14 de outubro de 2013

NSP, um exemplo

Declaração de interesses: sou do Benfica e o meu filho joga no Núcleo Sportinguista de Pombal (NSP).

Na clubite manda a emoção e pouco a razão, logo atrai-me o encarnado e desagrada-me o verde e o azul. Mas apesar da paixão clubista reconheço no NSP um exemplo de profissionalismo, tanto na componente técnica como na organizativa.
É notável como com muito pouco oferecem tanto! Podiam ser melhores? Podiam. Se não fossem sportinguistas…


9 comentários:

  1. Confere! Excelente exemplo de associativismo.

    ResponderEliminar
  2. Malho, o NSP é um caso interessante de como a emoção e a razão podem (devem...) conviver bem nas organizações. Aquela gente reflecte bem a mudança de paradigma que muitos clubes teimam ignorar.

    ResponderEliminar
  3. 8 Equipas de Futsal MASCULINO..
    3 Equipas de Futsal FEMININO...
    Mais de 150 atletas dos 5 aos 30 anos ...

    Só nos podemos lamentar de não termos uma Sede própria....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma, Park. Sedes há muitas. Clubes\Colectividades com dinâmica há poucas. A sede de Sede já levou muitos à secura e outros à fartura. Não sei como é com o verde...

      Eliminar
  4. Um bom exemplo sem dúvida. E o que dizer da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Louriçal, que foi considerada pela segunda vez consecutiva Clube de Excelência na Formação (Época 2011/2012 e 2012/2013), na modalidade de futsal pela Associação de Futebol de Leiria, algo inédito neste distrito. Apesar de situada num meio rural e dos fracos apoios por parte das empresas privadas, esta Instituição declarada de Utilidade Pública pelo Despacho 17398/2010 de 19 de Novembro em 2010, tem feito algo fantástico, mas que infelizmente tem passado despercebida na Vila, freguesia, concelho e até região, apesar de em 2012 ter recebido da Câmara Municipal de Pombal a Medalha de Mérito Desportivo Grau Prata. Actualmente tem uma equipa feminina no Campeonato Nacional de Futsal, equipa de juniores masculinos e femininos, juvenis masculinos, iniciados masculinos e benjamins. Apesar da Freguesia do Louriçal já ter, desde 2011, um pavilhão gimnodesportivo, modesto mas suficiente (apesar do número de bancadas ter aumentado no último ano, porque os 90 lugares eram claramente insuficientes), não tem mais equipas (na época 2011/2011 teve 8 equipas) porque os apoios privados são muito poucos e como tal não há que dar passos maiores que as pernas. Espero que não seja necessário "Dar valor às coisas quando não as temos".

    ResponderEliminar
  5. Amigo e camarada Adelino Malho, boa noite.
    O teu post e um caso de estudo.
    Tentas destruir tudo e todos e, apesar de não seres lagarto, elogias quem trabalha de uma forma voluntária.
    Cinco estrelas.

    ResponderEliminar
  6. Um projeto de formação comecado à 2 anos e que nos dá muito prazer ver crescer de dia para dia, miúdo apos miúdo, e para quem dizia que não eramos capazes,eis a resposta... É para todos nós, elementos da Direção, um prazer trabalhar em prol dos jovens da nossa cidade... Trabalhamos todos para servir uma Associação e não para nos servirmos dela...
    Obrigado pelas suas palavras de elogio Sr. Adelino Malho...

    ResponderEliminar
  7. Qualquer dia vamos ter o encarnado Adelino Malho (a trabalhar) nos órgãos sociais do Núcleo dos Verdes. Lagarto, Lagarto...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.