29 de novembro de 2010

As obras do engenheiro

No passado fim-de-semana estive em Almagreira e verifiquei que a rua principal, recentemente asfaltada e embelezada com passeios tipo montanha russa, estava a ser esburacada. Em conversa com residentes referi a incompetência e a inconsciência reinante que leva a câmara, nos dias de hoje, a derreter dinheiro a asfaltar e a construir passeios numa longa rua e, pouco tempo depois, a rebentá-la para colocar saneamento. Corrigiram-me logo: - o saneamento foi colocado pela câmara antes da asfaltagem, só que, foi tão mal colocado, acima da cota das casas, que agora tiverem que o arrancar e voltar a colocar.
Não restam dúvidas, quando escavamos as obras do engenheiro é assim: cada cabadela duas minhocas!

21 comentários:

  1. As ruas não são montanhas russas!! São modernas pistas de trial, parkour e skaters.

    ResponderEliminar
  2. Oh Eng. Malho, a culpa foi das casas que desceram as quotas... O abandonado é que não teve culpa nenhuma, mas qualquer dia é preciso uma barca velha para subir as ruas de Almagreira atraz da pera manca para encontrar o Don Perignon

    ResponderEliminar
  3. É verdade o que dizes, e afirmo, que me envergonho de tal obra! Os passeios (tipo montanha russa), onde as pessoas com mobilidade mais reduzida não ousam passar, dado correrem mais risco de cair, do que se forem mo meio da estrada;e o saneamento que estão a (re)colocar, dado que as tubagens já estavam colocadas seguramente há uns 8 anos. A questão é que já na altura se alertaram não só o executivo da Junta de Freguesia (na altura era encabeçado por outro presidente), como os próprios serviços técnicos (o meu marido chegou inclusive a trazer ao local o engº responsável). Eu não sendo engº, conseguia a "olho nu" perceber que estava perante uma aberração! Primeiro porque as tubagens estavam acima da cota das casas; relativamente aos passeios...enfim só mesmo os caros farpistas olharem com os seus próprios olhos! O sr. Presidente da Câmara foi recentemente convidado por elementos da minha família, para visitar e caminhar nos passeios, que prontamente aceitou. Aguardamos a sua visita.
    Para quem tiver curiosidade, visitem in loco, a rua principal de Almagreira em direcção a Soure...e tirem as vossas próprias conclusões!

    ResponderEliminar
  4. ´Mas diga lá como fariam aquilo, a Srª e o seu Marido.
    Realmente aquilo não está bem,mas como ´que raio se faziam os passeios com as casas lá embaixo de um dos lados e mais altas do outro, deve ser um problema do tipo a da curva da São Cristovão, tem de sair mas não se sabe para onde.

    ResponderEliminar
  5. Caro Alegria!

    Em primeiro lugar, não me compete a mim dizer como se devem fazer as obras, não sou engª falo naturalmente enquanto leiga, mas não sou cega!

    Os serviços técnicos da Câmara tem um nº razoável de técnicos especializados, com obrigação e saber para se pronunciar.

    Mas mesmo assim, lhe direi que em relação ás tubagens do saneamento básico, dever-se-ia ter feito o que estão a fazer agora...colocá-los não tanto á superficie, as valas que abriram são em maior profundidade...o que só quererá dizer que estavam mal colocados, certo? Algo que já na altura, os moradores da rua tanto alertaram os responsáveis para a situação!
    Quanto aos passeios, das duas uma: ou se rebaixava a estrada (não sabendo se isso é possivel ou não), ou era preferivel, não ter de todo passeio do que o ter e nalgumas zonas, ninguém o utilizar! Agora também é estranho que só nessa rua esta situação se tenha colocado, nas restantes ruas onde já existem passeios, esta "aberração" não se verifica! Será que só esta rua tem casas de um lado mais altas que na outra?! Não me parece meu caro. Parece-me que se "aprendeu" com os erros...
    Quanto á forma como o meu marido faria, só ele poderá falar...

