3 de maio de 2017

Exigem-se respostas claras!

Numa carta-aberta ao senhor Presidente da Câmara Municipal de Pombal, a antiga Directora-Geral da ETAP, Ana Pedro, afirma que a escola "não cumpre mínimos de legalidade". E enumera: "Autorização Prévia da DGest obrigatória para o número de alunos que comporta; diretor ausente da escola mas quando presente ameaçando se preferem obedecer a ele ou ao Ministério da Educação, pautas de classificação entregues sem módulo concluído, diretor técnico pedagógico com profissionalização em serviço como bacharel, mas autorizado como licenciado omitindo que a licenciatura é pós-Bolonha; formadores de baixa por gravidez de risco a dar aulas; professores e formadores a assinar e serem remunerados por aulas sumariadas aquando alunos ausentes no tão publicitado ERASMUS; taxas de conclusão de curso na ordem dos 50%; dotação de horas não aprovadas nem financiadas pelo POCH em vários apoios e projetos, projeto EMPSE (sucesso escolar) sem resultados; permissão de fumar no recinto da escola com coberto elaborado para o efeito e apelidado de “sala de chuto organizada”; professora de Gestão/ Marketing e Turismo a lecionar a parte técnica dos cursos de saúde em Transporte de Fezes e Urina!"

Em que ficamos: o que Ana Pedro afirma acontecer corresponde, de facto, a um conjunto de ilegalidades? É este o resultado da estratégia delineada pelo actual Director-Geral da escola? Para quando entregar a gestão da escola a quem realmente percebe do assunto? Exigem-se respostas claras! 

44 comentários:

  1. Boa tarde Professor Doutor Adérito Araújo.
    Entendo bem a sua interrogação.
    Farei uma resenha do meu percurso na ETAP porque até já me cansei de estar calada por questões de personalidade laivadas com as eternas questões de ética. Mas antes, só recordar, que a minha vinda para Pombal (terra do meu pai e onde sempre tivemos casa) já tinha 4 anos de investigação científica e de extensão e 12 anos de coordenação de formação profissional e 10 de formadora de formadores na área pedagógica no continente e nas regiões autónomas, selecionada pelo meu desempenho. O Forpescas, agora ForMar, tem 10 delegações, de Viana do Castelo a Olhão onde coordenava a gestão e uma área técnico-pedagógica, formando simultaneamente.
    Não tive aqui geração espontânea!
    Acedi ao convite de coordenadora pedagógica na ETAP em Fevereiro de 2001 e ao fim de 5 meses não aguentei formas de gestão empíricas sem estratégia. Trabalhei no pelouro da Cultura por 4 anos onde tudo o que executava era arma de arremesso para o Presidente da Câmara. Cansada da exposição pública que foi cruel, regressei à ETAP como diretora geral adjunta, depois como diretora administrativa-financeira onde senti que, uma gestão filosófica não era compatível com fundos comunitários com regras rígidas.
    Quando cheguei as aulas começavam às 08.30 horas e terminavam às 17.30 horas e a escola fechava. O diretor geral saia às 15.00 horas e muitas vezes antes; quando saí a escola encerrava às 00.00 horas!
    Herdei uma gestão caótica e contas correntes caucionadas esvaziadas. Foram anos duros posteriormente até implementar regras de execução corretas. Tive ajuda de uma excelente diretora pedagógica que era o meu estímulo nas horas difíceis que também foi dispensada dessas funções.
    Só uma coisa quero concluir: estatisticamente é impossível nestes últimos 16 anos ter estado sempre errada ou ter sido incompetente!!! Pensem por favor com justiça o porquê do uso abusivo do meu nome...
    Ana Margarida Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde, sinceramente há coisas que as vezes me trazem algum transtorno, e com transtorno refiro me não só a este comentario como também a publicação em si.Quero dar a minha opinião como aluna sobre a nossa escola que tem dado todo o apoio necessário a nível profissional e pessoal. Se a Drå Ana Margarida Pedro tiver provas para me apresentar agradeço a sua demonstração. Já agora tenho uma dica para lhe deixar " cada vez preocupamo-nos em TER e cada vez mais TER, de uma busca de uma vida de ficção,aparentemente fácil e vazia ao invés de interessarmos mais em SER ALGUEM". A Drå devia de ter mais cuidado com o que diz e o que escreve pois muita coisa acima referida é uma ilusão da mente, com isto quero dar os parabéns a ETAP pelo seu grande sucesso depois do ano de 2013. Com os melhores cumprimentos, Bruna Sofia

