26 de abril de 2016

História de um golpe anunciado (I)

No passado fim-de-semana, Pombal comemorou o golpe militar de 74, com as cerimónias oficiais centradas nos “Rapazes dos Tanques”. Premonitório: nas conversas informais só se comentava o golpe desferido por Narciso Mota contra o seu sucessor.
É discutível o modo e o momento escolhido por Narciso Mota para tornar público o assalto ao poder, mas respeita os princípios básicos da arte da guerra: ataque de surpresa, quando o adversário não está preparado ou está enfraquecido. Pode ter sido uma simples coincidência, mas o certo é que Narciso Mota apanhou o príncipe coxo, com a mobilidade fortemente limitada, amparado em muletas.
Independentemente das circunstâncias do ataque, o príncipe é mais réu do que vítima: tem sido demasiado incauto, semeou demasiado odioso nos seus súbditos quando estes ainda não tinham feito o corte com o anterior soberano e ausentou-se do território para ir gozar férias na neve (gosta de feriar regularmente) quando a rebelião já estava em marcha - como por aqui avisámos. Maquiavel ensinou que “contra a inimizade de um povo um príncipe jamais pode estar garantido”. O príncipe está vulnerável, corre sérios riscos de perder, sem honra, o reino rico e até há pouco tempo pacificado que lhe foi legado.

É agora chegado o momento de o príncipe mostrar a sua têmpera: se nasceu para ser Príncipe ou se príncipe foi.

1 comentário:

  1. Pegando no Exemplo do "Nascimento" de Portugal.... Portugal teve inicio com o Príncipe ( D. Afonso Henriques) a bater na mãe... O Príncipe de Palumbare deixou o "Pai Politico" demasiadamente á vontade...Depois deu-lhe algumas caneladas... mas nunca teve coragem de lhe bater forte... Então o Rei que não vai nu e ainda tem tropas, principalmente nas bases do Partido e nas Freguesias, se juntar a todas essas tropas, mais os dois Generais ( O da Guia e o de Litem ) que injustamente não foram eleitos Vereadores) pode acabar por ganhar as eleições mesmo concorrendo com Bandeira Branca, com o símbolo do "porco-no-espeto" se entretanto o PS não se mexer... Narciso volta a ganhar a CMP com maioria absoluta.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.