    Com pouca alegria, mas ainda com algum sentido de humor,

    MM

    ResponderEliminar
  6. como percebo pouco de tubos, reconheço a minha falta de entendimento . só agora percebi (depois da sua explicação) que ficaram altos.

    ResponderEliminar
  7. Caro(a) Alegria2
    Confesso que neste momento tenho um considerável sabor a fel na boca. Vou debulhar um rebuçado!!!
    Este sabor a fel, deve-se ao facto de estar a escrever uma justificação para alguém que pelos vistos sabe quem sou, ou pode-o saber, porque o meu perfil está “aberto”. A si … ??? Não me estou a esconder por detrás de um “nickname” idiota, tal como “ri-te, ri-te, mas com o Herodes ainda te F*$#&”; Mas visto que há referências directas à mim, por interposta pessoa da minha esposa, vou responder:
    Pego na sua afirmação “Mas diga lá como fariam aquilo, a Srª e o seu Marido”, que não gostei do desdém com que foi escrito!
    Em primeiro lugar, não fariam, nem farão porque não são Empreiteiros!
    Em segundo lugar, e como foi escrito, foi chamado ao local Técnico devidamente habilitado da Câmara Municipal, exactamente para lhe apresentar argumentos de boa execução e planeamento técnicos.
    Nestes quase 20 anos de Engenharia, onde já me afloram algumas manchas esbranquiçadas nas fontes, acho que, após os erros e respectivas aprendizagens que a vida me deu, posso perfeitamente “puxar dos meus galões” e responder-lhe que: existe um regulamento, publicado em Diário da República, que apresenta todas essas regras;
    Existem Manuais e Dossiers Técnicos publicados pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil onde aconselham os Técnicos das artes de bem projectar e construir.
    Como a minha esposa, e muito bem lhe disse, se não era possivel solucionar o problema há 8 anos atrás, agora muito menos. No entanto, hoje está a ser CORRIGIDO, sinal que há solução.

    E a Srª e o seu Marido afirmam que, é possivel executar os colectores a uma “profundidade em função de exigências do trânsito, da inserção dos ramais de ligação ou da instalação de outras infra-estruturas” (nº 2 do artº 137º do DR 23/95) – O que não aconteceu! O colector foi executado a uma profundidade compreendida entre 0,60 e 0,80 m. Mais grave: nunca foram medidas as cotas de soleira das habitações existentes!! O que foi feito agora.
    Se o arruamento ía sofrer intervenção, nada mais fácil do que “ripar” um pouco mais e abater o nível da estrada para mais baixo.
    Olhe: e acho que nem lhe vou dar mais ensinamentos! Se os quiser … pague-os!
    Sem Alegria absolutamente nenhuma, mas com a boca bem adocicada,

    António Manuel Justo Domingues

    ResponderEliminar
  8. Companheiros, boa noite.
    Estamos a entrar numa discussão técnica sem termos conhecimento dos condicionalismos que conduziram a uma situação que,agora, teve que ser corrigida.
    O problema das cotas de soleira não é de agora.
    É uma realidade que encontramos no dia a dia e que, muitas vezes, é de difícil solução.
    E como os crimes de guerra têm que ser julgados no ambiente de guerra em que foram cometidos temos que esquecer a guerra e encontrar soluções exequíveis e que resolvam os problemas reais das pessoas.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Não sabia que a Srª Marlene era casada com O Sr Antonio Justo Domingues(Engº), não era miha intenção qualquer desdem, daí ter escrito a palavra marido, visto que a sua Srª em lado nenhum do post deu nome ao Marido.
    Mas mesmo assim as minhas desculpas.

    Em minha defesa lhe digo que não consigo conhecer todos as pessoas do Concelho, nem muito menos com quem são casadas(os), mas isso de certeza que nem lhe passou pela cabeça.

    ResponderEliminar
  10. Oh, Justo e Marlene,desculpem lá, então vocês não fazem como todos os outros casais? Só pergunto porque o/a Alegria teve dúvidas?

    ResponderEliminar
  11. Ó amigo Jorge, depende do que "fazem todos os outros casais"...Isto porque o conceito de "normalidade", hoje em dia, é subjectivo...