      Eliminar
  2. Olá , boa tarde , quero expressar o meu desagrado com esta publicação pois a drª Ana Pedro não é exemplo a seguir de todo. Antes de mais gostaria de saber as fontes onde de onde foram retiradas estas informações. Desconheço qualquer tipo de formação do diretor presente mas com certeza que com o seu "bacharel" ( se é verdade) que gere muito melhor esta escola do que a deª Ana Pedro.... gostaria de acrescentar que é uma escola única e que a sua " farpa" que lançou não foi uma farpa mas sim um comentário se mau gosto. " sala de chuto organizada" por favor cure-se , realmente ah pessoas que fazem de tudo para deturpar a realidade...... relativamente a professora de marketing/turismo a lecionar áreas de saúde , é porque tem algum tipo de formação e qualificação para dar os respetivos cursos , que nem são as disciplinas das áreas técnicas mas ok ! "Transporte de urina se fezes " realmente uma falta de respeito para quem não sabe todo o esforço e dedicação que estes professores têm para com os seus alunos !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Renato Monteiro,

      Como disse em post anterior (http://farpaspombalinas.blogspot.pt/2015/01/a-importancia-da-etap.html), prezo muito a ETAP e acredito no seu sucesso. O que me preocupa - como pombalense e antigo professor da escola- é a forma aparentemente negligente com que a escola tem sido gerida.

      Não pretendo tomar partido nem da actual nem da anterior direcção da ETAP. Os ecos que me chegam são suficientes para saber que ninguém está isento de culpas. Também sei que este este episódio deve ser lido à luz da triste novela política a que temos assistido.

      Mas como é que se pode ficar indiferente face a tão graves acusações? É verdade que a escola "não cumpre mínimos de legalidade"? Será que a ETAP deve ser gerida apenas por critérios economistas? Eu penso que nos é devido um esclarecimento cabal. Não concorda comigo?

      O prestígio de uma instituição de ensino interessa a muitos mas, sobretudo, aos seus actuais e antigos alunos. Essas sucessivas gerações de jovens merecem que olhemos para a ETAP como um bem maior a preservar e a respeitar no nosso concelho.

      Abraço,
      Adérito

      Eliminar
    2. Infelizmente sim faz parte desta nivela mas eu enquanto aluno gosto de me manifestar em relação a um assunto que não está bem explícito. No entanto esta escola não cumpre nenhuma ilegalidade mas está no seu direito em querer obter respostas .

      Eliminar
  3. Não há maior cego do que aquele que não quer ver! Informe-se melhor por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá eu peço imesa desculpa mas aqui o cego não sou eu porque graças a srª ana Pedro a escola esteve num ponto de rutura que ninguém pode imaginar e eu sinceramente não acho que esta atitude esteja correta da sua parte. A escola não comete nenhuma ilegalidade e se a senhora se me quer provar o contrário que apresente fontes e provas onde fundamentou esta carta redigida ao presidente da câmara. deixo aqui a dica " a inveja é homenagem que a inferioridade tributa ao mérito"

      Eliminar
    3. Em resposta aos seus comentários e dada a sua importância acabo de enviar os mesmo para explicação futura para a conceituada imprensa , nomeadamente, Expresso, Público, Lisboa e Porto Diário de Notícias ,
      Com os melhores cumprimentos,
      Renato Monteiro

      Eliminar
  4. Boa tarde Sr. Renato Monteiro, aluno da ETAP.
    É triste estar tão informado ou diria manipulado, porque, que eu recorde não me chegou a conhecer!
    Quando há divulgação para a "conceituada imprensa" só lhe posso ser grata!
    Quando ao seu mérito de opinar sobre gestão da Escola, creia que é fabuloso ou será tão somente "espírito santo de orelha"! Tenha calma, não se precipite em julgamentos. Aprenda a pensar por si mesmo!
    E "Quando alguém compreende que é contrário à sua dignidade de homem obedecer a leis injustas, nenhuma tirania pode escravizá-lo", Mahatma Gandhi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bom dia , quero esclarecer que não estou a ser manipulado a escrever qualquer tipo de comentário, ninguém me esta a obrigar a nada. Tenho estado sempre ocurrente das notícias/novidades que são sobre a minha escola e tenho a dizer que gosto muito dela e que prezo muito por todos os colaboradores e professores da ETAP, são pessoas 5 estrelas e que não merecem estar a ser alvo de má imagem. Relativamente a fontes que já lhe pedi ainda não me abordou esse tema.... Vou defender aquela escola até ao fim e é triste porque secalhar não sou eu o manipulado é bom saber que só quando estamos em época de política que estas notícias surgem.
      " Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja."

      http://farpaspombalinas.blogspot.pt/2013/11/?m=1

      Eliminar
  5. Na minha opinião, agradeço a direção pelo apoio que tem dado aos alunos como também aos professores maravilhosos, que nós apoia sempre.
    Estou completamente orgulhosa pelo o grande sucesso da ETAP.
    E já agora, estamos no século XXI, em que cada um da a sua opinião.

