8 de outubro de 2011

PMU, PMU, grande PMU

No Diário da República nº 145, Série II, de 2011-07-29, foi publicado o anúncio de procedimento n.º 3836/2011, para Manutenção, Limpeza e Reparação de Pontos de Água DFCI (Defesa da Floresta Contra Incêndios) - Processo n.º 004/CPB/SA/11, tal como poderá ser verificado em
http://www.directobras.pt/Concurso_Publico/30887/3/Manutencao_Limpeza_e_Reparacao_de_Pontos_de_Agua_DFCI-Defesa_da_Floresta_Contra_Incendios--Processo_no_004.CPB.SA.11
Os critérios de pontuação eram de 60% para o preço e de 40% para o prazo de execução.
Foram apresentadas várias propostas, tendo saído vencedora a da PMU, com o preço de €19.975,00, o mais baixo. A PMU pode concorrer com preços mais baixos do que as empresas privadas concorrentes, porque já tem as receitas das multas e das avenças de estacionamento de automóveis e as receitas do Café Concerto. Consta que as instalações, os equipamentos e o combustível são suportados ou fornecidos pela Câmara Municipal.
Assim é fácil fazer dumping, executar serviços a preço inferiores aos custos. Assim ficam quebradas as regras da concorrência, com prejuízo para as empresas que têm de produzir riqueza e pagar impostos e alarga-se a actividade pública a todos os sectores produtivos, tal como no comunismo. Os contribuintes pagam ou entram em insolvência e o endividamento público cresce sem controlo.
Assim é fácil garantir emprego a filis familiae. Até parece que o concurso foi aberto adrede para garantir trabalho à PMU e justificar a incorporação de novos e especiais recrutas. Os métodos são os mesmos dos concursos para admissão de pessoal: cria-se a roupagem à medida do concorrente...

5 comentários:

  1. Caro JGF

    Isto assim de repente até parece uma espécie de economia planificada, não?

    ResponderEliminar
  2. Filis familiae?
    Tambem precisava que dessem "emprego" à minha mulher,com um ordenado adequado e tempo disponivel para tirar um curso superior em Leiria, para poder receber ordenado maior, e depois me dessem também um emprego nas mesmas condições para eu também tirar um curso em Leiria.
    Desde já muito agradecido,também sou fili familia.

    ResponderEliminar
  3. Mas o ideal desta coisa de empregos é, depois da política, regressar ao anterior lugar e negociar a cessão do contrato de trabalho e o empregador ter também de indenimizar a temporada que passou na política a chefiar o escritório... cinquenta mil razões que o GOliveira finge desconhecer!!

    ResponderEliminar
  4. Senhoras Ricardinas
    O Vosso comentário veio enriquecer o debate sobre sinecuras e privilégios que urge extinguir para moralização da vida política. Refiro-me tanto à sinecura e privilégios do político desempregado, que não sei quem é, como às sinecuras e privilégios dos filis familae locais. Porém, como estivemos quase todos a olhar para os argueiros nos olhos dos outros, não vimos as traves em frente dos nossos. Parece que já vamos tarde para evitar a ruína ética e económica do país...

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Marx dizia aproveitai o que o capitalismo têm de bom. livre oferta de bens e serviços, livre iniciativa privada.
    Os grandes economistas inglese, capitalistas, diziam a aproveitai o o comunismo têm de Bom: a planificação.

    Parece que os municípios estão a acabar com a iniciativa privada, estatizando ou formando empresas de forma a garantir empregos aos desempregados políticos, com cartão, exactamente com faziam os políticos dos leste,por ex. Estaline.
    Estas opções dos Municípios, em constituir empresas para estatais, enquadram-se bem nas teorias Marxistas, em contra ciclo com os ideiais sociais democratas e até socialistas.

    Ás Câmaras compete criar as regras, delinear o futuro e ser o garante da igualdade de oportunidades para com os cidadãos e deixar o mercado funcionar livremente e a estes últimos compete ter a livre iniciativa, respeitando as regras.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.