    Sentimos todos (os presentes na Cabidela nos Netos), a sua falta!
    Ah! A menina JA devolveu-me o seu cumprimento!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Amigo Rodrigues Marques, como sempre, a dar uma resposta políticamente correcta...

    Olhe sendo assim, já que o problema das cotas de soleira não é de agora... os problemas estruturais do país, a falta de produtividade do país, o défice externo, a falta de competitividade, etc. etc. também não é de agora...é de sempre! E pronto, continuaremos a ser e a ter o problema de país, concelho e freguesia que temos...e a bom português (e já agora a bom político): PODIA SER PIOR!!!

    Abraço,

    MM

    ResponderEliminar
  13. Já aqui disse, várias vezes, que a topografia é um problema para a engenharia da Câmara. Raras vezes acertam na cota das portas ou acessos aos prédios com a dos passeios das ruas. (Há por toda a cidade bancos e banquinhos de madeira ou metal, para se poder entrar na porta da residência ou da loja. Quanto à solução, quando há casas de um lado da rua a uma cota e do outro a uma outra, isso só revela falta de planeamento. Digam o que disserem, inventem as mais sofisticadas explicações. Há décadas que se planeia uma coisa, em Pombal, e se constrói outra completamente diferente. (EX: Casarelo, pelo menos)

    ResponderEliminar
  14. Boa noite!
    Ja ha uns anos eu fiz varios comentarios sobre os passeios de Almagreira foi no blog do "Orlando Cardoso" e ate num comentario sugestionei ao Presidente Narciso Mota,para experimentar ir numa cadeira de rodas naquele passeio e depois comenta-se o resultado!!!
    Tambem critiquei os servicos tecnicos da Camara por desenhar e aprovar aquele passeio ate disse que nao deviam estar em acordo com as regras Europeias, ja que Pombal e diferente das outras autorquias!.
    Conrespeito ao dinheiro mal gasto isso nao e noticia para os municipes.
    O que mais me doi, e que os Netos nao pertencem ao concelho de Pombal e nao fazem parte deste contrato para instalacao do saneamento coisa estranha deve ser por falta de verba de "pilim" pois com tantas contas "cacau" de agua espalhadas pelos servicos financeiros da Camara, qualquer Victor se pode abotoar com umas quinhentolas ou seja mais de 500 mil euros esse "pilim" que agora fazia jeito para completar o saneamento nos Netos e arredores.Parece que o nosso Presidente ate acha isto normal, pois nao controlou os locais frequentados pelos "Vitores" ca da terra!
    Como diria o Fernando Carolino "CUM CATANO"
    Cumprimentos
    EA

    ResponderEliminar
  15. Para se fazerem as obras da Vaidade não sobra dinheiro para fazer as obras da Necessidade!
    Saudações.

    ResponderEliminar
  16. Boa noite...
    Depois de ler tanto comentário fiquei confusa... Será que estão a referir-se às "OBRAS DO ENG JUSTO DOMINGUES" em frente à Junta de Freguesia de Almagreira? Aquele prédio que está em cima de um ribeiro e cuja cave mais parece um aquário...
    Segundo o tal engenheiro:"Nestes quase 20 anos de Engenharia, onde já me afloram algumas manchas esbranquiçadas nas fontes, acho que, após os erros e respectivas aprendizagens que a vida me deu, posso perfeitamente “puxar dos meus galões” e responder-lhe que: existe um regulamento, publicado em Diário da República, que apresenta todas essas regras;
    Existem Manuais e Dossiers Técnicos publicados pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil onde aconselham os Técnicos das artes de bem projectar e construir."
    Pois é... Com tanto saber de leis e manuais e vai construir um prédio em zona de cheia???
    Por onde andarão os guarda-rios???
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  17. Cara "Pura Tristeza":
    Só pelo seu nome, não é mais do que isso ... UMA PURA TRISTEZA. Acobardando-se por detrás do anonimato, se calhar até foi você que denunciou a obra, não sabendo sequer o que estava a fazer.
    Vou-lhe explicar, m u i t o d e v a g a r i n h o, só para ver se me entende.
    1º A obra, está distanciada do Ribeiro (em projecto) 10.00m. Este é o mínimo legal para se construir de acordo com o prescrito na Lei. Na realidade, a obra está a cerca de 10,36 m. Boa! Já ganhei 36 centímetros;
    2º A obra foi devidamente licenciada pelos Serviços Técnico, tal como está, sendo aprovado a implantação, alturas, afastamentos e tantos outros pormenores a que lhe é aplicável. Portanto não está nenhuma ilegalidade cometida;
    3º É verdade o que afirma, que a cave parece uma piscina ... pois saiba que isso foi tudo pensado e que a mesma tem prevista uma vala de drenagem em seu redor que irá absorver qualquer lençol de água que dela se aproxime. O problema é que toda a gente começa obras no Verão, onde não existe àguas espraiadas e como tal não se vê. O mesmo sucederia com esta.