    ResponderEliminar
  6. Senhor professor Adérito,
    Este seu post é uma vergonha.
    Escreveu como se de um "taberneiro" se tratasse em que, encostando a barriga ao balcão entre dois goles de água pé, "sabiamente" concluísse que este País é uma desgraça e que TODOS os políticos são iguais.
    Mas o senhor não é taberneiro, pelo que tem obrigação de pesar a credibilidade (ou falta dela!!!) das fontes da informação que publica e comenta.
    Diz que defende e que quer o bem da escola em questão, que sabe que existem razões políticas para o aparecimento das acusações, porém não hesita em publicar as mesmas e insinuar que, afinal, todos são iguais.
    Devemos, então, concluir que os políticos são todos iguais, incluindo o senhor?
    Se todos os dias o taberneiro bébado da aldeia passasse à sua porta e que, a cada dia dissesse alto e bom som para toda a rua ouvir que o senhor era isto, aquilo e aquelotro, iria todos os dias porta a porta da vizinhança desmentir o bébado ou simplesmente dizia para consigo "coitado, que triste e infeliz homem" e deixava-o ir curar-se da bebedeira?
    A ETAP foi uma escola por onde passei e que muita saudade me deixou. Dessa senhora não tenho saudade nenhuma...
    Sara Neves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Sara Neves,

      Aceito que não goste do meu post. Eu também não. As frases que retirei da carta-aberta (e que tive o cuidado de colocar entre aspas) atentam ao bom nome da escola e - acredite ao não - é algo que me incomoda. Mas a carta foi tornada pública no Pombal Jornal e não podia ficar indiferente. Provavelmente também acha que o jornal procedeu mal em ter chamado à primeira página (http://www.pombaljornal.pt/wp-content/uploads/2017/05/01-capa_site.jpg) o assunto pelo facto de ter sido levantado por uma pessoa que, aparentemente, não respeita.

      Fui professor na ETAP quando a escola dava os primeiros passos. Ao longo dos anos, tenho defendido sempre a escola como um bem a preservar no nosso concelho. Quando, após as eleições autárquicas de 2001, só se falava no ensino superior em Pombal e se desprezava o ensino profissional, defendi um investimento prioritário na ETAP num artigo que escrevi para o jornal O Eco (http://arquivo.pt/wayback/20090926180825/http://cdudepombal.no.sapo.pt/tamanquinhas/outubro02.pdf). Mas isso não me impede de ser crítico vejo a escola ser usada como uma espécie de joguete político.

      Querer o melhor para a ETAP é não ter medo de falar nos seus problemas. Se, como agora, uma antiga directora acusa a escola de não cumprir "mínimos de legalidade", a solução não é esconder a cabeça na areia como se nada se tivesse passado. A metáfora do bêbado é interessante, mas eu não encaro este caso com a mesma leviandade.

      Finalmente: gostei do seu comentário, bem como dos comentários dos alunos (Renato e Bruna) que aqui escreveram. É sinal que acreditam na escola e que vestem a camisola por ela. Os desafios das instituições de ensino são cada vez mais complexos e exigem o compromisso integral de toda a comunidade escolar. Espero que essa vossa postura seja também a da direcção da escola e que as minhas preocupações sejam infundadas. Mas deixe que lhe diga uma coisa: muitas vezes é para com aqueles que mais gostamos que temos a obrigação de ser mais exigentes. Se, como diz, gosta da sua escola por onde passou (não sei se como professora, se como aluna), seja tão acutilante a julga-la como foi para o meu post.

      Cumprimentos,
      Adérito

      PS Não, os políticos e os gestores não são todos iguais. E eu sou um optimista e acredito (e luto) pelo meu país.

      Eliminar
    2. Senhor professor Adérito,
      Lamentavelmente o senhor é um dos que está a usar a escola como, bem diz, “joguete político”. Não se desculpabilize dizendo que apenas se limitou a transcrever o que alguém fez publicar. As perguntas são opiniões quando usadas com esse fim. E, com as questões que colocou no post deu a sua opinião e guarida às intenções de quem, sem qualquer legitimidade moral, veio lançar insinuações sobre a escola tentando afetar a sua imagem e, consequentemente a imagem de quem lá trabalha e estuda/estudou. Com respeito, permita-me que lhe diga que está a fazer o mesmo patético papel que um conhecido diretor da TVI fez no caso Banif.
      “Querer bem” e “fazer bem” são duas coisas bem distintas. Limitou bem o seu propósito ao “querer bem”.
      Sara Neves

      Eliminar
    3. Cara Sara Neves,

      A sua opinião é clara. Eu também lamento que veja nas minhas perguntas aquilo que se recusa a ver no percurso da ETAP.

