6 de junho de 2011

Ah esta terra ainda vai cumprir seu ideal...

PPD/PSD 55,54% 15.300 votos
PS 18,03% 4.967 votos
CDS-PP 11,87% 3.270 votos
B.E. 3,80% 1.046 votos
PCP-PEV 2% 551 votos
PAN 0,99% 274 votos
PCTP/MRPP 0,73% 202 votos
MPT 0,29% 81 votos
MEP 0,27% 74 votos
PTP 0,24% 66 votos
PNR 0,24% 66 votos
PPV 0,24% 66 votos
PPM 0,19% 51 votos
POUS 0,17% 48 votos

EM BRANCO 3,76%1.037 votos
NULOS 1,64%451 votos
Inscritos: 55.451
Votantes: 27.550O que quer dizer que a abstenção é de quase 51 por cento. Logo, mais de metade não quer saber disto para nada.


Os dados podem ser conferidos aqui, no site da CNE. Ora vamos lá, então, à interpretação.
Aqui a derrota do PS é ainda mais humilhante do que a nível nacional. Na verdade, há freguesias em que o CDS-PP já ultrapassou os socialistas. Mas isso também não quer dizer que os democratas-cristãos tenham grande razão para sorrir. Mesmo com uma estrutura montada (o que em 2009 não sucedeu) não representa mais do que 11,87% dos votos.
Em boa verdade, acho que está na altura do engº Rodrigues Marques ver o que é que se passou em freguesias como Abiul, Ilha, Carnide ou Meirinhas, onde desta vez a votação no PSD ficou aquém dos 80%. Alguma coisa está a ficar, engenheiro.
Registo também com particular apreço a votação no PAN (Partido pelos animais e pela natureza): 274 votos no concelho. Vai-se a ver e a velha máxima de que "até um burro com um chapéu ganhava" não está de todo errada. O Poly da minha avó daria um excelente deputado, estou certa. E a Zizi que todos nós estimamos uma belíssima chefe de gabinete. Está tudo doido, não está?
E porque ainda é de pessoas que se trata aqui, atente-se:
1. Pedro Pimpão foi legitimamente eleito. Levado em ombros pela Jota, na sede do partido em Leiria. Estavam lá a ver a cena os companheiros Diogo Mateus e Micael António**. Julguei que não deixasse escapar esta oportunidade para se livrar rapidamente de Narciso Mota, que logo chamaria para a vereação a senhora que se segue, na lista: Elisabete João. Mas pelos vistos o Pimpão tem mais encanto na hora da despedida, e o presidente já fez saber que não abdica do vereador, mesmo sem pelouros. É bonito.
2. Adelino Mendes regressará a Pombal e aos quadros do Instituto D.João V? Ui. Pode ser que assim se dedique mais ao partido, por cá.
3. Não vi Jão Coelho em Leiria na noite da derrota. É certo que ia em nono lugar na lista e que só três deputados foram eleitos. Mas perder ou ganhar tudo é desporto. Desporto.

Para mais informações, podemos sempre sintonizar a Rádio Clube de Pombal, que pelos vistos ganhou a sonorização das festas do Bodo. Uma lição para Rui Benzinho e sua equipa. Não é engenheiro?

**também lá estava Ana Gonçalves. As minhas fontes não a reconheceram, mas vislumbrei-a nas fotos da festa ;)

(...Ainda vai tornar-se um imenso laranjal)

3 comentários:

  1. O fenómeno PAN é interessante e deve ser tido em conta. O PAN, de partido, só tem o nome. É um movimento cívico. E há muita gente que defende que, uma forma de combater a abstenção, é permitir que os movimentos cívicos se apresentem a eleições. Os 57641 portugueses que votaram no PAN, para já não falar nos mais de 3 milhões que se abstiveram, claramente não se revêem nos partidos.

    ResponderEliminar
  2. 1. Sistema eleitoral composto por um círculo nacional e um círculos mais pequenos (aceito os uninominais, mas preferia com o mínimo de 2), com possibilidade de primárias (financiadas exclusivamente com dinheiro privado) - a ideia de movimentos de cidadãos em eleições legislativas, ao contrário das autárquicas não me atrai. Acho que os partidos, fiscalizados de fora pelos círculos e primárias veriam a espinha dos aparelhos quebrada.

    2. Votos em branco reflectem-se no não preenchimento de lugares. Isto a manter-se o actual sistema ou a aplicar no círculo nacional.

    3. Limpar cadernos eleitorais. Pela 99ª vez ouço falar nisto. Fazê-lo é que nem pensar.

    ResponderEliminar
  3. Estas eleições para mim só podem ter uma leitura. Apresentação de cartão vermelho ao Aparelho Socratico. Isso la para 2013 (autarquicas) serão outras contas. Muita agua ainda vai passar debaixo das pontes e muita mina ira explodir queimando uns e outros nos varios lados da barricada. Atenção que o CDS esta a emergir e pode baralhar muitas contas a muitos meninos

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.