13 de maio de 2016

A carta da JSD que alerta para "uma guerra fraticida"

                                  Seminário "Pombal 2030", organizado pela JSD. Tudo corria bem, até certo momento...


Quando a comissão política se sentar esta sexta-feira 13 na sede da rua Dr. Luís Torres, para debater uma extensa ordem de trabalhos, há um ponto a sobrepor-se a todos: "análise da situação política". Ao contrário do era previsto por Narciso Mota - que preside à mesa da Assembleia Geral - nas declarações à imprensa, a actividade partidária fica-se por aqui, e não haverá plenário de militantes, o tal em que o ex-candidato-futuro presidente da Câmara iria anunciar oficialmente a sua candidatura. E não haverá porquê? É uma espécie de quarto segredo de Fátima. Terá sido Narciso que se esqueceu de o convocar? Seria esse um trabalho para a secretária ou para o vice-presidente da Mesa? Não se sabe ainda a resposta, mas também já pouco importa, numa altura em que Narciso aproveitou o seminário "Pombal 2030" organizado pela JSD para fazer publicamente o anúncio.
O mal-estar instalou-se na família laranja de imediato. Até então, ainda havia esperança que Narciso recusasse. Paradoxalmente, foi a JSD quem melhor fez a leitura dos acontecimentos, como o mostra uma carta enviada pelo presidente, João Antunes dos Santos. Está bem escrita e é muito clara:

"Estando o Eng. Narciso Mota presente, sentiu-se naturalmente provocado e acabou por anunciar que iria ser candidato à Câmara Municipal de Pombal, nas próximas eleições autárquicas. Era desnecessária a provocação despropositada que levou a este desfecho, pelo que lamento profundamente a atitude de ambos! (...) Lamento que em vez de se colocar água na fervura, se coloque combustível. E lamento que não estejamos todos a pensar no melhor para o partido e para as próximas eleições. Numa altura em que temos o partido mais activo do que nunca é triste que se esteja disposto a deitar tudo a perder. É triste que quando dezenas de pessoas se mobilizam por todo o concelho para defender o PSD, contribuindo ainda mais para a sua implementação no concelho, haja quem contribua exactamente para o contrário".

O jovem advogado percebeu como poucos o que está em causa, lamentando que os protagonistas tenham usado uma iniciativa daquelas "para declarar aberta uma guerra que será fraticida". E por isso, na mesma carta, diz esperar "que na próxima reunião do partido se debata frontalmente este assunto". Há-de ser logo à noite, numa reunião que contará com as ilustres presenças de: Pedro Pimpão, Diogo Mateus, José Gomes Fernandes, Mário Santos, Pedro Brilhante, Guilherme Domingues, Ana Gonçalves, Ana Cabral, Andreia Marques, Edite Pascoal, Manuel António, Nelson Pereira, Sofia Amado, Célio Dias, Felismino Neves, Fernando Silva, Adelina Gomes e Leontino Ribeiro. Duzia e meia de cérebros para pensar como é que sai deste imbróglio. E Narciso de fora (da discussão, entenda-se).

2 comentários:

  1. Sexta-feira 13.... O mundo esteve para acabar... era tal a bebedeira ... que já nem sabiam em quem votar. Manuel António, força nisso, aperta come eles. Brilhantemente sem Surrealizar

    ResponderEliminar
  2. https://www.youtube.com/watch?v=H34hb0U0V-o

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.