      Cumprimentos,
      Adérito

      Eliminar
  7. Boa noite Sr Aderito.
    Apos ler o artigo nao consegui ficar indiferente. E assim como exige respostas claras, de facto aqui vai a minha...
    Acho indecente alguem que deixou um estabelecimento de ensino na miseria e realmente consegue ter a coragem de levantar calunias. Mas de facto nao é algo que nos atinja Dra.Ana até porque sabemos bem o que está dentro das quatro paredes. Permita me, nao me levando a mal, que algumas das suas declarações chegam a ser ridiculas! Em relação aos profissionais desta escola sao de facto dos melhores, o nivel de ensino consegue superar de facto qualquer um, para mais conseguimos junto da direcao bem como servico de pedagogia um apoio incondicional bem como as portas abertas para o futuro. Deparo me assim em frente de profissionais que conseguiram erguer esta escola apos a sua saída. É como o maior prazer que alego que sou estudante da ETAP recomendo a amigos e conhecidos. Mas sabe onde se ve por exemplo, o exemplo de um bom profissional? É apartir do momento em que a Sua Exa.fechou as portas e o diretor pedagógico e diretor geral mondaram as ervas daninhas e abriram as janelas e os portoes. Será que de facto tem algum facto para comprovar o que disse? Ou é apenas a voz do transtorno por ter virado as costas aquilo que se tinha comprometido? Bem a resposta a essa pergunta é sua. No entanto, a nossa sala de chuto organizada, como lhe chama, e de facto organizada e quem sabe talvez um dia passe por la tire a sua senha e junta-se a nos... Se de facto tem a sua opiniao sobre o diretor geral como ausente, a aviso que nao o espere ver a acenar lhe a janela, pois ha pessoas que ainda trabalham... Quanto aos modulos , na sua altura talvez fosse assim. Mas hoje na ETAP para concluir um modulo tem de conseguir ter um aproveitamento aplausivel. Nao existe muito mais a dizer, afinal enquanto ex diretora qual foi o merito que conseguiu dar a esta escola? Saiba entao que estamos neste momento a alcancar bastantes objetivos,a acumular trunfos e a ser dia apos dia melhores, mais unidos e cada vez mais a escola que consegueter o seu prestigio dando oportunidades a alunos e assegurando a familias a taxa de aprovação. Nao massando mais Dra. pense de facto faz algum sentido tais calunias e se o melhor nao seria de todo abandonar o seu mundo e viver a realidade; o ano 2017.
    Sr. ADERITO como professor e pombalense entendo a sua curiosidade e exija as suas respostas tal como cidadao cibili. Deixo assim a minha resposta clara tal como pediu.

    Melhores cumprimentos
    Ana Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Mendes,

      Muito obrigado pelo teu comentário. Foi muito simpática e esclarecedora. Gostei.

      Só lhe quero dizer que as afirmações não são minhas. As frases que usei (e que tive o cuidado de colocar entre aspas) foram retiradas de uma carta-aberta publicada no Pombal Jornal que mereceu destaque na primeira página do jornal (http://www.pombaljornal.pt/wp-content/uploads/2017/05/01-capa_site.jpg).

      Como disse numa resposta a um comentário anterior (e que escrevi antes de ler o seu), fico contente por ver que os alunos acreditam na ETAP. Continue com essa paixão pela escola e nunca deixe de ser exigente para consigo e para com ela.

      Cumprimentos,
      Adérito

      Eliminar
    2. Boa noite Sr Aderito ainda bem que gostou.
      Sim entendi que nao eram palavras suas.
      Paixao pela ETAP? Sempre!
      Deixo o conselho: se tiver um filho a formar-se e o quiser deixar em boas mãos, inscreva-o na ETAP. Diaposicao para os alunos, profissionalismo e rigor na preparacao dos alunos para mercado de trabalho.

      Cumprimentos,
      Ana Mendes

      Eliminar
  8. Júlio César disse: Vini, vidi, vici. Meu avô, parafraseando Júlio César, dizia: "chegou, viu e venceu, quem não tem vergonha todo o mundo é seu".
    Todos nos lembramos do enorme buraco financeiro deixado pela anterior gestão da ETAP naquela instituição, que só não foi à insolvência porque alguém logrou mobilizar quem injetou sangue financeiro que voltou a dar vida ao corpo moribundo daquela Escola. Ou já se esqueceram?
    Há quem não tenha vergonha e venha agora, depois de já haver dinheiro para se poder gastar, dizer que no próximo mês de Janeiro, vai voltar à gestão daquela Escola.
    E quem dá oportunidade à receção de tal mensagem já se esqueceu ou pretende novo buraco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Gomes Fernandes,

      Já se esqueceu que o seus correligionários têm responsabilidades directas na gestão da ETAP há 25 anos? Não sacuda a água do capote, culpando o mensageiro. E peça aos santinhos todos que os próximos capítulos desta lamentável novela cor de laranja não venham a revelar a podridão que reina nas vossas hostes.

