2 de junho de 2017

Fartura de candidatos: bom ou mau?

Há um princípio dialéctico clássico que diz: “alterações de quantidade provocam mudanças de qualidade”. Mas nada nos diz sobre o sentido da alteração.
Oito pombalenses já anunciaram a candidatura à CMP. Mesmo admitindo que nem todos chegarão a votos, bater-se-á o record de candidatos. Em teoria, a existência de mais candidatos é uma coisa boa, porque geralmente mais candidatos significa mais diversidade, mais possibilidades de escolha e melhor Democracia. Mas nem sempre, mais candidatos proporcionam mais diversidade, mais possibilidades de escolha e melhor democracia.
Nas últimas eleições autárquicas concorreram quatro candidatos à CMP, que (em conjunto) conseguiram 40,9% dos votos. A abstenção (com 55,1%) ganhou! Os candidatos não conseguiram convencer a maioria dos eleitores a votar neles. Por outro lado - e muito mais surpreendente, - o somatório dos votos “nulos” e “brancos” atingiu 8,9% (5,6 brancos e 3,3% nulos) - representaram a terceira classe/força mais votada.
O incremento de candidatos traz incremento de qualidade? Veremos. O verdadeiro teste-do-algodão à qualidade dos candidatos será dado pelo eleitorado. Se derrotarem a abstenção trouxeram mais qualidade…

7 comentários:

  1. Discordo do titulo "quantidade não significa qualidade "
    Também não tenho dúvidas de que o aumento do número de candidatos vai trazer mais pessoas às urnas!
    Ao pensarmos num político devíamos pensar numa pessoa impoluto, o que não nos é possível, basta olhar para os últimos casos na comunicação social que abrange da esquerda à direita, figuras nacionais medalhadas e com um rasto de ilegalidade que mete respeito aos malfeitores e envergonha os honestos!
    O aumento da abstenção, a meu ver uma forma de manifestação politica, é o um grande problema nas democracias ocidentais e é da responsabilidade dos políticos porque não conseguem fazer passar a mensagem! Como conseguem eles fazer passar a mensagem se eles mesmos não são credíveis? O povo está farto de promessas não cumpridas, olhamos para o espectro nacional e temos um cenário macabro a corrupção grassa por todo o lado os políticos são promiscuos ao ponto de medalharem corruptos.

    Pombal, após este acto eleitoral, nunca mais vai voltar a ser o mesmo, em termos políticos, vamos ter uma maior diversidade de opiniões e mais criatividade nos diversos temas que nos dizem respeito nos órgãos mais representativos do povo, o poder será forçado a debater e a ouvir mais as sugestões da oposição. Acaba o Status quo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh amigo "José do Trasso",
      Discorda do titulo por quê? O título é uma pergunta...
      Haja paciência...

      Eliminar
    2. Têm a razão amigo Adelino Malho, pela leitura do seu texto fui levado a pensar que tinha escrito : "quantidade significa aumento de qualidade" quando de facto apenas pergunta.

      Eliminar
  2. Só há duas questoes relevantes nestas eleiçoes:
    1- A maior popularidade de Narciso chega para contrariar a lealdade ao partido laranja?
    2- Ganhe Diogo ou ganhe Narciso, algum deles conseguirá conviver com o PS, se precisar disso?

    ResponderEliminar
  3. A 3ª questão relevante será o comportamento do eleitorado socialista mais os tais 10 % de eleitorado sem vinculo partidário, relativamente à candidatura do Engº Claro.
    Ainda, relativamente ao ponto 2, não há outra hipótese de governar a Câmara seu entendimento com o PS.

    ResponderEliminar
  4. Gabriel Oliveira não colocaste a 3ª hipótese. O PS aproveitando o confronto directo entre o PSD ( Narciso Mota ) e a JSD (Diogo Mateus) conseguir capitalizar os tiros e as balas perdidas e conseguir a Vitória. É a solução governativa mais estável, pois o Eng. Claro é um homem de consensos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me uma hipótese tao viavel como o Belenenses ganhar o próximo campeonato nacional. Mas sim, pode acontecer...

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.