18 de dezembro de 2015

Da caridadezinha



No verão de 1991, Pombal respirava progresso e abastança. À hora de almoço os empregados no comércio e serviços acotovelavam-se nos restaurantes, as fábricas eram várias e empregavam muita gente, Cavaco estava a um passo de conseguir aquela maioria absoluta e tudo corria bem, no país e no mundo (havia o Iraque e tal, mas era longe, nada nos haveria de beliscar). Foi nesse tempo de glória que conheci os clubes Rotários e Lions - nessa altura mais ou menos divididos em Pombal, subtilmente, entre poder (PS) e oposição(PSD). Como eu era muito nova e lá na Moita do Boi o único clube que havia era a Associação, lá fui, cheia de curiosidade, ao serviço que o director do Correio de Pombal me mandou fazer: um jantar no Manjar do Marquês para a entrega de uma televisão à Cercipom. Era muita gente, nesse tempo: os rotários e os jornalistas.

...

No inverno de 2012, quando Pombal se preparava para deixar de ter jornais (com a morte anunciada do Correio de Pombal) quando o grupo para o qual trabalhei 18 anos tinha fechado o Eco e reduzido os seus quadros nos outros jornais para metade, o Rotary Clube convidou-me para ir a uma das suas reuniões de terça falar da crise dos jornais e da imprensa regional. Tenho no clube gente de que gosto muito, como é o caso do meu mestre Alfredo Faustino. Admiro outros, que ainda por lá andam, embora me identifique pouco com os moldes (declinei dois convites, nos últimos anos, para integrar organizações similares). Antes de me ouvir, um deles quis saber a minha opinião sobre os rotários. E eu disse. Contei a história da televisão, e como me tinha ido embora a pensar que, com o dinheiro do jantar, poderiam comprar-se mais duas televisões. Ressalvei, na altura, o mérito de uma organização que contribuía de outras formas para a comunidade, por exemplo com a pioneira criação das bolsas de estudo (ou dos concursos de contos, noutro tempos) ou a realização de conferências e debates.
...
No outono deste ano suspendi o meu mandato na Assembleia de Freguesia de Pombal (para a qual fui eleita nas eleições de 2013, como independente, na lista do PS). O regresso ao noticiário político nas páginas do DN ditou-me esse dever ético. E por isso não participei nem assisti à última reunião daquele órgão, nem estava a perceber a conversa do actual presidente dos rotários, no facebook, por estes dias. Fui saber. Parece que a Junta de Freguesia (cujo executivo integra) deu um subsídio de 750 euros ao Rotary, para uma bolsa de estudo, das várias que o clube atribui. Como? Não será mais lógico a Junta criar a sua própria bolsa, já que quer apoiar? E o Rotary agora funciona assim? O que é que aconteceu ao mecenato?
Melhor que este fait divers em tempo de Natal (quando a solidariedade voltou a dar lugar à caridadezinha), só o desfile do executivo camarário - amplamente divulgada -  na venda de jornais outra vez promovida pelo Região de Leiria, a favor de instituições do distrito. Faz agora anos que o director acabou a acção de charme do dia, entrou no jornal, já de noite, e concluiu o processo de extinção de postos de trabalho iniciado meses antes.
Boas festas!

2 comentários:

  1. Retratas-te - como bem sabes fazer - o que é o esteriotipo do (bom) cristão: falso, hipocrita, malvado.

    ResponderEliminar
  2. Toda a gente sabe que esses clubes de gente VIP e "de bem" funciona simplesmente para promoção do Ego dos próprios associados, sejam eles Lions os Rotary... Depois a caridadezinha funciona tipo: "Vamos brincar com os pobrezinhos". Esta nossa sociedade esta cada vez mais assim, fruto do árduo trabalho dos partidos Neoliberais. quanto mais pobres forem as pessoas, melhor aceitam as ordens da classe dominante.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.