19 de dezembro de 2016

Onde se dá conta do resto das delegações

O Príncipe ordenou que o Pança reunisse os ministros, novamente. Com todos presentes foi directo ao assunto; não sem antes pedir ao Pança que apontasse e passasse, depois, ao escrivão-mor.
Começou assim o Príncipe: - Na Marquesa Prada delego a tramitação dos transportes escolares.
- Não pode, estou ocupadíssima com a animação e os eventos culturais e a animação; não tenho tempo nenhum para essas burocracias. Dizei-me: não será melhor concentrar-me na diversão do povo; agora que precisamos tanto dele?
- Claro. É na diversão do povo que vos deveis focar. Como sabeis: o povo, para além de ser falho de memória e de entendimento, é carente de atenção e gozo; mas com duas cocegas e dois enfartamentos deixa-se enganar facilmente. Libertei-vos de mais atribuições para poderdes centrar-vos no que mais precisamos neste momento: termos o povo feliz – concluiu o Príncipe.
- Nisso concordo; mas deveis saber que o povo está cada vez mais insuportável. E os píquenos são do piorío: não gostam de nada. Às vezes enganamos-los: prometemos uma pista de gelo e damos-lhes uma de plástico. E mais: estamos a ser pobretanas nos gastos com a diversão: a animação é uma caturreira e a decoração é pindérica. Esta coisa, de ir pelo baratucho e popularucho, pode resultar uma vez, por ser novidade, mas repetido, desilude. Isto aborrece-me – disse Princesa Prada, desgostosa.
- Depois havemos de falar disso, os dois – rematou o Príncipe, e passou à frente. - No ministro Jota Guardado não delego mais nada, porque já tem carga suficiente e não está a dar conta dela. Devereis aproveitar os próximos seis meses para mostrardes o que valeis – avisou o Príncipe.
O ministro Jota Guardado engoliu em seco. E o Príncipe deu por finalizada a reunião com desejos de um Santo Natal.
Nisto ouviu-se, da ponta da mesa, a Condessa das Cavadas: - e em mim, Alteza; não delegueis nada?
- Estais já bem ocupada com o chamamento dos funcionários para os nossos ajuntamentos. Mas podereis ficar também com as faltas e férias dos assistentes dos jardins-de-infância.
- Obrigado Alteza – agradeceu a Condessa das Cavadas.
                                                                                                         Miguel Saavedra

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.