19 de julho de 2011

Inquérito semanal

A politica de contratações da ETAP anda, no mínimo, curiosa. Destaca-se aqui o recrutamento de figuras da quase extinta "comunicação social local". Isto acontece porque:

A - A ETAP vai abrir um curso de comunicação social, e precisa de formadores nessa área.
B - Os favores pagam-se.
C - A Pombalprof pondera a criação de um grupo de comunicação social que garanta a autonomia e isenção das noticias divulgadas.
D - Trata-se de "amigos", e "se não ajudarmos os amigos, mal vai a nossa sociedade".

As respostas correctas garantem um bilhete para algumas actividades do Bodo!

2 comentários:

  1. Para além de participar no “Quem quer ser visionário?” travestido de “inquérito semanal”, vou considerar este post como um alerta.

    Após séria análise, posso concluir que estão em jogo bilhetes para os carrosséis ou senhas para bebidas de teor alcoólico (o que talvez seja melhor para quem não gosta de dar umas voltas em público e tenha como condição básica não se restringir ao consumo de água).

    Indo por exclusão de partes:
    No debate sobre o Ensino em Pombal, realizado em Março deste ano, e cujo moderador foi este nosso ilustre postador Gabriel Oliveira, a Directora da ETAP fez referência aos novos cursos a abrir na ETAP nos próximos dois anos: Técnico auxiliar de saúde; Turismo, alimentação e restauração; Higiene e Segurança no Trabalho; Mecatrónica. Não foi referido o curso de Comunicação Social, pelo que, salvo eventual concretização posterior, a hipótese A está incorrecta.
    Quanto à hipótese B, os favores pagam-se apenas quando não são favores desinteressados. Mas mesmo assim, acreditando na ética profissional, não será com base em favores que um ex-jornalista ocupa um cargo numa Escola Tecnológica. Principalmente, porque se levantaria a questão: que favores tão relevantes teriam sido?

    A hipótese C pode ter vários significados. Dizer que uma entidade pondera a criação de um grupo de comunicação social que garanta a autonomia e isenção das notícias divulgadas, é o mesmo que dar a entender que actualmente não existe um grupo com essas características em Pombal. Por outro lado, poderia considerar-se que nesta matéria, os profissionais contratados serão exímios e terão referências inquestionáveis.
    Mas o que realmente leva a excluir esta hipótese é o facto de a PombalProf ser uma instituição vocacionada para o Ensino e Educação, com participação da Câmara Municipal (que já tem a seu departamento de informação) e cuja ligação certamente limita a acção enquanto comunicação social isenta (mesmo que de forma instintiva).
    Hipótese D….não posso acreditar. Gabriel, não há mais hipóteses? (Sei lá...qualquer coisa mais alternativa: E-Pombalprof pondera adquirir jornal "O Eco".

    Finalmente, chego ao que considero realmente sério e importante. A única forma de provar que está a ser realizado um juízo errado passa por esclarecer publicamente os moldes em que se realizaram as referidas contratações (sujeitos subentendidos, claro está) e confirmar se o cargo que ocupam está de acordo com as competências expressas através de experiência profissional e/ou curricular. Caso estes esclarecimentos não sejam prestados, temos todos os motivos para acreditar que há algo a esconder.

    PS. “Inquérito semanal” pressupõe que seja realizado um inquérito por semana, no qual seja divulgada a resposta do inquérito anterior e respectivos prémios e premiados.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.