      Abraço,
      Adérito

      Eliminar
    2. Pois, parece então que o post tem motivos de desagravo de interesses pessoais familiares. Ouvi por aí que, que no passado recente, havia docentes que gozavam 100 dias de férias e que agora só gozam tantos dias quantos gozam os trabalhadores administrativos. Acabara com privilégios é sempre um ato de coragem.
      Resta dizer que que de fato, anteriores autarcas do PSD tiveram de facto responsabilidades na má gestão da ETAP. Os mesmos que querem voltar a fazer a mesma gestão na ETAP e que eu censurava neste blog.

      Eliminar
    3. Caro José Gomes Fernandes,

      Afirmas "parece então que o post tem motivos de desagravo de interesses pessoais familiares". Queres esclarecer?

      Abraço,
      Adérito

      Eliminar
    4. Dr. José Gomes Fernandes,
      Não é para mim elogiosa a sua insistente perseguição ao longo de tantos anos usando a ETAP como meio de atingir a minha pessoa atingir! Será esse o interesse pessoal que Fala? Não me honra em nada!
      As suas denúncias da Etap sopradas por um professor do quadro da escola terminaram se se lembra, numa visita do Farpas à ETAP, finda qual se comprometeu a apresentar desculpas. De fato passado uns dias um discurso "manhoso" surgiu onde eram encapuchados assuntos que exigiam lisura.
      Não teve na altura qualquer tipo de vergonha de denunciar sussurros de um professor, usando um texto quase igual ao desse delator, que apenas denunciou da escola por vingança - e que assumia publicamente como imagino que o fará ainda - assuntos esses, não legais o que obrigou a procedimentos que, que eu pense, ainda corre processo jurídico para reposição da verdade? "O senhor sabe que eu sei o que o senhor sabe". Tenha moderação nas suas palavras: não é por uma mentira ser repetida muitas vezes que se torna verdade.
      Não é assim tão isento ou irrepreensível como faz querer. Fala (escreve) acusações que posteriormente transforma em elogios seguidos de novas acusações.
      Responda por favor ao Professor Doutor Adérito Araújo com frontalidade que por certo me estará a responder a mim!!!

      Eliminar
    5. Srª Ana Pedro
      Mentir é feio. Alguma vez me comprometi a apresentar desculpas? Desculpas de quê? De denunciar a gestão que levou ao buraco financeiro e mau funcionamento da ETAP no passado recente? Quer insinuar que conhece as minhas fontes de informação? Chama delator a quem não é cúmplice com o esbanjamento e irresponsabilidade? Agora o Dr Adérito Araújo já tem mandato Vosso para a representar?
      É preciso falta de pudor, para, depois da situação ruinosa em que deixou a ETAP e depois de outros curarem a gangrena, vir agora fazer insinuações, tentando vitimizar-se e dizer ter uma melhor solução para a escola! Estão à vista os valores da pessoa...

      Eliminar
    6. Começando, Sr.ª Ana Pedro não, Dr.ª Ana Pedro, aliás Mestre Ana Pedro! Mentir é terrivelmente feio, diria horrendo até. O senhor já se esqueceu que foi Etap, quase fazer uma auditoria e nada encontrou e afirmou então que tal como tinha dado a palavra pediria desculpas por um post no Farpas enganoso? Não preciso de insinuar que conhece nada sobre as suas fontes porque elas são tão claras que os seus posts eram cópia da carta de quem chamei delator não por não ser cúmplice com o esbanjamento e irresponsabilidade nas por querer amealhar uns euros o que veio a acontecer e agora afirma que vais de novo delatar para receber mais! Deixe o Professor Doutor Adérito Araújo em paz!
      É preciso falta coragem para enfrentar mentirosos e pessoas de interesses dúbios, com duas faces. Vítima? Não tenho ao contrário de outros essa característica e desprezo-a Não deixei a ETAP numa situação ruinosa (processo judicial corre) nem ninguém curou a gangrena. Uma Escola faz-se pessoas e não de parcos números. Afeto e humanismos não se treinam, sentem-se. E aliás se eu estou a mentir porque andam todos tão aflitos? Também é mandatário para o assunto em questão? Estão à vista os valores da sua pessoa...

