19 de junho de 2011

Peões e bicicletas a circular junto ao Rio Arunca

Como todos já deverão ter notado, a Câmara Municipal de Pombal está a construir, junto ao rio Arunca, um “corredor” destinado à circulação de peões e de bicicletas. A “obra” talvez esteja concluída na data das próximas festas do bodo, mesmo antes do prazo contratual.

Certamente que os custos serão elevados e que a “obra” terá uma utilização essencialmente lúdica, por não se adequar aos itinerários de uma parte considerável dos cidadãos, entre as suas casas e os seus empregos. Porém, a “obra” talvez possibilite a criação de uma cultura de locomoção e de substituição de parte do transporte automóvel pela bicicleta, com benefícios para a saúde dos “aderentes”, através do exercício físico e da redução do stress das filas de automóveis no trânsito, para o ambiente, através da redução da circulação de viaturas e da poluição, e para a economia, através da poupança de combustíveis. Se assim for, o investimento fica compensado e os novos hábitos poderão justificar a construção de outros “corredores”, com a mesma finalidade, no centro da cidade.

Eu irei aderir e utilizar a “obra” a pedalar numa bicicleta…

José Gomes Fernandes.


4 comentários:

  1. A cidade precisa, inquestionavelmente, assumir uma postura mais verde. A todos os níveis.

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom saber que ainda estás em forma e com vontade de pedalar.

    ResponderEliminar
  3. ui ui... aos anos que andamos nisso... a pedalar e a dar ao pedal.

    ResponderEliminar
  4. OLá!
    Quer mais e maiores zonas verdes que a zona do barco com todas aquelas plantações de silvados?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.