25 de abril de 2016

Oito anos de Farpas

Há oito anos, o Farpas foi criado com o intuito de furar o cerco da asfixia informativa local. Conseguimo-lo. Comemoramo-lo com orgulho, com sentimento da missão cumprida, mas também com a azia da obra inacabada. Naquele longínquo 2008 estávamos longe de imaginar que o mais fácil seria furar o cerco. Hoje sabemos que o mais difícil é manter o cerco furado, porque as forças que o querem fechado estão mais fortes, são mais profissionais, e contam com colaboracionistas mais submissos e mais bajuladores.
Por hábito – e, agora, também, por necessidade - as pessoas submetem-se a tudo o que o poder deseja, o que gera um poder arrogante e uma cidadania dormente. Nesta comunhão maldosa, o arrogante encontra-se com o fraco, funcionam como duas faces da mesma moeda, mas não se compreendem.
Às vezes apetece-nos parar, dar a missão por concluída, mas rapidamente percebemos que estamos a meio da cruzada, que parar implicaria o regresso ao ponto de partida, que parar seria sempre uma desistência, uma cobardia. Não podemos dar esse presente aos nossos “inimigos”. E sobretudo: não podemos privar Pombal do contraditório, num tempo em que a oposição se demitiu de funções e a imprensa adormeceu.
Eles não mudam, não podemos mudar.
Cumprir Abril é isto, também.
Viva o Farpas, Viva a Liberdade!

3 comentários:

  1. 25 de Abril....sempre...hoje vamos voltar a ver um Presidente da Republica com cravo ao peito...o anterior sentia nojo e desprezo pela liberdade e pelo significado deste dia... O poder deve pertencer ao povo..e Cavaco é o tal que sejulga acima de tudo... Nunca se engfana e raramente tem duvidas... Foi um tormento estes ultimos anos

    ResponderEliminar
  2. Muitas vezes também há muita arrogância no exercício deste vosso poder. Gosto mais quando o tom é de maior humildade, quando se mantém no essencial, quando assume que também se pode aprender com quem tem opinião diferente.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Farpas e que continuem por muitos anos!

    Telmo Gonçaves

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.