24 de junho de 2011

Desperdício? Não, é de borla!

Conta quem por lá passou, que na velha URSS a maior parte das torneiras perdiam água. Porquê? Porque a água era de borla, mas a reparação das torneiras era por conta dos utentes.


Na Gesteira, freguesia de Abiúl, uma fuga de água da rede pública mantém-se há anos. Uma morada prejudicada pela fuga reclama, reclama, mas nada feito.


Um estudo da Deco aponta a CMP como uma das que mais água desperdiça, perto de 50%. Porquê? Porque para a câmara a é de borla. Estragar muita ou pouca tanto faz. A que o consumidor paga chega para tudo e ainda dá lucro. Logo, deixa andar...

2 comentários:

  1. Sobre isso transcrevo o que está neste blog,
    http://ondas3.blogs.sapo.pt/816363.html

    "Mais de um quarto da água em distribuição na rede pública do país é desperdiçada, registando-se uma média de 28,5% de fugas, revela um estudo da Deco. As perdas oscilam entre 2 e 54%, respectivamente em Mondim de Basto e Alandroal. Será interessante notar que todos os prejuízos decorrentes de fugas de água são atribuídos às autarquias e nenhuma referência é feita a empresas municipais com capitais privados que já exploram a água. Estar-se-á a poupar a imagem dessas empresas em prejuízo das autarquias, para daqui a pouco tempo justificar mais uma avançada na concessão de mais água a mais empresas de capital privado? Depois de ter-me interrogado sobre estas questões, talvez tenha encontrado resposta. É que o presidente da empresa municipal Águas do Porto, Poças Martins, não perdeu tempo em contestar a metodologia da Deco. Sacudindo a água do capote e tentando menosprezar a pesquisa da Deco, veio dizer que foi precisamente por causa dessas perdas de água que a autarquia do Porto avançou para uma empresa municipal que, em apenas 6 meses, já fez milagres."

    Não querendo contestar o afirmado, no entanto dá que pensar!

    Ele ás vezes á cousas engraçadas.

    Ps: Não consegui encontrar esse estudo na net.

    ResponderEliminar
  2. Ai! Como é benéfico e límpido o Poder Autárquico em Portugal!
    Saudações.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.