16 de dezembro de 2015

Educação e Rendimento

A correlação entre o potencial de crescimento de uma economia, o potencial humano e o nível de vida das pessoas e é tão evidente que actualmente é considerado uma tautologia. No entanto, em Portugal, e por cá, somos confrontados frequentemente com opiniões avestruzas que desvalorizam o papel da escola na vida das pessoas e da sociedade.
Eric Hanushek, da Universidade de Stanford, afirmou anteontem numa conferência em Lisboa “que os resultados conseguidos nos testes PISA, sobre o desempenho nas áreas da matemática, leitura e ciências, realizados pela OCDE, têm uma forte correlação com o crescimento económico”. Segundo Hanushek, “Portugal foi um dos países que mais melhorou nos últimos 15 anos, está hoje a meio da tabela, perto dos Estados Unidos, mas representa uma subida de 25 pontos nos testes”. Habushek fez o exercício de seguinte: “se Portugal atingisse o nível da Polónia nos testes PISA, isso significaria, em 80 anos, um crescimento de 340% do PIB português e salários 15% mais altos em cada ano, durante 80 anos." Talvez seja uma extrapolação com pressupostos muito optimistas, mas dá que pensar.
Em Portugal (e em Pombal também) culpa-se demasiado os políticos pelo nosso atraso secular, com uma cegueira e um fanatismo perturbantes; sem se olhar para as causas estruturais desse atraso, e elas são tão evidentes. Uma delas, e talvez a mais preponderante, é o grave défice de Educação da população.
Em 1900, a Holanda comemorou a entrada no novo século proclamando a erradicação do analfabetismo. Em Portugal os níveis de Educação são baixíssimos, quando comparados com os nossos parceiros europeus. Mas em Pombal a realidade surpreende até os mais atentos a estas coisas. A Carta Educativa do Concelho mostra-nos um retrato de tons muito negros: 25% da população sem instrução e 28% da população detém apenas o 1.º ciclo do Ensino Básico.
Está explicado, em grande parte, o atraso socioeconómico do concelho de Pombal. E não contem com melhorias nos próximos anos.

1 comentário:

  1. Adelino, está explicado, porque Pombal se assemelha tanto á Ilha da Madeira, mais de 50% de pessoas com baixo nível de escolaridade e cada vez mais jovens, que em vez de estudarem alistam-se na JSD, escolhem o caminho alternativo para subirem na vida. Antigamente, dizia-se: Queres ter um bom emprego ? Estuda ; Hoje em Pombal: Queres ter um Bom emprego ? Preenche a ficha Jotinha

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.