18 de novembro de 2019

Os visionários


Nunca me canso de repetir que Pombal esteve bem ao aderir à associação Artemrede. Já antes havia felicitado o executivo de Narciso Mota aquando da decisão de integrar a Cultrede, uma associação congénere que penso estar inactiva. Como aqui disse, para além da rentabilização de recursos, este tipo de estruturas em rede possibilita disseminação de boas práticas de programação e gestão cultural, bem como a itinerância de projectos artísticos de qualidade, impossível de concretizar noutro contexto.

O caso da Artemrede é particularmente interessante pois, para além da programação cultural, tem outras vertentes que merecem destaque. Uma delas é a questão política. Eu não sei se a nossa Autarquia se revê nos documentos que assinou nos sucessivos Fóruns Políticos em que participou mas, se assim for, fico ansioso pelo que aí virá.

Outro ponto interessante da actividade desta associação de municípios é o projecto Visionários. O ideia consiste em convidar todos os cidadãos (é uma iniciativa totalmente aberta) a poder participar activamente programação cultural do município. Em Pombal, os Visionários foram os responsáveis por parte da programação do Teatro-Cine durante o mês em Novembro e, diga-se em abono da verdade, foram muito felizes. Parabéns ao Roque, ao Nuno - e a todos os outros que não conheço - por não ficarem em casa, por se juntarem e pela generosidade das suas escolhas.

Mas mais do que apenas espectadores/visionários, queremos cidadãos participativos da cena cultural. Para isso, há que fortalecer a rede de actores locais, gerar massa crítica, dar vós aos que se dedicam à música, ao teatro e à dança, mas também aos que escrevem romances, poemas (ou apenas os lêem), aos que se exprimem através das artes visuais ou do cinema, mas também aos que promovem eventos, aos que juntam pessoas e a todos os que acreditam que a cultura é também a exigência de um modo de vida e a necessidade de comunicação. 

Como apontou Madalena Victorino, prémio Universidade de Coimbra, no documento final do 3º Fórum Político da Artemrede, que decorreu no passado mês de Maio, em Pombal: "É nos universos e imaginários artísticos que reside uma riqueza excepcional de visionamento de uma vida cheia de possibilidade, de tolerância e de amplitude. A cada cidade cabe reinventar a sua cultura. A sua identidade cultural e artística". E este é um desafio para todos nós.

1 comentário:

  1. Aproveito este POST para agradecer à Sónia Fernandes que foi quem me desafiou, á Vereadora Ana Gonçalves que sempre nos apoiou. Deixo o nome dos restantes visionários do grupo de Pombal: Anselmo Câmara, Carla Longo, Carlos Domingues, Carolina de Jesus, Cid Ramos, Cláudia Costa, Diogo Fernandes, Fernanda Alegrete, Isabel Moio, Filipa alegrete, Laura Duarte, Leticia Rodrigues, Lilia Abreu, Rita Leitão, Samuel Silva, Sónia Mira

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.