30 de junho de 2014

Câmara de lobbies

Baseado num Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural totalmente desadequado, a nossa Autarquia deliberou conceder  apoios a coletividades e freguesias no valor de 273.695,00 euros. Não me interessa discutir o montante, pois ele apenas tem leitura política se for analisado em termos da globalidade do orçamento camarário (que, neste momento, desconheço). O que me choca - e repudio com veemência - é a evidência da vulnerabilidade do nosso poder autárquico a grupos de pressão, como é o caso da Federação do Folclore Português. 

Se outros exemplos não houvessem, a lista de apoios divulgada e o regulamento que a suporta mostram claramente que, no que toca à cultura, os nossos representantes são uns nabos. E isso até poderia não ser mau, caso tivessem a humildade de o reconhecer e de promover parcerias  claras com quem realmente percebe do assunto. Até lá iremos continuar a assistir a idiossincrasias como o de distinguir ranchos federados e não federados na hora de distribuir os dinheiros que são de todos. 

3 comentários:

  1. Adérito,
    A cultura quando fica ao escrutínio de gente sem cultura, só por grande felicidade do acaso pode ambicionar ter melhor sorte.

    ResponderEliminar
  2. A oposição tem muito terreno fértil para ajudar a população a sair deste pântano, mas tem que deixar de ser tão promíscua com o poder, tem que ser uma verdadeira oposição.

    Tem que dizer CONSTANTEMENTE a estes senhores que não são novos nisto, que tiveram responsabilidades no que aconteceu na ETAP, nos subsídios avulsos, nas obras ridículas, …., mas identifiquem as responsabilidades sem medo, estudem bem o que eles não fizeram e o que fizeram, responsabilizem-nos pela omissão consentida e consciente que decidiram assumir no que faziam, pelo papel ativo que tiveram ao não atuarem, ao serem uns perfeitos YES MAN. Existem rostos e eles estão identificados, têm que ser denunciados.

    Este pântano adensa-se, por exemplo, quando se vê uma vereadora da oposição a dançar e a cantar nas festas populares deste ano, não falando da participação ativa em cantarolar a letra estúpida escolhida.

    Este pântano adensa-se, por exemplo, quando a oposição não traz para a praça pública o debate destas questões, parece ter medo de dizer OS NOMES PRÓPRIOS de quem são os culpados dos buracos na ETAP e da destruição do futuro de milhares de alunos, das obras estúpidas, …

    PORRA, SEJAM INOVADORES NA COMUNICAÇÃO.

    A OPOSIÇÃO NÃO PODE SER ISTO. Demarquem-se claramente deste poder, em todas as vossas ações institucionais, é esse o vosso papel. Depois se são amigos e jantam todos juntos, dançam em conjunto na discoteca, …., já é outro assunto, É A VOSSA VIDA PARTICULAR.

    Mas no exercício das funções de oposição assumam as vossas responsabilidades, vocês são a esperança de milhares de pessoas que não se revêm nestas políticas, nesta fase já muito menos, INFELIZMENTE. Sejam uma verdadeira oposição em todos os locais institucionais e em todas as iniciativas deste executivo.

    DEIXEM DE SER MANSOS.

    SER OPOSIÇÃO, neste pântano que é Pombal, é dizer-lhes a todo o momento, em todas as ações, que se a consciência deles alguma vez chegasse realmente ao poder “OBVIAMENTE DEMITIA-OS”.

    ResponderEliminar
  3. Alguém me sabe dizer qual foi o sentido de voto do PS aquando da aprovação deste regulamento municipal?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.