      Eliminar
    7. A cidadã Ana Pedro revelou finalmente todas as suas "qualidades" e ao que vem. É bom que muita gente tenha a oportunidade de ler os seus arrazoados escritos neste blog.

      Eliminar
  9. Todos estes comentários, com posições opostas, mostram que o post foi muito oportuno e equilibrado. Até porque se limitou a questionar uma realidade que – mal ou bem – tinha sido posta em causa.
    Perante os factos deixem de atacar os mensageiros e discutam/esclareçam a realidade. Enterrar a cabeça na areia, silêncio ou vitimização nunca resolveu problema algum.
    E deem a cara quando estão a atacar pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentários com posições opostas?
      Ok, de um lado a equipa do farpas (incluindo a sra. Ana Pedro) e do outro TODAS as outras pessoas que aqui postaram a sua resposta.
      É, aliás, curiosa a proximidade (dir-se-á mesmo intimidade) entre a sra. Ana Pedro e vários elementos da equipa do farpas. E, já agora, que se pedem respostas claras, terá tal proximidade relacionada com a nova função deste blogue, no acérrimo apoio à candidatura de um ex-autarca à CMP?
      Atenta a linha editorial do blogue, esclareçam lá os vossos interesses e as manhas que estão por detrás destas e de outras publicações?
      E é, também, curioso (mas sintomático) que a senhora que lançou o mote para esta publicação intervenha noutras publicações sob um "nickname" e que tenha acesso (como alias escreveu num comentário neste blogue) aos IP´s de outras pessoas que por aqui fazem comentários.
      Meros sinais de uma promiscuidade preocupante.

      Eliminar
  10. Só ontem tive ocasião de ler este post.
    E, correndo, embora, o risco de os comentários que me proponho tecer sobre o mesmo serem já bastante serôdios, atrevia-me, mesmo assim, a fazê-los.
    Permitam-me , entretanto, que, ab initio, faça a minha declaração de interesses: Sou amigo do actual Diretor Geral da ETAP, com quem trabalhei largos anos e que considero das pessoas mais probas, solidárias, corajosas e competentes com que tive o privilégio de me cruzar no decurso da minha já longa vida profissional..
    Dito isto e porque o autor se interroga “Para quando entregar a gestão da escola a quem realmente percebe do assunto? “, deixem-me procurar, com os parcos elementos de que disponho e de uma forma muito sintética, dar a minha contribuição para a preocupação que o assola, utilizando, apenas dois eixos de análise:
    EIXO 1 – CUMPRIMENTO DA MISSÂO DE SERVIÇO PÚBLICO DA ETAP:
    - Nº de alunos: quase que duplicou nos últimos dois anos, sendo o maior número de alunos da escola desde a sua fundação, o que merece ser, ainda, mais relevado, se levarmos em linha de conta a muito baixa taxa demográfica com que o País se debate neste momento e a maior oferta, neste tipo de ensino, por parte das escolas públicas;

    - Taxa de abandono – Das mais baixas em Instituições congéneres (<3%?), que nos casos extremos, neste tipo de Escolas, chega a superar os 20%;
    - Na maioria dos cursos a empregabilidade é praticamente total, sendo no global superior a 90%;

    - A taxa de conclusão dos concursos está em crescendo, ultrapassando já a média nacional;
    - Possibilidade de integração no reputadíssimo programa ERASMUS;
    EIXO 2 – SUSTENTABILIDADE DECONÓMICO-FINANCEIRA DA ETAP
    - Abertura do capital social da Escola ao sector empresarial privado, com tudo o que isto significa de prossecução virtuosa de uma maior “homeostase” com o mercado de trabalho onde os alunos irão ser inseridos no futuro;
    - Total inversão dos maus resultados económicos do passado(*)
    (*)Só por grande “distracção” técnico- contabilística se podem atribuir estes resultados ao aumento do capital social ou ao recebimento de verbas avultadas respeitantes a anos económicos findos, já que só muito marginalmente impactam esta rubrica.

    Que há/houve erros? Não os conheço, mas seguramente que os há/houve. Como , aliás, sempre existem em toda a actividade gestionária.
    Que há ilegalidades? Não as conheço, mas, a existirem que sejam reportadas de uma forma clara e transparente, sem o recurso àabstracção de meras insinuações, as quais, em situações limite, podem, mesmo, chegar a roçar a calúnia.
    Que todos estes resultados são muito fruto da conjuntura? Seguramente que sim. Mas como dizia Séneca “Quem não sabe para onde vai, nunca tem vento favorável!...”.

