24 de agosto de 2010

Tudo azul


Vá, vá, ponham os olhos na iluminação dos grandiosos festejos de Vermoil, que apesar de só se realizarem no próximo fim-de-semana, estão anunciados desde há vários dias, através destes magníficos cortinados azuis.


ps: Não tenho ido para a região demarcada da Alitém, que vai rivalizar com esta minha terra de adopção, com umas tasquinhas. Mas daqui lanço um apelo ao engº Rodrigues Marques, para que nos faça chegar uma imagem da ornamentação ;)

21 comentários:

  1. Caro Amigo DANIEL, de certeza que não pertences a essa Comissão de Festas, pois de outra maneira não compreendia nunca pintares a tua querida terra em tons de Azul.

    ResponderEliminar
  2. Esta iluminação é bonita, é azul.

    É mais bonita que a do Louriçal, passei por lá na Sexta-feira das festas e não vi alguma iluminação que desse brilho á noite.

    O presidente José Neves (Socialista) com o seu adjunto Pedro estão a deixar cair a terra do companheiro Roque no marasmo, agora os Gauleses até deixaram de ter iluminação de arraial nas festas em honra da senhora da boa morte.

    Poupança? Prontos, cala-te boca.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Roque, o amigo Daniel manda dizer que tens toda a razão, pois que em tons de verde ficaria tudo mais bonito, acha ele. Mas como sabes tem alguma alergia ao cheiro da cera, e por isso a sua (imensa) dedicação ao colectivo fica-se pela componente desportiva.
    Mas a ti, que és homenzinho e dás a cara, posso dizer-te que em Vermoil a malta bem gostava um dia de ter no arraial a quantidade de gente que estava no Louriçal nas últimas festas, bem como toda a organização e logística. E essa, sim, é uma ornamentação invejável. Porém, cada terra é como cada qual.

    ResponderEliminar
  4. Cara Amiga Paula. Mesmo assim ainda vem a este Blog uns anonimos (Gumercindo) que só sabem mandar bocas foleiras a coberto da capa, qualquer dia ainda é pendurado na GALIA. O problema da iluminação das ruas deveu-se ao não cumprimento do caderno de encargos por parte da empresa contratada, pelo que segundo me informou o Sr. Presidente da Junta a verba acordada tambem não foi integralmente paga. Quanto ás Festas os espectaculos foram todos muito bons, com 3 palcos sempre a funcionar em cadencia e depois o CELEIRUS BAR a Bombar com grandes DJS até as tantas. Posso-lhe garantir Sr. GUMERCINDO que foram bem melhores do que o BODO e muito mais baratas. O Bodo deste o tempo do JVV nunca mais foi bem organizado. O problema desse tempo foram as derrapagens, mas tem que se dar algum mérito ao JVV pois de Festas e noite sabe ele. Não é por acaso que esta a ter enorme sucesso no SASHA, que é somente um dos sitios mais conhecidos em todo o País.

    ResponderEliminar
  5. Pedro. Investiga esse GUMERCINDO, pelo estilo de linguagem parece-se ser o ZÉ TÉTÉ, esse cromo fedorento que ja perdeu 2 vezes seguidas e ainda não teve vergonha para sair do Louriçal de vez.

    ResponderEliminar
  6. Silly Season

    Este período de verão, é por definição o tempo da descontracção, do convívio com amigos e familiares, sobretudo os que trabalham e moram longe.
    É a estação do ano em que temos tendência para colocar-mos os problemas e as preocupações para o baú do “deixa para depois” e dedicarmo-nos ao prazer e diversão.

    Neste contexto gostaria de fazer aqui uma análise sobre esta época do ano na nossa Zona.
    Louriçal e o Carriço tem imensas potencialidades turísticas que deveriam aproveitar esta época para as potenciar, mas mais uma vez isso foi um autêntico fracasso. Mais uma vez as respectivas Juntas de Freguesia não conseguiram reunir sinergias e investirem na animação do Verão nesta zona de inúmeras potencialidades.

    A praia do Osso da Baleia continua mal aproveitada e sem uns apoios de praia com dignidade. Um Bar de Praia com 3 mesas, com péssimas condições de trabalho para os funcionários e veraneantes e com preços absurdos não dignificam o Executivo da Junta de Freguesia do Carriço, que continua sem soluções de potenciar verdadeiramente o turismo na região Oeste do Concelho de Pombal.

    O Louriçal no verão limita-se a ter o Torneio de Futsal, promovido pela Associação do Louriçal e a meio de Agosto as Festas.
    Torneio esse que devido ás obras do Pavilhão e avaria de equipamentos, correu um bocado mal, pois durante mais de uma semana os jogadores tiveram que tomar banho de agua fria, até que um elemento da Direcção da Associação do Louriçal decidiu avançar com o dinheiro do próprio bolso para comprar novos esquentadores. Não havia necessidade por umas centenas de euros estarmos a dar condições terceiro-mundista a quem nos visita para praticar desporto.
    Era necessário existir actividades de Cultura, lazer e Desporto ao longo de todo o verão. A Junta de Freguesia do Louriçal deveria potenciar essas actividades através da realização de protocolos de parceria com as diversas Colectividades da Freguesia ( as colectividades não devem existir somente para receberem subsídios do ENG. NARCISO).

