5 de maio de 2016

Síndrome do unanimismo

O PS local sofre da síndrome do unanimismo – uma espécie de raquitismo político, que os protege – no seu fraco entender - dos perigos. A doença é antiga, mas agravou-se nos últimos tempos - tornou-se crónica.
Quando fiz parte da AM - no mandato 2005-2009 – a doença já se manifestava. O cabeça de lista da altura – Jorge Silva (o mesmo deste mandato) – chegou a defender que deveríamos abandonar a AM, porque, dizia ele, o presidente não respondia às nossas questões e a bancada da maioria nunca aceitava as nossas propostas. Expliquei-lhe na altura - sem o convencer - que a eficácia da nossa acção politica não estava dependente das respostas do presidente ou do apoio da bancada da maioria, mas da pertinência das nossas questões, da qualidade dos nossos argumentos e da diferenciação das nossas propostas.
Agora a situação piorou – ou melhorou, depende da perspetiva. O PS (também) faz questões e o presidente actual responde as todas. Mas as questões são “deixas” - tal como as da bancada da maioria - para o presidente brilhar.
Na última AM o CDS e PSD apresentaram moções de defesa (e reforço) do ensino privado. E o que fez o PS? Aprovou-as, com a abstenção envergonhada de três membros da bancada.
A não renovação dos contratos de associação com os colégios privados, nos locais onde o Estado tem oferta educativa, é uma medida com toda a racionalidade económica, nomeadamente quando o Estado não tem dinheiro. Logo, só por esta razão, deveria ser apoiada por todos os partidos. Mas um socialista deveria saber que se trata de uma medida ideologicamente emblemática deste governo. Votar contra ela é uma enorme quebra de solidariedade política com o frágil governo do PS, que devia fazer corar de vergonha um verdadeiro socialista.
A falta de preparação politica ainda se tolera - tal o nível a que já descemos - mas a ausência de consciência política, não.
Oh Jorge, convence lá esse pessoal a abandonar a assembleia municipal. Fazias um belo serviço ao partido.

10 comentários:

  1. Eu Votei a Favor as moções, em defesa da economia na minha Vila o Louriçal. Se o IDJV fechar as portas muita gente vai passar fome naquela terra. Desde os funcionários que vão para o Desemprego até ao pequeno Comércio local que vai funcionando com o dinheiro dos Pais dos alunos, dos Funcionários e outras pessoas ligadas ao Instituto. Eu ainda me lembro de ter 16 anos e vir para a Secundária de Pombal e no Louriçal... ficavam as crianças e os velhos. Não vou querer mais isso na minha terra. Votou pelo Louriçal e não contra os ideais do PS. Adelino se queres mudar o paradigma do PS, apresenta Candidatura á Presidência da Concelhia, o lugar está em aberto... Claro que não voto em ti... Primeiro porque não tenho direito a voto, 2º Porque optaria por outra solução para o PS local

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Optarias, calculo, por uma solução mais consensual. Alguém que faça oposição com pés de lã, como se quer. Quando um dia se fizer a história da ascensão e queda do PS neste concelho, haverá certamente um capítulo dedicado a este unanimismo de que fala o Malho. O mesmo que os impede de votar frontalmente contra outras coisas, a coberto do pretenso desenvolvimento local. Do outro lado, é sempre bem-vindo esse estender do tapete. Lê a análise que faz disto, à distância, o Jorge Ferreira.

      Eliminar
  2. O facto de o PS se ter demitido, em Pombal, de ser alternativa ao poder, foi e vai sendo o maior atentado à democracia neste concelho. Sem rodeios, o PS é, a meu ver, o maior culpando-se alguns excessos que fomos lamentando ao longo dos anos. É o caminho trilhado é tao mau, tão mau, tão mau, que custa a acreditar que não seja intencional.
    E vai havendo sempre uma desculpa que parece aceitável para tão disparatadas opções como as que este PS vai tomando...

    ResponderEliminar
  3. "Culpado por", e não "culpando-se". Erro na digitação...

    ResponderEliminar
  4. Gabriel Oliveira o teu caminho trilhado tem sido... tão bom ... tão bom ... tão bom... que nem sei porque ainda não és Presidente da Camara. Tu e o Adelino Malho adjuvados por mais meia dúzia de gente inteligente e "sacos cheios de ar" teríamos o Concelho mais desenvolvido do mundo

    ResponderEliminar
  5. Paula,

    Quando um dia se fizer essa história, da ascensão e queda do PS em Pombal, e do unanimismo assumido nos últimos 20 anos, encontrarão, com certeza, um hiato que foi o desempenho da bancada na AM entre 2005-2009, quando um grupo pequeno, no geral inexperiente, mas com consciência política, determinado a afirmar um projecto político ou pelo menos um novo estilo de fazer oposição, que teve a tenacidade suficiente para vencer as resistências no partido, dos vereadores do PS e da maioria do PSD.
    Um grupo com uma agenda política centrada em quatro áreas: Impostos Municipais, Educação, Água e Saneamento e Empresas Municipais.
    Tivemos uma forte oposição da maioria do PSD, como se pode comprovar lendo as actas, ou o Farpas. E quem quiser avaliar os resultados práticos desse confronto para o concelho – para o PS é outra conversa, porque dependem de outros factores – verificará que ganhamos esse confronto em toda a linha.
    Quando ouvi as intervenções do PS na última discussão das GOP e Orçamento e a inevitável abstenção fiquei estupefacto de continuarem a centrar o discurso nos impostos municipais, quando os executivos do PSD já baixaram as calças até às botas.
    Em conclusão: fazer oposição exige preparação, estudo, estratégia e coragem (sem telhados de vidro).
    Infelizmente, o PS actual não tem nada disso.

    ResponderEliminar
  6. Malho, és um exemplo para todos nós. Aos teus pés me dobro.

    ResponderEliminar
  7. Odete,
    Não sou um exemplo nem procuro sê-lo. Por duas razões: gosto demais de alguns dos meus defeitos, e não acredito na perfeição - por isso não acredito em Deus.
    Mas acredito que a critica traz melhoria.

    ResponderEliminar
  8. Caro António Roque,

    Apreciei bastante a tua intervenção. Revela simpatia e inteligência. Resumo a posição a um "O inferno são os outros", como disse Sartre. :)
    Sem ironia (agora), esse chutar para o lado é um bom método para continuar com os resultados patéticos que o PS tem tido em Pombal. Repara que não conseguem sair deste não-caminho que é achar que os críticos não prestam, que os pombalenses votam PSD porque são todos estupidos ou porque se deixam corromper com porco no espeto, ou por outro qualquer motivo não imputável a causas próprias.
    Apreciei também o facto de a Odete seguir no mesmo trilho.
    É uma coisa linda de se ver. O meu aplauso...

    ResponderEliminar
  9. Gabriel e Adelino, Vocês podem constituir listas para se Candidatarem a vários órgãos, seja como filiados em Partidos, criando um vosso partido novo ou mesmo como independentes. Mas façam algo... Não prometo que vote no vosso projecto para o Concelho, mas pelo menos vou estar atento ás vossas propostas e quem sabe até nem a apoie e decida mesmo que vocês são os grande timoneiros que Pombal precisa... mas mexam-se... criticar atraz de um PC é poucochinho e os Srs. são umas mentes iluminadas, segundo NM.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.