    Cumprimentos
    Francisco Faro

    ResponderEliminar
  11. Caro engº Faro, é um prazer vê-lo por cá. Ter um ex-chefe como o senhor fará parte dos sonhos de qualquer ex-funcionário de alguma entidade. O post pede apenas clarificação. Mas à boa maneira de Pombal, discutimos mensageiros em vez de mensagens...
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  12. No Farpas é tudo claro, transparente, frontal, assumido.
    A nossa principal agenda é contra os oportunistas e os manhosos, de carne o osso.
    Ignoramos e desprezamos os fantasmas, porque não têm personalidade – são inimputáveis.
    Só respondemos por nós, e cada um por si.

    ResponderEliminar
  13. Quero só entregar os meus cumprimentos ao Engenheiro Faro, de sapiência evidente, oportunidade aguda e lealdade venerável. Saudades de o ouvir, prazer de o ler, a única prenda positiva deste assunto (que tanta pena me dá). Forte abraço.

    ResponderEliminar
  14. Relativamente, a ex diretora tenho uma coisa a dizer: já que você diz que o nosso diretor atual retira o dinheiro dos contribuintes (que é mentira), fica outra dica para a ex diretora "ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão", e com isto concluo dizendo se me recordo "para não ser despedida demitio-se", se quiser comprovar dirija-se a notícia de 28 de novembro de 2013, e sim eu tenho provas para comprovar aquilo que disse.
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  15. Este é um assunto que muito me interessa, desde sempre. Contrariamente ao Adérito, não gostei assim tanto dos comentários que vi. Em geral, limitam-se a denegrir os mensageiros, e nunca a trabalhar sobre a mensagem, como bem disse a Paula. Acresce ainda que, no caso dos alunos, estão repletos de erros ortográficos que não os valorizam a si mesmos nem à instituição. Mas isso é um pormenor, claro.
    Honestamente, é-me irrelevante se a ETAP dá lucro ou não. Concebo que a escola possa ser deficitária, e que tal seja suprido com verbas do município, porque entendo que tal se afigura como um investimento estruturante do concelho.
    Coisa diferente é saber se a escola é bem ou mal gerida. E aí, infelizmente, os dados são poucos. E o pior, são ocultos pela vontade ckara dos vários executivos. Não se compreende que tenham sido criados mecanismos para tornar as contas da escola ou as suas politicas de contratação ou de aquisições obscuras e não escrutináveis. Malabarismos para que a ETAP não parecesse o que sempre foi: uma escola gerida directamente pela CMP.
    A conclusão é evidente: mesmo que os decisores politicos tenham sido sérios, nunca o pareceram. E com isso, desmorona-se a base de transparência de que a escola precisava para crescer e ser um elemento plenamente aceite em Pombal.
    Lamentavelmente, de ambos os lados da barricada, parece que todos continuam a preferir uma escola opaca, gerida "no escurinho dos corredores".

    ResponderEliminar
  16. Gabriel,
    Colocas a polémica num ponto essencial: a opacidade da gestão da escola; ou seja, as falhas no dever de transparência, não desta equipa mas durante toda a da vida da escola; que este caso põe a nu.
    As pessoas parecem desconhecer que gerem uma entidade pública (maioria do capital é publico) que presta um serviço público. Logo, dupla responsabilidade ao nível do dever de transparência.
    O dever de transparência não se resume à exigência legal de prestação de contas nos prazos legais, vai muito para além disso. Pressupõe, pelo menos, uma comunicação eficaz e transparente sobre o serviço prestado, o dever de explicar e justificar as decisões tomadas, e do dever tratar atempadamente as queixas das partes interessadas.
    É inadmissível que uma ex-diretora, com boa ou má-fé (não interessa para o caso), faça, publicamente (em carta aberta), mais de duas dezenas de acusações com alguma gravidade; e, até agora, a direcção da escola mantem-se em silêncio. Pelo meio, aparecem uns pombos-correios (uns anónimos outros conhecidos) a contrapor as acusações ou atacar os mensageiros.
    Sobre o serviço publico que temos, estamos esclarecidos.
    Continuem! Que nós continuaremos, também, a farpear.

    ResponderEliminar
  17. Caro Gabriel e caro Adelino, sabem se a maioria do capital social da Pombalprof é privada ou pública? Sabem quais as regras da prestação de contas? Já pediram informações sobre dados públicos que fossem recusadas?
    Talvez nos reste questionar as atividades letivas. E nesta matéria, também questionastes a atividade letiva das outras escolas do concelho? As que são tuteladas pelo Ministério da Educação?Também tem igual interesse; ou não?

    ResponderEliminar
  18. Caro JGF,
    As outras escolas do concelho – nomeadamente o AEP – também padecem do mesmo mal – opacidade. No AEP até querem vedar o acesso à informação. É uma doença muito nossa, cultural. Mas há quem se tenha batido bastante para inverter a situação.
    Mas que eu saiba não há nenhuma carta aberta (ou outra tipo de queixa) que aponte irregularidades noutras escolas. Se houver, cá estaremos…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Adelino, quando eu escrevia no "Farpas" não necessitava de cartas auto-elogiosas escritas por pessoas que tinham largado as instituições que haviam gerido de forma ruinosa.