    É necessário e urgente que se comece já a pensar no próximo verão e incrementar um processo de parceria entre LOURIÇAL e CARRIÇO para dinamizar o próximo verão em toda a região. Temos de deixar a velha mania Portuguesa de cada um tratar somente do seu jardim e passarmos a reunir esforços para cuidarmos do nosso jardim.

    Unir-mos as potencialidades naturais do Carriço com as potencialidades históricas do Louriçal traria inúmeros benefícios para se candidatarem a projectos que tragam mais valias para ambas, como por exemplo um parque de Campismo Naturalista e uma boa Residencial. Já reparam que não há onde dormir nesta região e que quem pretende visitar esta zona vai ter que ficar hospedado na Figueira da Foz ou em Pombal.

    Sempre achei que estas duas Freguesias deveriam trabalhar mais em conjunto independentemente das cores politicas de cada um e dos egos dos Presidentes de Junta.
    Espero sinceramente que esta colaboração não seja só para o próximo mandato, pois isso significaria mais 3 anos de atraso para ambas as Freguesias.

    ResponderEliminar
  7. Mas na sexta-feira o Louriçal estava iluminado?

    As festas começaram com iluminação de arraial?

    No sábado a empresa de iluminações andava lá a fazer o quê? A substituir lampadas?

    Biscoitos para todos...

    ResponderEliminar
  8. 1.º Fim-de-Semana de Junho – Festas de S. Pedro (Casal do Queijo)

    3.º Fim-de-Semana de Junho – Festas de Santo António (Santo António)

    2.º Fim-de-Semana de Julho – Festa de Santo Amaro (Ribeira de Santo Amaro) e Festival Folclore Ligeirinhas (Antões)

    3.º Fim-de-Semana de Julho – Festa de S. Tiago (Louriçal)

    4.º Fim-de-Semana de Julho – Festa de S. Jorge (Valarinho) e Festival Nacional de Folclore CRFA Antões

    5.º Fim-de-Semana de Julho – Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem (Torneira) e Santo Ovídeo (Matas)

    1.º Fim-de-Semana de Agosto – Festa da Fonte da Pedra (Outeiro do Louriçal)

    2.º Fim-de-Semana de Agosto – Festa Senhor dos Milagres (Castelhanas) e Festas das Chouriças (Santo António)

    3.º Fim-de-Semana de Agosto – Festas da Nossa Senhora da Boa Morte (Vila do Louriçal)

    4.º Fim-de-Semana de Agosto – Festa do Senhor das Misericórdias (Moita do Boi)

    5.º Fim-de-Semana de Agosto – Festas do Pic-Nic (Casais do Porto e S. João das Tábuas)

    1.º Fim-de-Semana de Setembro – Festas de Santo António (Cavadas)

    2.º Fim-de-Semana de Setembro – Festa dos Jovens (Casal da Rola)

    Ainda queres mais festas na freguesia do Louriçal, António Roque? LOL

    ResponderEliminar
  9. Boa noite!
    Ó Roque desta vez escreveste muito e estou de acordo com algumas coisas.

    Olha a Mata do Urso têm muitas potencialidades nomeadamente para o desenvolvimento do turismo de habitação e ecoturismo. É óbvio que para se promover o ecoturismo seria necessária um (a) licenciado e isso só será possível se os custos forem suportados pelas duas juntas de freguesia.

    ResponderEliminar
  10. Caros farpeadores, boa tarde!
    (isto parece uma entrada à Engº Rodrigues Marques)
    Pois, pelo que vejo, "se não é do c... é das calças!"
    Se a iluminação é vermelha "ah e tal, a malta de vermoil é de esquerda";
    Se a iluminação é laranja "ah e tal, o Sr Presidente é que manda, e quem manda pode!";
    Se a iluminação é verde "ah e tal, é o Daniel que instrumentalizou isto tudo, aquele lagartão!" (confesso que esta côr até a mim agradava!!!)
    Se é azul ....
    azul é a côr do zénite que almeja as nossas almas; é a côr daquela musa que nos inspira e anima a nossa alma;
    Decidam-se!!!

    ResponderEliminar
  11. Amiga e companheira Paula Sofia, boa noite.
    Não sejas má para mim.
    Sem falsa modéstia reconheço que sou o melhor da Paróquia.
    Todavia acontece que o acontecido, as Tasquinhas da ALITÉM, aconteceu em Santiago de Litém, Paróquia diferente da minha e que, por cima, pertence à Diocese de Coimbra e a minha à Diocese de Leiria/Fátima.
    Expectante da tua remissão, sou
    Com Abraço, grande.

    ResponderEliminar
  12. Vem a “talho-de-foice” uma conversa no bar do Gil “Capital”.