    Mas cara(o) Pura Tristeza, V. Exa., como já disse não passa disso mesmo. Vai buscar argumentos onde não sabe.

    Já agora, vá consultar o PDM e veja onde está o "leito de cheia"!!

    Ao dispôr para mais esclarecimentos, quer aos tristes, quer aos alegres,

    Sou, atentamente

    António M. Justo Domingues

    P.S.: Após denúncia à Câmara Municipal - provávelmente por algum triste que por esse concelho deambula, sem eira nem beira, os Serviços de Fiscalização da mesma Entidade, deslocaram-se ao local afim de verificar a implantação. Concluiu-se: nada a apontar!

    ResponderEliminar
  18. Caro ENG JUSTO DOMINGUES
    Fiquei esclarecida com os seus amplos esclarecimentos, mas dei-me ao trabalho de fazer ums quilómetros e não encontrei nenhum papel afixado na tal obra com a tal licença que fala dos Serviços Técnicos da Câmara... Já não é obrigatório? Ou voou com o tornado??? É que eu já tinha dito no café que o filho do Manuel Domingues nunca começava uma obra sem licença, porque depois como era daqui a uns 3 anos quando fosse Director de Departamento das Obras da Câmara de Pombal?
    Ouvi dizer no café que o próximo presidente da Câmara de Pombal irá ser o Dr. Adelino Mendes, que já terá convidado para vereadores os camaradas: Roque (Desportos e Lazer), Marlene (Acção Social e Educação), Carlos Lopes (Finanças e Jurídico), Adelino Malho (Espaços Verdes e Ambiente), Carrasqueira (Obras Públicas), Júlio (Obras Privadas), Micael (Turismo, pelo CDS)... Os restantes deverão ser da oposição...
    Já me garantiram que com esta equipa será construída a Variante do Louriçal, a Variante à pedreira da Sicó, o Parque Verde de Pombal na Mata do Urso e outras coisas que não consegui fixar... Ah os passeios de todo o concelho serão planos...
    Até acredito nas mudanças, mas tenho de esperar para ver, como dizia o outro...

    ResponderEliminar
  19. Apesar de haver tanta "tristeza a pairar no ar", foi um bom momento de humor preconizado pelo "amigo" Pura...
    Não só fico lisonjeada por estar incluída, no futuro executivo camarário, mas permita-me que o corrija um pouco: felizmente ou infelizmente, temos a lei da Paridade, pelo que o Caro "Amigo" concerteza por lapso, (dado a sua notória perspicácia e de cidadã/o atento) tenha apenas colocado um unico elemento feminino no Executivo!!! Pois, reveja novamente o futuro "elenco" camarário acrescentando mais mulherio...

    Atentamente,

    Marlene Matias

    (a futura Vereadora da Acção Social e Educação)

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. Só mesmo na mesa do café, mas a beber uns grandes copos, é que "PURA TRISTEZA" imaginou tudo isso, mas que continue a beber, pior do que esta não fica...

    Antonio Roque
    ( Futuro Vereador Do Desporto e Lazer, incluindo o Desporto da "Pura" Levantamento de minis)

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.