9 de maio de 2017

Pedimos desculpa por esta interrupção


Se as eleições fossem no Facebook, não valia a pena a freguesia de Pombal ir a votos. O Pedro Pimpão já estava eleito desde ontem à noite, com  mais de 700 likes. Acredito que, mesmo não sendo virtual, a eleição está-lhe no papo. Conheço o Pedro desde pequeno, acompanhei-lhe o percurso entre a política e o futebol, e nos últimos anos delicio-me com o produto de marketing social em que se tornou. Não fosse tê-lo visto na Assembleia de Freguesia (ao tempo em que eu acreditei que isso servia para mudar alguma coisa), e ia jurar que o mundo é perfeito, Pombal é azul e rosa, sarapintado de florzinhas em cada colectividade de periferia. Não é, mas ele acredita nisso. E isso é bom. Faz-me crer que a minha filha ainda vai ter uma escola com um recreio a sério, que vá para além do pátio de cimento e duas balizas, qual "reformatório do século XIX", como dizia noutros tempos o director do Agrupamento de Escolas de Pombal. Que a partir de Outubro a política da Junta de Pombal para com os mais novos irá para além de um festival da canção;  que nessa senda de terem "uma atenção muito especial" - como fica claro na carta de intenções da candidatura - a Junta se preocupe com os parques infantis, com a qualidade dos equipamentos; que as AEC's sejam mesmo de enriquecimento e não de encher um plano de horas (há exemplos no país muito interessantes, mas disso ele saberá, ao cabo destes anos como deputado da nação). Depois há os mais velhos - como o meu filho, que se fez homem sem ter visto a luz do parque verde - que precisam tanto de ser envolvidos na comunidade. E há os idosos, tantos, tão sozinhos, da Cumieira ao Alto dos Crespos, da Ranha ao Travasso - que se houve coisa que eu descobri nas últimas eleições foi o atraso em que se vive a 1 km da cidade, por exemplo.
Pedro, é sugestões que queres? Anota estas. Como as eleições estão decididas, não sei se vale a pena fazê-las chegar ao Aníbal Cardona, à Sílvia João ou ao Eduardo Carrasqueira, que arriscam contigo uma luta de David e Golias. Mas há uma coisa que sei: posso dedicar-me à futurologia. Aqui no Farpas previ esta candidatura em Fevereiro passado. Não nos enganemos: Diogo não o quer com ele, e esta é a única forma que Pedro Pimpão tem de continuar a ser deputado em Lisboa, enquanto prepara o futuro em Pombal.

8 comentários:

  1. Paula Sofia...Acho mesmo que foi o Pedro que se recusou a ir em 2º lugar na lista para a Camara Municipal. Pedro Pimpão ( Pimpas para os amigos) só tem a ganhar em não se queimar nesta luta...Vai a votos com lista própria, escolhida por ele, com pessoas da sua inteira confiança e se ganhar com margem folgada, teremos futuro candidato á CMP pelo PSD, pois Diogo Mateus está já em 2017 em fim de ciclo politico, pois mesmo que consiga ter mais votos não vai conseguir governar com maioria...e assim sendo não lhe vaticino um futuro muito prospero na politica local. Uma época de estágio fora da politica Pombalense só lhe iria fazer bem.

    ResponderEliminar
  2. O Pedro é um fenómeno de popularidade em Pombal (e eventualmente noutros sítios por onde passa). Fê-lo sem ter um lugar executivo.
    O que é curioso é que a Junta de Pombal é um daqueles cargos que não queima as pessoas estimadas que pouco fazem (vide o caso do elenco pós-Diogo). Não há risco nesta decisão (até a avaliar pelos inúmeros parabéns que lhe vão dando).
    Assim, juntar-se-á ao currículo o primeiro cargo executivo do Pedro, que mal ou bem apregoará que fez esse caminho e que será "notável, porque até deixa a Junta com superavit de não-sei-quanto mil euros".

    No entanto, pode haver um presente envenenado nisto tudo: o ter que mostrar a sua opinião sobre as coisas.
    Ao Pedro, pouco lhe ouvi opiniões próprias sobre a maioria do que Pombal e o país viveram de decisivo nos últimos 15 anos. Vai ser curioso perceber a reacção das pessoas quando ouvirem o Pedro a falar sem guião de ninguém, para além do que ele próprio escreverá.
    Será um guião pequeno, inicialmente. Daqui a 20 anos será um maior, pelo que se prevê.

    Desejo boa sorte. Conheceremos muito melhor o Pedro no final deste caminho todo. Acredito que ele também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certeiro, João. Excelente análise. Estás só a esquecer-te de que já teve um cargo executivo: foi vereador num dos mandatos de Narciso Mota, antes de ser deputado.

      Eliminar
  3. Subscrevo o texto acima na sua generalidade. Discordo da afirmação " Diogo Mateus não o quer com ele na lista para a CMP"
    Razões:
    1º O Dr. Pedro Pimpão é o presidente da comissão política local
    2º Soube ainda que, dentro do partido, existiram solicitações dentro do partido para que ele integrasse a lista para a CMP.
    3º Ele entendeu que a lista para a CMP era muito boa, logo, seria muito mais útil na Junta de Freguesia.
    Há informações relevantes e privilegiadas que não posso difundir, a Paula Sofia compreende.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente, José Do Trasso. Aguardemos por essa lista bombástica, a ombrear com a actual.

      Eliminar
  4. Caríssima Paula Sofia não me interprete mal, eu nada sei sobre a lista para a CMP, apenas conheço as palavras do Dr. Pedro Pimpão quando foi pressionado para fazer parte da lista, só porque sou amicíssimo dele, ainda, quanto melhores forem as listas para a CMP, melhor para nós e criam-nos um problema na escolha. Com a candidatura do Sr. Narciso Mota à CMP,politicamente, Pombal nunca mais será o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. José do Trasso todos os pombalenses sabem que Pombal não vai ser o mesmo vai ser melhor, é claro ...

      Eliminar
  5. José do Trasso...Politicamente será uma luta dura entre o PSD e a JSD...No final veremos quem vai sobreviver. O nosso amigo Pedro fez muito bem afastar-se dessa "guerra" e ir com uma lista própria com pessoas da sua máxima confiança pessoal lançando as bases para uma futura equipe que poderá Candidatar-se á C.M.P. nas próximas eleições...que poderão ser mais próximas do que se possa imaginar. Se a JSD ganhar sem maioria e não conseguir consensos...Como será ? Pois tanto o PS como o PH conseguirão soluções governativas, já não se pode dizer o mesmo por parte da JSD. Eles já quebraram todas as pontes possíveis. Estão sozinhos, ou alcançam a maioria ou vão parar a uma CURA de oposição. Recebi no meu mail um estudo de tendências de voto que não indicam nada de bom para eles.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.