13 de março de 2016

Para memória futura

Sexta-feira, 11 de Março de de 2016.
Passam agora dois anos desde aquele dia em que os poderes instituídos declararam guerra às peças soltas da engrenagem, naquele que se haveria de tornar o mais famoso conselho geral de sempre num agrupamento escolar, por nunca ter sido empossado. Há momentos em que uma pessoa quase se cansa de dar murros em pontas de faca, há que dizê-lo. Mas depois vem a realidade e percebemos que não há alternativa: é isso ou o costume. Contei a história tantas vezes a tanta gente - incluindo aos nossos deputados da nação, eleitos por Leiria, que da esquerda à direita mexeram zero palhas para desbloquear o imbróglio - que me convenci estar a relatar qualquer coisa do imaginário.
Dois anos depois, a senhora directora regional de Educação é a mesma. Mas precisou desses dois anos e - quiçá - de uma mudança de governo para mandar fazer aquilo que devia ter sido feito de imediato: convocar uma assembleia geral de pais, eleger uma mesa eleitoral e uma comissão que elabore um regulamento, com regras claras e definidas, que garanta a qualquer pai/mãe/encarregado de educação a liberdade de encabeçar uma lista, sem estar preso a qualquer associação - por mais real que ela fosse, ou se existisse. O que se espera, agora, é que seja reposta a ordem natural das coisas. 
Dos cerca de três mil encarregados de educação, apenas uns 50 responderam à chamada do Agrupamento, na sexta-feira. É mais fácil destilar queixas no facebook do que sair do sofá e ir à escola, perceber em que mundo vivem os nossos filhos. Mas isso é o que temos, ou talvez seja o que sobrou. Nunca me hei-de esquecer do átrio cheio de pais para votar naquele 17 de janeiro de 2013, de como foram abandonando o local à medida que passavam as horas e aumentava a pressão para não se aceitarem listas "independentes", de "pais iluminados".
O tempo passou. A associação de pais declarou-se inactiva, em comunicado afixado. O vereador da educação da época renunciou ao mandato. Os estudantes que representavam os alunos já deixaram a escola, alguns professores também. O presidente da Câmara cumpriu o prometido: nunca tomou posse, vieram as inspecções. Amarfanhou-se a pessoa do presidente do conselho-geral cessante, obrigou-se a presidente da assembleia geral da associação de pais a demitir-se, numa noite de inverno, no edifício da Câmara. Nos tribunais corre ainda uma acção alusiva a um ilegítimo acto eleitoral, tentado há um ano atrás, noutro espaço municipal - a Biblioteca. Ora, se isto é assim quando a Escola ainda é do Estado, imagine-se o que seria se a municipalização da educação fosse assumida e implementada neste concelho...
O que aconteceu com este processo é o que se passa em todo o lado, habitualmente, neste Pombal: há um controlo implícito, que assegura o funcionamento da máquina, sem peças soltas na engrenagem. Se mais vezes ousássemos agitar essas águas paradas, respirava-se muito melhor. É sabido que isso tem custos, desgasta, cria tantos inimigos como ter opinião. Mas liberta.
Nem eu nem a Odete Alves (as duas mães que o poder não quis no conselho geral) tencionamos candidatar-nos no acto eleitoral que aí vem. Mas vamos ajudar a concluir esse processo e abrir caminho a quem vier. Para memória futura.



Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.