      Eliminar
  19. Caro Jose Gomes Fernandes,

    Deixemo-nos de tretas, que eu sei que também gostas das coisas clarinhas:
    Ignoras que sempre foi a CMP, e em particular o seu presidente, quem mandou de facto (e nao me refiro a fachadas formais, mas sim ao mando "real", a voz que fala mais alto) na ETAP?
    Agora com a SA as coisas mudaram um pouco. Espero que mudem ainda mais. Mas o passado é negro, ao nivel de transparência. Nas outras, a entidade A nao teve necessidade de criar a Entidade B e a entidade C, e deixar participaçoes ridiculas a entidades D e E (completamente manipuladas), com o único e perverso objectivo de esconder a titularidade da escola por parte da entidade A. Falemos claro, esta entidade A é a CMP, claro.
    Porque esta escola é diferente, JGF. Nesta, manda o dinheiro (algum, até podia ser mais, na minha opinião) e a VONTADE da Câmara.
    Se queres a minha polémica opinião, as camaras municipais nunca foram entidades transparentes, raramente foram bem geridas, poucas vezes o foram de forma séria. Pela sua natureza, são as entidades mais permeáveis à corrupção, ao compadrio, ao abuso de poder, aos caprichos dos aprendizes de tiranos, às incompetências de jotas que nunca trabalharam na vida. Pombal, infelizmente, não deve fugir a esta triste sina. Comprova-o tácitamente com estes esquemas manhosos e injustificados.
    E não vejo como outras escolas do concelho possam ser escrutinadas, por exemplo, numa AM. Mas esta, a ETAP, podia.
    Mais ainda te digo, meu caro (e sei que serás sensível a este argumento): só pode ter medo da transparência quem não for sério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Folgo em ver que continuas um crédulo quando pedes um legítimo "Deixemo-nos de tretas". Sobre este e outros assuntos, a discussão tem começado por tretas e eu não respondo a sério, só com um sorriso.

      Eliminar
  20. A farpa é (muito) bem colocada. Exige-se, tão só, resposta às alegações de uma carta publicada abertamente na imprensa. Não vejo qualquer ataque nem agenda nesta publicação, que não seja a defesa da escola.
    A Srª. Drª. Mestre visada veio, nos comentários e no conteúdo do documento, esclarecer algo que já há muito se sabia. A falta de classe, competência e vergonha não impedem que se exerçam cargos de alguma importância na comunidade. Os comentários de alunos e ex-alunos denunciam claramente que algo não estava bem. Os números e resultados da escola à altura não mentem e confirmam as suspeições.
    Esta tentativa caluniosa de se agarrar ao poder é apenas uma amostra do que nos espera nos próximos meses. Que se esclareça e se aja em conformidade, se for caso disso.
    Da gestão atual, partilho totalmente da visão sábia e esclarecida do Engº Faro.

    Cumprimentos,
    Pedro Moreira

    ResponderEliminar
  21. Segui com toda a atenção os comentários deste Post, por uma razão muito simples: sou de Pombal, este escola é dos pombalenses e esta escola diz-me muito porque a acompanheis desde a sua génese. Saliento aqui os comentários de ex-alunos. são reveladores do quanto a escola fez por eles e é bonito ver a juventude dar o seu contributo para a sempre sua escola. Foi triste ler comentários de alunos, sempre credíveis que afirmarão não o ter saudades da Dra. Ana Pedro . Alguns mensageiros foram criticados, é a democracia e cada um têm a sua opinião. Entendo ainda que o comentário do Sr. Engº Francisco Faro, sempre credível, faz um ponto da situação e clarifica muito bem a situação da ETAP desfazendo algumas dívidas e insulações lançadas no post relativas à nova gestão da ETAP. Pelo escreveu esta direcção sabe o que quer e para onde vai. Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Obrigado por tudo o que disse não podia estar mais de acordo consigo.Mas nos é que somos os cegos, aliás manipulados pelas entidades porque em pleno século XXI não temos direito a ter opinião própria nem personalidade para tecer qualquer tipo de comentário. Só quem passa pela ETAP e que sabe como as coisas são e se tentamos dizer algo a respeito de outrem já somos " espírito santo de orelha" vejam só a classe. O que vale é que os ventos do karma sopram com força e tudo se paga nesta vida, mas parece que não soprou que chegue em 2013....
      com os melhores cumprimentos
      Renato Monteiro ( aluno da ETAP com muito orgulho )

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.