    O Sporting de Pombal vai aos Açores disputar uma eliminatória da taça de Portugal, esta ilha maravilhosa tem a lagoa das sete cidades.

    Esta lagoa tem duas cores, de um lado é verde e do outro é azul, uma curiosidade, diz a lenda que as cores são o reflexo dos olhos de dois amantes, ele pastor de olhos verdes ela princesa de olhos azuis, foi ali que se separaram, choraram tanto abraçados que a lagoa se tornou e ficou com aquela beleza.

    Nas encostas do eterno vulcão que rodeia a bela lagoa, durante anos, os açorianos tentaram plantar pinhal, a intenção era segurar as terras que de vez enquanto caíam encosta abaixo.

    Um residente, na altura já de idade, plantou um pinheiro precisamente no meio da encosta, tinha-o trazido do continente e na viagem o pinheiro ficou franzino, era giro, mas para o que se pretendia para as encostas não servia, por muito que plantassem bons pinheiros aquele mostrava-se o mais débil e as terras em tempo de chuva não se seguravam.

    No Pombal não importa contratar exploradores de faixas, organizadores de jogo, guardadores de bola, se não colocam um “ferrolho” que transmita confiança.

    Está na hora da direcção do Pombal entrar balneário dentro e dizer alto e bom som que o plantel é o do Sporting de Pombal, não existe atletas verdes e outros azuis, são todos água, alguma mais fresca outra mais mole (quente), mas tem de ser assim para dar importância ao clube e manter não só a ligação que se nota como reforça-la ainda mais com os Pombalenses.

    Fala-se nos resultados desportivos.

    Ó rapazes não tenham complexos, entre o jogar mal ou serem “chulos” depende se eu conheço o pai do atleta ou se ele nos chega de parte incerta, descer de cara lavada é saudável, o tempo em que o nosso clube tinha bagajeiro acabou.

    Sporting de Pombal sempre porque é o clube da minha terra.

    ResponderEliminar
  13. Um dia acordei e decidi que a minha vida seria diferente se tivesse um cão. Estou farto de ir a casa do K. com o único propósito de estar com a cadela dele, e ter que o gramar a queixar-se da vida.

    Vai daí comecei a pesquisar raças na Internet, na procura de um cão com muito Pedigree.

    O problema é que moro num apartamento, e pelo amor de Deus, não quero um Pincher abichanado. Quero um cão que diga : «O meu dono é muito macho, e está constantemente no cio. Ao contrário de mim não foi castrado e esterilizado, está no auge sexual».

    Ora que cão imediatamente diz isto, mal se lhe olha para o focinho? O Bulldog.

    Parece no entanto que o Bulldog é uma flor de estufa: morre se estiver muito calor, e tem muitas displasias da anca.

    Para fracturas ósseas já me basta a mulher de um primo que já não vejo vai para algum tempo, pelo que o Bulldog está descartado.

    Segue-se o Basset Hound. Estão a ver? Orelhas enormes, olhos chorosos e pedinchões. É um cão que diz: «O meu dono é um gajo sensível. Lê poesia à noite e aprecia ópera clássica. Apesar disso é bem capaz de vos dar uma trancada que vos deixa mancas durante uma semana.».Infelizmente parece que também o Basset Hound dá muito trabalho. É preciso limpar-lhe diariamente as orelhas e os olhos com compressas esterilizadas. E eu já tenho problemas que cheguem com a minha própria higiene pessoal.

    Terceira opção: o Shar Pei. É o cão do anúncio da 5àsec, cheio de rugas. É um cão que diz: «O meu dono é um gajo com estilo. Olhem para o meu focinho: pareço uma panqueca com foles. Só um gajo altamente criativo pode ter um cão assim. E sexualmente sem limites»
    Mais uma vez o Sharp Pei dá muito trabalho. Tenho de andar a limpar todos os dias as rugas do cão, senão ganha escaras.
    Parece mesmo que depois de lhe dar banho tenho de o deixar a secar ao sol. Ora para isso compro mas é um casaco da Gant que me fica mais ou menos pelo mesmo preço.

    Decidi ir ao canil buscar um rafeiro. Um Vira Lata que diga: « Estou-me a cagar para vocês.» Salvo seja…

    ResponderEliminar
  14. Elas gostam mais de gatinhos, e para manter a virilidade basta espetar-lhes um pontapé que os outros machos veem isso com bons olhos, e os gatinhos dão muito menos trabalho, e comem menos

    ResponderEliminar
  15. Boas,

    E o Pinheiro franzino, sempre lá conseguiu pegar de estaca, em terreno hóstil?

    Apreciei propriamente esta afirmação:

    "Ó rapazes não tenham complexos, entre o jogar mal ou serem “chulos” depende se eu conheço o pai do atleta ou se ele nos chega de parte incerta, descer de cara lavada é saudável, o tempo em que o nosso clube tinha bagajeiro acabou.

    Sporting de Pombal sempre porque é o clube da minha terra."

    Bons sucessos para esta nova temporada. E que as adversalidades se transformem na vontade intrinseca de alcançar o sucesso com dignidade.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.