poderes instalados, os oportunistas e os manhosos, a hipocrisia e o servilismo, a obscenidade e o desperdício.

    E daremos nota do gesto simples e desinteressado, da exemplar cidadania e da excelência."

    ResponderEliminar
  7. Mas quanto ás regras posso estar enganado e estarem escritas aí num sitio escondido qualquer e eu não as encontrar, se assim for apresento desde já as minhas deculpas pela 2ª frase

    ResponderEliminar
  8. Oh alegria2,
    Agora compreendo algumas das suas observações, o senhor deve padecer de uma miopia extrema. Então não vê as regras logo acima quando está a comentar.
    Eu mostro-lhas com ampliação:

    "Os autores do blog solicitam a quem participar que o faça de forma responsável, reservando-se o direito de eliminar/editar qualquer comentário que tenha natureza injuriosa ou difamatória ou que nada tenha a ver com o assunto postado inicialmente. Os comentários aqui colocados não vinculam o blog ou os seus autores ao teor dos mesmos."
    Isto é que são as regras!
    Mas está desculpado.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  9. Amigos, companheiros e camaradas administradores e restante escumalha, boa noite.
    Não acham estranho que o nosso querido administrador Adelino Malho tenha vindo à liça, por duas vezes neste seu post, a tentar impor regras que ele entende que são lei (legisladas pelo próprio Farpas) e que ele próprio, amiúdas vezes, não cumpre?
    Algo vai mal no âmago do Farpas!
    Já, por várias vezes, sofri na pele o peso do lápis azul mas compreendo que quem tem poder para o usar, usa-o com toda a legitimidade que o sistema lhe permite.
    Quem está mal, muda-se. Soe dizer-se.
    Isto lembra-me aquela que me aconteceu numa das idas ao Alentejo.
    Num cruzamento perguntei a um cidadão, em determinada altura do itinerário, para onde ia aquela estrada.
    E ele respondeu-me:
    - Compadre, não vai para lado nenhum já que ela é cá precisa.
    Fiquei esclarecido e estou como o tal compadre: Já não estou em idade de mudar para lado nenhum.
    Assim, está visto, que vou morrer assim mesmo!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  10. Muita conversa da treta e muita desconversa, mas sobre a substância da coisa, nada!
    Eis o tradicional portugês no seu melhor!
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Sr. De Marques faça seu Blog, fará suas regras e poderá debitar todo o seu Guano, eu farei o mesmo.

    ResponderEliminar
  12. Caro Eng. Rodrigues Marques,peço-lhe que transmita aos seus bombeiros os meus mais sinceros agradecimentos pela forma eficaz como trabalharam, intensamente, no combate às chamas em Abiúl, no passado sábado.
    E diga-lhes, por favor, que o facto de não ter estado no teatro das operações os líderes máximos da associação humanitária e da Protecção Civil Municipal (leia-se Eng. Rodrigues Marques e Eng. Narciso Mota) não é importante. Nem sequer fizeram lá falta. Estiveram lá outros altos responsáveis a nível do distrito e bastaram.
    Sábado à nova tourada, mas desta vez é à noite.
    Com um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Amigo e companheiro Rafeiro no Pombal, boa noite.
    Permite-me corrigir-te.
    Não é “aos seus Bombeiros” mas “aos nossos Bombeiros”.
    E quanto aos responsáveis da Protecção Civil ausentes que referes fica certo que eles estavam presentes, cada um no seu posto.
    Sabes quem deu a ordem para que os carros de fogo, dos 320 bombeiros que chegaram a estar no teatro de operação, abastecessem no posto de combustível do Ramalhais?
    Foi o Engº Narciso Mota.
    Sabes quem desencadeou o apoio logístico?
    Sabes o nome dos Directores da Associação que estavam no posto de comando e quais é que andaram toda a noite - reitero toda a noite - a distribuir alimentação no terreno?
    Não se faz!
    Prometemos ir à tourada no próximo fim de semana.
    Mas prometemos ir à tourada se tu prometeres ir connosco para o terreno nas horas difíceis.
    O Presidente António Carrasqueira, não fora a tourada, estaria na primeira linha, como sempre esteve.
    E será, pergunto eu, que o fogo não está relacionado com a tourada?
    Abraço, mas triste.

    ResponderEliminar
  14. o que esse "auditor" (armado em escritor) quer é tacho... lembra-me sempre um agente do antigo regime, diga-se PIDE...armado em independente...mas a dar graxa a quem estiver no poder...depois bem com estes rebates para ver se o próximo Narciso o chama de volta...para ter aquelas intervenções de bradar aos céus na AM ou será que se candidata a Vereador...da Gestão Contabilistica.

    ResponderEliminar
  15. Ja ouvi dizer que o "auditor" pode ser o proximo Candidato a Presidente da CMP pelo PSD... Fonte bem informada

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.