22 de julho de 2014

O Bodo, o DJ e o Baião


Como qualquer pombalense, gosto do Bodo. Ele é a sardinhada com os amigos, as farturas na "Gomes", o tirinho nos “Amigos de Peniche”, os choques nos carrinhos da "Super Troll King Kong", os finos na "Pombalina", a “abaladiça” no Esquina. Ah, é verdade: e também os espectáculos. Este anos vou ver o António Zambujo e o Ricardo Silva, mas não prometo ficar para o DJ AC. Por falar nisso: alguém me sabe dizer porque é que o obscuro DJ não dá a cara pelo Bodo? Será alguma exigência do "Mambo cafés"?

Mas voltando à vaca fria. Não somos muito exigentes com as nossas festas. Gostamos do Bodo. Ponto final. Mas não nos façam de burros. Como é que se compreende que o programa oficial das Festas do Bodo contemple a transmissão do "Portugal em Festa" da  SIC? "Projectar Pombal para o mundo global" como noticia o Notícias do Centro? Não gozem connosco! Este tipo de programas, que apela, de forma obscena, ao gasto de dinheiro em chamadas telefónicas, é o exemplo perfeito do pior lixo televisivo que se faz por cá. Dar eco a essa vergonha é revelador de um provincianismo bacoco e de uma confrangedora falta de cultura.

13 comentários:

  1. Amigo e companheiro Adérito, boa noite.
    Choro de tristeza pela tua parcialidade.
    Que a Rádio Clube de Pombal pouco te diga, ainda compreendo, apesar de ser uma cooperativa, modelo do teu agrado.
    Agora que metas a TSF no mesmo saco da SIC é que não me parece bem.
    A TSF vai transmitir o programa Terra a Terra no Sábado à tarde em directo.
    Não te parece bem?
    Fico triste e choro.
    Abraço, mas pequenino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e camarada engº Rodrigues Marques, bom dia.
      Quer dizer que a Rádio Clube vai ter uma programação específica para o Bodo? Fico contente. É sinal de elevação e grande profissionalismo, mesmo não sendo a rádio oficial das festas.
      Quanto à TSF, também fico contente de saber que ainda têm gente para fazer esse belíssimo programa que é o terra-a-terra. Depois da avalanche recente de despedimentos, cuidei que tinha morrido (o programa). O Baião vai ser a grande sensação, como sempre. O programa da Sic também, a avaliar pelo que foi o do ano passado, que teve o condão de mostrar aos pombalenses aquilo que nem eles sabiam que tinham - como a esgrima, que pelos vistos dá cartas no Sp Pombal.
      Abraço, do tamanho que quiser :)

      Eliminar
    2. Amiga e camarada Paula Sofia, boa tarde.
      Fico contente por estares contente.
      Zanguei-me com o camarada Adérito por que parece um ciclope.
      Só vê com um olho e só com o zarolho.
      Admito que esteja mal informado.
      Por esta é que ele me vai matar, simbolicamente, bem entendido.
      È que eu de cultura e de erudição, só conheço a da batata.
      Beijo, Grande

      Eliminar
    3. Caro Engenheiro,

      Respondo-lhe usando as palavras de outro ciclope, este oriundo da sua área política: em vídeo (espanhol): http://www.youtube.com/watch?v=yWDgjPjp1S8; em livro (português): http://www.wook.pt/ficha/a-civilizacao-do-espetaculo/a/id/14145731

      Abraço,
      Adérito

      Eliminar
  2. Caro Engenheiro Rodrigues Marques aka Menino da Lágrima,

    Leu no meu post alguma referência à TSF? Eu não confundo o género humano com o Manuel Germano.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  3. Viva
    Esta de Dj não sei o que é, deve ser coisa de jovens, certo.
    Que o apelo ao telefonema seja obsceno, estou de acordo, é um vergonhoso caça niqueis! Agora que se diga que não há cultura não sei! o que é certo é aquele espectáculo reunir muita gente e têm muita clientela! Certamente o Sr Adérito anda mais avançado do que nós e já ultrapassou aquela fase da cultura, da minha parte a minha cabeça só têm processador XT, ainda nem cheguei ao AT e o SR. já chegou aos modelos i 3; i 5; i 7;

    ResponderEliminar
  4. Quando comparado com outros anos, este cartaz é pobre.
    Se estou desiludido? Não. Compra-se com o que o dinheiro pode comprar.
    Não sei o que pensarão os milhares de Pombalenses emigrados,e que retornam "à raíz". Mas concerteza pensarão nos próximos anos em retornar "à raíz" mais vezes. Falta é saber se também ficarão a pensar em próximos "cartazes pobres"...

    ResponderEliminar
  5. Caro Bezouro Dias Dias,

    Repare que não viso no meu post quem, nesses programas, procura entretenimento ou quem, legitimamente, quer publicitar o seu negócio ao neles participar. Quem catalogo de provincianismo e falta de cultura é quem considera que um programa que tem como único objectivo o assédio ao telefonema de valor acrescentado deve figurar no cartaz oficial das Festas do Bodo. Repare no exemplo do Porto. A autarquia cedeu o espaço às televisões (nada contra) mas não incluiu (e bem) o lixo televisivo no programa das Festas de S. João.

    Não sei se percebi a sua metáfora do XP versus i #n. O que sei é que cultura tem muito pouco a ver com erudição. Querer fazer passar a mensagem de que cultura é exclusiva de intelectuais e de uma certa elite urbana é ilegítimo. A cultura não tem classes; não existe cultura popular por oposição à cultura erudita. O que existe é gente que a cultiva e gente que a despreza.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva
      O Sr., com o seu comentário, está a ser erudito, no entanto, presunção e água benta cada um toma a que que, tal como a cultura.
      Mas afinal o que é a cultura ? aqui está a nossa divergência.
      Ao debater-mos estamos a cultivar aquilo que valorizamos!

      Eliminar
    2. Meu caro Bezouro Dias Dias,

      Não tenho a presunção de querer que concorde comigo. E, se houver aqui alguma divergência, estará no facto de o meu amigo não se rever quando digo que é sinónimo de provincianismo e falta de cultura incluir na programação oficial das Festas do Bodo um programa que tem como único objectivo apelar ao telefonema de valor acrescentado. Já, por certo, concordará que não será aqui o espaço para teorizar sobre a definição de cultura. Isso sim, seria uma tentativa bacoca de exercício de erudição.

      Abraço,
      Adérito

      Eliminar
    3. Caríssimo SR. Adérito, no meu primeiro comentário classifiquei o dito programa de " vergonhoso caça niqueis"

      Eliminar
  6. Já começou o Bodo e a festa quando começa?
    O Dj Cazé não foi convidado?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.