27 de abril de 2016

Liberdade de Imprensa

Falta pouco para o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se assinala a 3 de Maio. A propósito dos jornais que amanhã estão nas bancas, ocorre-me a célebre frase de Orson Welles:

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. 
Todo o resto é publicidade".

3 comentários:

  1. Liberdade de imprensa?! Mas estamos a comparar um órgão de imprensa a outro que é meramente um boletim informativo do "regime"?!

    ResponderEliminar
  2. O Pombal Jornal na ultima pagina aborda os assuntos quentes do momento. No entanto os protagonistas é que se recusaram a esclarecer para já o que se está a passar no seio dos principais Partidos em Pombal. Pelas previsões vamos ter um verão muito quente em ambos os lados das trincheiras.... Quero ver se fico bem longe dessa Guerra

    ResponderEliminar
  3. E Isto no Jornal de Leiria... Será que mais vale hoje não comparecer á Assembleia Municipal ? ... Narciso Mota quer voltar a liderar Câmara de Pombal

    O actual presidente da Câmara, Diogo Mateus, reage com surpresa à expressão da vontade do seu antecessor de se voltar a candidatar. Diz que "é uma manifestação meio estrambólica para marcar uma posição política".
    Três anos depois de ter deixado a liderança da Câmara de Pombal, Narciso Mota diz-se “disponível” para concorrer de novo pelo seu partido de sempre, o PSD, ou como independente.
    A expressão dessa vontade apanhou de surpresa o líder da concelhia social-democrata, Pedro Pimpão, assim como o actual presidente do município, Diogo Mateus, para quem, “a confirmar-se”, essa decisão é “uma manifestação meio estrambólica para marcar uma posição política”.
    “Estou disponível para ser candidato à câmara, em primeiro lugar pelo PSD. Se for recusado, há a probabilidade de integrar uma candidatura independente”, afirma Narciso Mota, que, em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, justifica essa posição com o seu “descontentamento e uma certa revolta pelo que se tem passado no actual mandato”.
    O social-democrata recusa-se, no entanto, a concretizar as razões dessa insatisfação, alegando que, antes de as tornar públicas, pretende explicá-las às estruturas locais do partido, que também integra, tendo sido recentemente eleito presidente da Assembleia de Militantes da concelhia.
    Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, entre os motivos de descontentamento do antigo presidente da câmara estão algumas decisões do actual executivo que 'anularam' outras tomadas no anterior mandato e que tinham tido a aprovação do agora líder da câmara.
    A mais polémica foi a demolição de um quiosque no Largo do Cardal, que levou Narciso Mota a tecer fortes críticas a Diogo Mateus. Este, ripostou no mesmo tom. Outro foco do descontentamento do antigo presidente da câmara estará no afastamento de funções ou dispensa de alguns funcionários da autarquia.
    “Não conheço a declaração [da disponibilidade para ser candidato] nem os seus fundamentos. Não sei se tem a ver com a apresentação de um projecto político alternativo ou com a apreciação da actuação do PSD na Câmara. Se for este último caso, diria que, pouco mais de meio mandato, é muito pouco para fazer uma avaliação séria. E tenho dúvidas que a seriedade do eng.º Narciso tenha mudado”, afirma Diogo Mateus.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.